O poder da cabeça de plumas e pés de havaianas

 

 

Fotografias por Todd Southgate e Kamikia Kisêdjê

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No limite entre a Terra Indígena Xingu e a TI Capoto/Jarina, o homem velho do beiço grande convoca, pronuncia-se. Cacique Raoni, de longa data assina a conta conjunta das vozes indígenas. Lembro-me dele desde quando nasci, há mais de meio século. Muitos homens passaram em tantas manchetes, mas Raoni sempre esteve e permanece, sóbrio, incólume.

Ser índio, seu devir.

por Kamikia Kisêdjê©

É fato que a luz das margens dos rios dá lindas imagens, mas índio não é só margem, seu íntimo, tão firme, mostra-se no olho no olho, tão preciso. Canto de pássaro noturno, peixe que pega-se na flecha, festas que duram meses, segredos de outras modernagens.

Quando conheci os povos indígenas, algo me alertou, as rotinas das celebrações, resguardos, conexões  diversas, os cantadores e dançarinos.

Meus conhecidos, amigos originários de onde pisam meus pés, me mostram tanto arcos como diplomas, tanto tangas como celulares, sinais do admirável mundo novo, não se engane, é interplanetário o poder dos povos, o qual se infiltrou, há séculos, em nosso sangue.

Constituinte é palavra grande. Elabora, define, movimenta, conduz.

Palavras são assim.

 

Convocar é verbo, fundo, reúne, expõe.

Nomear é atitude incerta, duvidosa, implica em glória ou indecências.

Direito, cultura, meio-ambiente, palavras ontológicas.

 

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. O bozo deveria ficar, junto com sua equipe de esquizofrênicos, uns 2 anos vivendo no meio da mata, entre os índios, para entender o que está em jogo na Amazônia. Mas, como são machos só via internet, pediriam para sair já na primeira semana.

POSTS RELACIONADOS

Funai fragiliza proteção aos povos indígenas

A Indigenistas Associados (INA), associação de servidoras e servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), divulgou nessa segunda-feira (8), Nota Técnica na qual analisa a Resolução nº. 04 da Diretoria Colegiada da autarquia. Na avaliação da INA, a Resolução nº. 04 possui um caráter eminentemente político e se afasta da missão e da prática institucionais do órgão indigenista. A Resolução tem por objetivo, segundo a associação, não a melhoria de serviços ou diminuição de custos, mas sim a diminuição dos direitos indígenas junto ao Estado Brasileiro