Nós, olhamos você

 

por Adelino Mendez

José Mederiros
por José Medeiros© – 1957

Os A’wen (gente). Xavante. Nome que bastava para esmorecer a coragem dos homens mais valentes que ousavam compor as filas nas expedições de contato do SPI.
Reconhecidamente o povo mais hostil a presença dos agentes do Estado até meados do século XX.

Senhores absolutos dos vales e cerrados ao longo da margem esquerda do rio das Mortes, Mato Grosso. Combateram com veemência todas as tentativas de aproximação por parte dos não-indígenas.

Toda a noite é indígena – por Helio Carlos Mello

Aceitaram ao chamado da diplomacia e da persuasão de Francisco Meirelles, o ano era 1946. Abria-se aí as portas para o contato definitivo com os Xavante.

Em 1964 era alcançado por missionários o último grupo A’wen ainda em isolamento voluntário. Os cerrados do Brasil-Central nunca mais seriam os mesmos.

 

Adelino Mendez – Antropólogo doutorando no programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – HCTE). Mestre em Antropologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP). Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Humanidades do IUPERJ (IUPERJ)

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?