O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) decretou sigilo de 50 anos sobre dados de boletins de ocorrência registrados pela polícia de São Paulo.E daí?

Essa notícia do sigilo de 50 anos sobre os boletins de ocorrência é gravíssima!

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, por intermédio de seus dois braços (civil e militar) terá o o monopólio total das informações sobre a violência.

Está claro que os programas policialescos (os Marcelos Rezendes, os Datenas et caterva) continuarão recebendo os vazamentos das notícias que interessam à tropa e aos agentes.

Quem, entretanto, quiser desafinar o coro dos linchadores, terá grande dificuldade de ação.

Em muitas chacinas, a ação de milícias e de grupos de extermínio só pôde ser investigada porque repórteres dedicados foram ouvir o lado da família das vítimas. E esse tipo de informação (nome, endereço) consta do B.O., que era um documento público.

Era.

Agora, isso não será mais possível.

Só Alckmin e sua polícia vão saber onde se encontram os aterrorizados e traumatizados parentes das vítimas.

É um escândalo!

O caráter público do B.O. é uma garantia de defesa contra uma polícia que tem fé pública, mas frequentemente usa suas armas e a capacidade de intimidação para “fabricar” suas verdades, montar cenas de crimes etc.

Sem saber onde moram as vítimas, sem informações sobre o endereço da ocorrência, sobre o batalhão da PM envolvido, dificulta-se sobremaneira a denúncia dos abusos policiais, das ações de caráter racista e de discriminação social cometidas por agentes públicos aos quais caberia proteger a população.

Fora o fato de que todas as estatísticas de criminologia vão ficar à mercê do que a polícia centralizadamente queira divulgar.

Contra o sigilo. Transparência!

Para acabar com os maus policiais e a corrupção na corporação, a luz do sol é o melhor desinfetante!

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Fui vitima de assalto…policia pegou os caras…no fórum fiquei sabendo que o advogado dos bandidos pode ter acessos a todos os meus dados….vcs acham que tá certo?

  2. Certamente não é a atitude de um HOMEM PÚBLICO, mas sim a de um pigmeu, um homem pequeno, demonstrando o quanto teme o julgamento que lhe está reservado!!!

  3. Se o BO fosse meu não gostaria que meus dados pessoais ficassem expostos tanto para a imprensa quanto para advogados ou quem quer que seja. Se eu achasse que precisasse ser divulgado, eu procuraria a imprensa. O problema é que a imprensa nem sequer ouve um cidadão comum. É muito mais fácil pegar os dados na delegacia.

POSTS RELACIONADOS