NASCE A OCUPAÇÃO MARIA DO ARRAIAL NO CENTRO DE BELO HORIZONTE

Cerca de 200 famílias se juntaram ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB e ocuparam um prédio que estava vazio na Rua da Bahia 1065, no centro de Belo Horizonte. A Ocupação Maria do Arraial denuncia a situação das várias famílias que sofrem com a falta de moradia digna e reivindica que o prédio ocupado cumpra sua função social e seja destinado para moradia.A capital nasceu com caráter higienista ao expulsar famílias pobres e negras que habitavam o Arraial Curral Del’Rey.

O caso mais famoso é o de Maria Papuda ou Maria do Arraial, senhora negra que morava onde hoje está o Palácio da Liberdade, e que é homenageada por esta Ocupação. Maria Papuda é relembrada por ser a mulher que disse “Não” aos poderosos e resistiu aos primeiros despejos que compõem um histórico violento que dura até hoje.

Esta Ocupação se soma às lutas do MLB em todo o Brasil e vem denunciando a contradição entre os mais de 11 milhões de imóveis vazios no país e o déficit habitacional que, em 2019, já beirava a 6 milhões de pessoas. Só em BH existem mais de 107 mil domicílios vagos, em contraponto, dados de 2021 mostram mais de 9 mil pessoas em situação de rua na cidade.Nos últimos 7 anos, nada foi feito para impedir o aumento desta população, que subiu de 6,3 mil e chegou a ser de mais de 11 mil pessoas nestes anos.

O Governo Zema nada fez em relação às políticas de habitação e ainda quer acabar com o único órgão responsável por programas habitacionais para o estado, a COHAB.As ocupações são uma resposta para essa desigualdade. Nossa luta é contra a higienização e gentrificação de BH, é contra a especulação imobiliária e pelo direito à moradia e à cidade para uma parcela da população que sempre teve a cidade negada.

Ocupar o centro é possibilitar acesso a quem mais precisa e a quem constrói essa cidade diariamente.A Ocupação Maria do Arraial presta homenagem a essa história de resistência do povo preto trabalhador, assim como busca memória, verdade e justiça para aqueles que estão soterrados embaixo do centro.

Fotografias: Cadu Passos e Maxwell Vilela

Texto : Comunicação do MLB-MG

Edição : Leonardo Koury Martins

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS