O Brasil vota contra resolução que garante aos palestinos acesso à saúde

Benjamin Netanyahu e Jair Bolsonaro em Israel: contra o povo da Palestina
Benjamin Netanyahu e Jair Bolsonaro em Israel: contra o povo da Palestina

Por Sarah Nafe / Sanaud – Juventude Palestina

Anualmente no mês de maio, acontece em Genebra (Suíça) a Assembleia Mundial da Saúde (OMS), e na ultima semana o Brasil votou contra uma resolução que defende medidas para garantir que os palestinos que vivem sob ocupação Israelense tenham acesso aos serviços de saúde. Embora tenha sido aprovado por 96 votos a 11, essa é mais uma decisão questionável do governo Bolsonaro. O reposicionamento do Brasil a favor de Israel vai contra os termos de convenções apoiadas anteriormente.

 

Nessa mesma assembleia, o ministro da Saúde do Brasil declarou, que “o Brasil está preparado para junto aos Estados Unidos da América e a União Europeia liderarem uma grande campanha mundial a favor da vacina. Porém, a representação brasileira votou contra a Resolução que visa garantir, entre outros itens básicos, o acesso da população palestina à vacinação universal.

 

De acordo com a OMS, 4,98 milhões de palestinos vivem sob a ocupação israelense e boa parte dela em condições insalubres de moradia, alimentação, saúde e segurança. A exposição à violência decorrente da ocupação militar está entre as principais causas de morte, só em 2018 cerca de 30.000 palestinos foram feridos em conflito, sendo 24% crianças. Esses episódios têm como consequência, altos números de doenças mentais; Cerca de 20% dos jovens com idade média de 15 anos já planejaram ou tentaram o suicídio. E 10% da população sofre de doenças mentais moderadas a graves.

 

Com base num relatório preparado pela própria OMS, há bloqueio israelense sobre a importação de vacinas e equipamentos médicos pelos palestinos; não há instalações de radioterapia ou medicina nuclear na maior parte do território ocupado e apenas 61% dos palestinos que pedem para cruzar as fronteiras por motivo de saúde conseguem liberação, e desses, a maioria sem acompanhante. A própria Suprema Corte israelense considera as decisões do governo de limitar o acesso dos palestinos aos serviços de saúde “não efetivas e ilegais”.

 

Por todos estes motivos graves, reprovamos a nova postura do governo brasileiro e pedimos que reveja sua posição, retornando-a à anterior, de respeito ao Direito Internacional. A nação brasileira não pode compactuar com o extermínio do Povo Palestino. Eles têm o Direito à Vida como todos nós!

#Palestinalivre

 

Nota pública da federação Palestina: http://www.fepal.org.br/o-brasil-nao-pode-tomar-parte-do-exterminio-do-povo-palestino-nota-publica/

Veja outras matérias do grupo Sanaúd:

Governo de Israel censura Madonna por exibir bandeira palestina em show do Eurovision

SANAÚD – JUVENTUDE PALESTINA PEDE QUE MILTON NASCIMENTO BOICOTE ISRAEL

Página do oficial de Sanaúd – Juventude Palestina

aqui: https://www.facebook.com/juventudesanaud/

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Obrigada por compartilhar a nota da FEPAL!
    Este é o Novo Brasil, o País com o maior Sistema Público de Saúde, o SUS, com seus princípios de universalidade, equidade…
    O Brasil, conhecido por ser acolhedor, pela convivência na diversidade….
    O País que sonhava no fortalecimento das Políticas Públicas, hoje começa a colaborar com o extermínio do Povo Palestino!

  2. O povo palestino é ser humano criado por Deus. Merece direitos iguais.?

  3. Governo que age de forma Covarde.
    #Palestina para os Palestinos.

  4. O povo palestino merece respeito e cuidados.

POSTS RELACIONADOS

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

O silêncio dos nada inocentes e a coragem de Lula

Em coletiva de imprensa na África, o presidente brasileiro disse o que muitos governantes têm medo de dizer: que o Estado de Israel comete, com cumplicidade da mídia e dos líderes ocidentais, um genocídio comparável ao dos nazistas