“A Nossa Bandeira Jamais será Vermelha” é o filme da desgraça brasileira. E a culpa é da Globo!

Documentário do jornalista Pablo Guelli culpa a grande mídia e, em especial, a Globo, pela vitória do fascismo e pela derrocada do projeto popular. Foi tudo feito com mentiras, fraudes e manipulação sem limites
"A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha" e os fios do marionete, no cartaz do filme - Divulgação
"A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha" e os fios do marionete, no cartaz do filme - Divulgação

O documentário “A nossa bandeira jamais será vermelha”, dirigido pelo jornalista Pablo Guelli, é mensagem na garrafa lançada no mar de desesperança em que se transformou o Brasil. Só daqui a anos, quando o País recuperar a capacidade de se indignar, será possível entender, em toda sua extensão, a gravidade das denúncias contidas no filme.

Fraudes, empulhação, mentiras. O trabalho sujo da grande mídia brasileira. É essa a matéria-prima de que é feito o filme – todo ele dedicado a tentar explicar como chegamos a essa nauseante indiferença em relação à barbárie representada por Jair Bolsonaro (e daí essas 156 mil mortes por covid-19?); por fundamentalistas religiosos que preferem a morte de uma menininha estuprada a salvá-la de uma gravidez que não cabia nela; por incendiários do cerrado, da floresta Amazônica e do Pantanal, aos quais o sofrimento da natureza é apenas cena de videogame; e por fascistas em geral, que agora (Graças a Deus! Amém, Jesus!) podem comprar fuzis do Exército, cuja venda acaba de ser facilitada pelo governo federal.

Não adianta a Rede Globo, a Folha, a Veja fingirem ser oposição a tudo o que aí está. Eles são parte do monstro bolsonarista. Foram elas, e a desmoralização que provocaram com seu turbilhão de mentiras, despejado 24 horas por dia, todos os dias, ao longo de 16 anos, que criaram a desconfiança na Democracia, na Política, na Imprensa, na Justiça, no País, nos Brasileiros. Só podia dar no que deu.

Tornamo-nos um caso clínico de doença social, de fobia às diferenças, de maníaca disposição para o ridículo, de negação da realidade e da consequente denúncia dessa conspiração internacional chamada… Ciência.

“A nossa bandeira jamais será vermelha” é como uma sala do Instituto Médico Legal. Está lá, esticado na mesa de autópsia, o corpo do Brasil alegre e inzoneiro, do Brasil lindo e trigueiro, do Brasil, samba que dá, bamboleio que faz gingar, da terra de Nosso Senhor – e de Lula também.

O filme convocou uma junta de médicos legistas encarregados de investigar a causa-mortis daquele Brasil. Dos depoimentos consternados de Glenn Greenwald, Noam Chomsky, Luís Nassif, Xico Sá, Jessé Souza, Ricardo Melo, Ana Magalhães, Igor Fuser, Tales Ab’Saber e Rodrigo Vianna, emerge uma só conclusão. Foi a Rede Globo que matou o Brasil generoso que era o ideal de País saído da Constituinte de 1988. Foi a Rede Globo e seus comparsas menores, representados pela Editora Abril, pela Folha de S.Paulo, pela TV Record etc.

“Eu nunca vi um país com uma mídia dominante tão fraudulenta quanto a mídia brasileira”, resumiu Glenn Greenwald, do alto de seu prêmio Pulitzer, a suprema glória da imprensa ocidental.

Greenwald foi o jornalista responsável pelo desnudamento da Operação Lava Jato e do juiz Sérgio Moro, em reportagens publicadas pelo “The Intercept Brasil”, e o cara que tornou pública a imensa operação de espionagem global da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). Ele mostrou que o Grande Irmão existe e a privacidade, não. Que ninguém está a salvo dos olhos do Império.

