Nota de pesar da FUP, pelo falecimento de Jacó Bittar

Da Federação Única dos Petroleiros (FUP)

A FUP está de luto

Com profundo pesar, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) recebeu a notícia de falecimento do querido e bravo companheiro Jacó Bittar, ardoroso defensor do movimento sindical como base e meio de justiça social e democracia. Jacó Bittar foi uma grande liderança, um orgulho para a classe trabalhadora deste país. Teve papel fundamental na construção do Comando Nacional dos Petroleiros, o embrião e a espinha dorsal do surgimento da FUP.

Um homem de grandes lutas, sempre firme em defesa das causas justas e essenciais. Foi um dos fundadores do Sindipetro-SP, do Partido dos Trabalhadores (PT), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ex-prefeito de Campinas (SP).

Concursado da Petrobrás, na década de 1960, tornou-se operador na Fábrica de Fertilizantes, em Cubatão (SP). Foi o primeiro presidente do sindicato de petroleiros de Paulínia, com sede em Campinas, onde enfrentou duras batalhas em defesa de direitos da categoria, em pleno período de chumbo, da ditadura militar.

Embalado pelo ideal de um Brasil mais justo e igualitário, Jacó Bittar, com outros militantes, foi peça essencial para o surgimento de um novo sindicalismo, que conquistou autonomia, retomou o movimento sindical das mãos dos pelegos e fez eclodir importantes greves e movimentos da categoria.

Sua militância, tanto no movimento sindical como na política, no PT e no PSB, foi fundamental para o processo de redemocratização do país. Lembrando que a greve geral de 1983, ainda na ditadura civil-militar, que abriu caminhos para a também histórica greve de 1985, teve Jacó Bittar como uma das grandes lideranças nas paralisações que ocorreram na Replan (Refinaria de Paulínia/SP) e na Rlam (Refinaria Landulpho Alves/BA).

Infelizmente, é uma grande perda para o movimento sindical, para a esquerda brasileira. Um companheiro que se vai, mas deixa um legado maravilhoso para toda a classe trabalhadora brasileira e mundial.

O exemplo, os ensinamentos do mestre Jacó Bittar permanecerão para sempre, motivando novas lutas e conquistas.

Descanse em paz, companheiro.

Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP)

______________________________

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também divulgou nota de pesar pelo falecimento do amigo Jacó Bittar, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (26). Veja a íntegra:

“Jacó Bittar foi sindicalista, fundador do PT, prefeito de Campinas e um dos grandes amigos que tive na minha vida. Bittar fez parte da mesma geração que renovou o sindicalismo brasileiro durante a ditadura militar, com muita coragem, enfrentando dura repressão.

Criou o Partido dos Trabalhadores e a CUT.

Foram anos e anos de luta juntos por um país melhor e mais justo, e de uma convivência querida e carinhosa, uma grande amizade entre nossas famílias e filhos.

Jacó deu uma contribuição imensa para os petroleiros, a classe trabalhadora, Campinas e o Brasil.

Nos vimos pela última vez em maio desse ano. Emocionei-me em ver meu amigo sem saber que seria pela última vez.

Nesse momento de tristeza e saudade, meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de Jacó Bittar.”

Luiz Inácio Lula da Silva

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS