O Brasil e o mundo em 30′: A China e a Nova Rota da Seda impactam as relações internacionais

Entenda o que é a Nova Rota da Seda, um dos acontecimentos econômicos e geopolíticos mais importantes do século XXI, impulsionada pela China
Nova Rota da Seda: uma outra forma de comércio internacional
Nova Rota da Seda: uma outra forma de comércio internacional

No 5º episódio do Programa “O Brasil e o Mundo em 30 minutos” os professores Daniel Höfling, Lício Raimundo e Márcio Sampaio de Castro discutem os impactos da Nova Rota da Seda. Um dos acontecimentos econômicos e geopolíticos mais importantes do século XXI, a Nova Rota da Seda está impactando profundamente as relações comerciais, financeiras e políticas globais, promovendo progressivamente a internacionalização do renmimbi (moeda chinesa) e ampliando sobremaneira a influência política chinesa mundo afora. Diferentemente das outras potências mundiais, a estratégia expansiva chinesa é mais atrativa para os países receptores de investimentos porque confere vantagens econômicas concretas aos parceiros envolvidos. A Argentina acaba de assinar um acordo vultoso com a potência em ascensão; o Brasil, infelizmente, está fora do circuito.

ASSISTA AGORA!

Veja outros episódios de O Brasil e o Mundo em 30 minutos: AQUIAQUI e AQUI e AQUI

COMENTÁRIOS

Uma resposta

POSTS RELACIONADOS

Banho de sangue na Venezuela?

Mídia hegemônica no Brasil distorce falas de Maduro atiçando radicais e acirrando conflitos que podem, esses sim, levar a golpe e guerra civil

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.