Todos os depoimentos colhidos no filme tratam do caráter fraudulento da cobertura jornalística da grande imprensa brasileira, interessada antes de mais nada em assassinar as reputações dos integrantes do Partido dos Trabalhadores – e de Lula, em particular. E, depois, em criminalizar, processar, prender e, por fim, fazer desaparecer o maior partido de esquerda do Ocidente. E tudo bem que isso ocorresse ao arrepio da lei, em conchavos com o juiz Sérgio Moro e com os golden boys treinados por agentes americanos especializados na desestabilização de governos democraticamente eleitos.

A Globo hoje resmunga que está sendo atacada por Bolsonaro. Tadinha! Isso acontece porque ela mesma cavou a imensa cratera em que sua reputação de “mídia profissional e isenta” foi enterrada. Cavou com manipulações, com desfaçatez, com âncoras fazendo caras e bocas de indignação, a cada vez que pronunciavam as palavras PT, Lula ou Dilma. Cavou quando orquestrou uma manipulação em massa que destruiu a confiança da população na imprensa tradicional e jogou o país em direção ao fascismo.

Bolsonaro, que de bobo não tem nada, não perderia a oportunidade de solapar o incontrastável poder que a Globo tem sobre o Brasil (por que se manteria sob o tacão, podendo livrar-se dele?). E o presidente fascista também engrossou o coro brizolista: “O Povo Não é Bobo. Abaixo a Rede Globo!”

Não deixa de ser irônico: Bolsonaro, o maior beneficiário de todas empulhações, fraudes, falsificações, ardis, desonestidades e tapeações cometidos pela grande imprensa brasileira, agora se transforma no maior algoz do algoz do PT, de Lula e de Dilma.

E o resultado está aí: A Globo demitindo suas maiores estrelas do noticiário e da teledramaturgia, pra fazer caixa! O agravamento da crise eterna do SBT, a circulação decrescente dos grandes jornais e revistas. A falência da Editora Abril. Sobram a TV Record e o lumpesinato em forma de televisão, que é a RedeTV ou a Bandeirantes.

O jornalista Pablo Guelli, diretor de "A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha" - Foto Divulgação
O jornalista Pablo Guelli, diretor de “A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha” – Foto Divulgação

Foi o jornalista Pablo Guelli quem me chamou a atenção para o nome do documentário que o inspirou a realizar o filme que acaba de apresentar. Era um filme produzido pela britânica BBC, chamado “Muito Além do Cidadão Kane”, de Simon Hartog, exibido em 1993 pelo Channel 4, emissora pública do Reino Unido. O documentário mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil, focalizando a figura de Roberto Marinho e comparando-o a Charles Foster Kane, personagem criado em 1941 por Orson Welles para o filme “Cidadão Kane”, drama baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos.

O nome escolhido para o documentário sobre Roberto Marinho foi “Muito Além do Cidadão Kane”. A chave está no “Muito Além…”, ressaltando que o poder de manipulação e controle de Marinho sempre foi muito maior do que o do próprio Cidadão Kane. E foi, já que Hearst viveu em um país com milhares de jornais, revistas, TVs e rádios, competindo entre si, enquanto Marinho tornou-se o maioral entre apenas seis outros chefões da mídia brasileira – um caso espetacular de hiper-concentração da propriedade de meios de comunicação.

Mas talvez os herdeiros de Roberto Marinho tenham exagerado na fórmula, tornando-a antieconômica, algo que nunca ocorreu com Hearst. Os jornais de Hearst eram sensacionalistas? Eram. Mentiam? Mentiam. Manipulavam? Sim. Mas todo o espetáculo que propiciavam tinha como objetivo aumentar as tiragens, a receita publicitária e, ao final, a margem de lucro do negócio.

No Brasil, a espetacularização do linchamento da esquerda e do PT, de Lula e de Dilma, se foi eficiente para arrancar do poder o partido vencedor em quatro eleições consecutivas, ao mesmo tempo rasgou as relações de confiança que precisam existir entre mídia e consumidor. E isso foi feito a um ponto em que o negócio, tendo-se tornado deficitário, está em xeque.
Ou seja, a continuidade até o limite da exaustão do espetáculo farsesco destruiu boa parte da credibilidade da grande mídia. E a culpa é dela mesma.

Do filme de Pablo Guelli só sobra a mídia independente, multifacetada, carente de equipamentos, pobre. São os pequenos veículos-quixotes, que sobreviveram à indiferença do PT para com a centralidade das narrativas na definição do projeto coletivo de País. Sobram blogs e sites de esquerda, que sobrevivem hoje às redes de ódio mantidas pelo fascismo bolsonarista. Sobra a vontade desesperada de deixar para o futuro uma explicação generosa com o povo brasileiro, que não acabe depositando mais uma vez sobre os ombros desses milhões de homens e mulheres pobres, oprimidos e manipulados, a responsabilidade por sua própria desgraça. Não, não é culpa do povo. É dos mentirosos compulsivos e poderosos, em primeiro lugar a TV Globo. Por isso, mais uma vez: “O Povo Não é Bobo! Abaixo a Rede Globo!”

Serviço: O filme “A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha” estreou no dia 22 de outubro, nas plataformas NOW, iTunes, Vivo, Microsoft e Looke.

Avaliação: Imprescindível

Veja aqui a entrevista exclusiva feita com o diretor do filme “A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha”. Pablo Guelli:

COMENTÁRIOS

21 respostas

  1. Esta dor eu sinto….mas tenho energia p continuar a luta incansavelmente em pequenas doses…. alegria de ver q não é só eu!

    1. Estamos juntos Lucia.
      Avante!

    2. É difícil, mas precisamos de muita energia e coragem para continuar lutando contra o poder economico. Árdua luta de uma formiga contra um elefante. Mas seguimos na batalha.

  2. Finalmente começaram a mostrar a origem da desgraça, eu “assinava” a veja, como era triste ler aquilo, as capas do PT mal enquadradas, Aécio sorridente com a faixa no peito, aí veio uma sequência em que comparavam o governo com um polvo gigante que aniquilação o país, a Dilma escorregando no tomate, nas amarelas era obrigatório falar mal do PT ” o Lula fala errado…” No meu ver, reportagens tendenciosas, os colunistas, nossa senhora me acuda, que era aquilo, Mainardi, Guzzo, Lya Luft, dias atrás li na zh um texto em que ela se diz arrependida em ter votado no bolsonaro justificando pelo desencanto no PT, cancelei a assinatura nunca mais li a veja, a esquerda sabia que a Globo nunca morreu de amores por lutas sócias, de classe, mas somente o BRIZOLA verbalizou, agora é juntar os cacos, acho que estão batendo cabeça, é hora de salvar o partido, porque temos um ingrediente novo, o fundamentalismo religioso, enfim desgraça pouca é bobagem, à luta.

    1. Eu deixei de ser assinante dessa mídia suja há muito tempo. Assisti e passei o filme , nos anos 90, para meus alunos, apesar de ser proibido. Fui a todas as manifestações contra o golpe, na do Ele não, mas hoje com 73 anos as minhas pernas não conseguem mais aguentar, mas nada é eterno e vamos ter fé que isso irá ter um fim. Espero estar viva para assistir.

  3. Eu nunca pensei em chorar na entrevista sobre o filme! Parabéns, Pablo Guelli!

  4. Apesar de toda essa desgraça que assola o país, ainda tenho um fio de esperança. Acredito que ainda podemos nos recuperar embora, para a recuperação do estrago feito, ainda vamos levar muitos , muitos anos.

  5. Adoro vcs! Parabéns pelo incansável trabalho, coragem e integridade. Parabéns ao diretor pelo filme e desejo que possamos sair desta, um dia, menos destruídos!

  6. Parabéns pela coragem ! Quero assistir… necessário! Mesmo apesar de acompanhar os fatos, com misto de asco e tristeza é preciso que se discuta a influência direta da mídia na vida dos brasileiros. Olha onde viemos parar, país onde surgiram fascistas, dementes levianos, esquizofrênicos e evangélicos psicopatas em todas as áreas. Terra arrasada!

  7. Esse cara é demais! Plano, nosso coração é vermelho!
    Parabéns!

  8. Fundamentalistas religiosos já estavam emergindo em muito vôos e concentração de rádio e TV. Infelizmente o PT não se preocupou em investir em mídias alternativas. Globo e Cia sempre foram inimigas do povo brasileiro e nunca esconderam esse fardo. BOLSONARO mostra que fazer contra a Globo, monopólio do futebol. PT nesses anos produziu a própria derrota ao fugir
    das bases. Museu Nacional foi uma das vítimas da falta de preocupação da história soberana do Brasil negligenciada TB na esquerda.

  9. Foi tudo engenharia política de canalhas e canalhas….

  10. Poderia deixar o doc disponível online, se querem tanta visibilidade assim pra luta de vcs. Agora, se querem arrecadar dinheiro, então é apenas uma empreitada capitalista, não é luta social.

  11. Acabou a mortadela, só há 2 tipos de esquerdistas, os bandidos ou manipulados, não há outra opção. Narrativas, memtiras e negação da realidade são as ferramentas favoritas, acuse os do que você faz…

  12. Acho que esse comentário sobre o filme foi a coisa mais sindromica que eu já vi na vida!

  13. Inacreditável como o esquerdopatia deturpa tudo. A começar pelo título, que leva a crer que é um filme honesto….só que não.

  14. Muito inteligente, colocar toda culpa na mídia tradicional e isentando a culpa da esquerda. A principal pergunta ainda está no ar. Qual governo de esquerda deu certo até hoje? É balela nojenta falar da globo, pois desde o primeiro bbb ela já mostrava que tipo de emissora seria. O que a matéria fala é que a esquerda deveria ter dominado as redes sociais, controlando tudo e não deixando a verdade aparecer. Se hoje existe extremistas religiosos, a culpa é da própria esquerda que resolveu banalizar e desrespeitar as religiões. O direito e o respeito tem que ser para todos e vocês mexeram com quem tava quieto e forçaram a essas pessoas que até então estavam vivendo de forma pacata com as diferenças e como fizeram isso? Permitiram que seus valores fossem ridicularizados a ponto de quererem impor suas visões e modo de vida. Engraçado é vocês acharem que estão fazendo algo de útil, mas não passam de massa de manobra para os verdadeiros poderosos do país e de mundo que também querem aplaudem a derrubada das organizações globo. Ou os dois lados do povo, que é o que verdadeiramente se unem para o bem de todos ou sempre existirá massa de manobra fazendo as vontades de quem tá pouco se lixando para população. Esse comentário ficará como anônimo, pois não foi escrito para ofender ou gerar polêmica e ficará apenas para reflexão. Deus abençoe a todos que queiram ser abençoados por ele.

  15. Assim como o tema desse documentário ele mesmo é mto tendencioso! Vitimando PT, condenando lava jato, etc.
    Como o próprio documentário disse todo jornalista direciona sua matéria, e esse não foi diferente!!
    Triste realidade onde interesse individual ou de um grupo se sobrepõe ao coletivo!
    Esperança cada dia menor!

  16. Assisti ao filme e agora tenho mais certeza da minha posição política. Bolsonaro 2022.

  17. no documentário, boa parte das entrevistas estavam em inglês e não teve legenda. como eu e muitos brasileiros não entendem inglês, e como não tem legenda deste documentário em lugar nenhum da internet, estas partes do documentário posso dizer que foram perda de tempo fazer, pelo menos se for para ser visto por brasileiros.

POSTS RELACIONADOS

A mídia e a sua nova Lava Jato

A mídia brasileira tenta obrigar o governo a manter a Petrobras como ‘vaca leiteira’ dos oligarcas nacionais e internacionais