Não espione por mim Argentina, por Wayne Madsen

Do portal GGN

Por Wayne Madsen

Quando um incompetente presidente dos EUA contrata como seu “enviado especial” para mudança de regime na Venezuela o mesmo bufão que se atrapalhou, ajudando assim a expor o escândalo Irã-Contra, pode-se esperar qualquer coisa.

Abrams, ao ajudar a transferir erroneamente fundos que solicitara ao sultão de Brunei e que acabaram na conta bancária suíça de um magnata dos navios, atraiu a atenção do Irã-Contra pelas autoridades bancárias suíças.

A recente descoberta do juiz argentino Alejo Ramos Padilla de que o governo Trump cooptou o regime argentino de direita do presidente Mauricio Macri para atacar a estatal venezuelana e o governo esquerdista do Uruguai em uma extensa operação de extorsão tem todas as marcas do enviado especial imbecil de Trump para a Venezuela, Elliott Abrams.

Enquanto era secretário de Estado adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental durante o governo Ronald Reagan, Abrams, que foi indiciado por seu papel no comércio ilegal de armas norte-americanas para o Irã em troca de reféns americanos mantidos por grupos milicianos xiitas pró-iranianos no Líbano, foi retirado da aposentadoria por seu companheiro neoconservador John Bolton para provocar a derrubada do governo do presidente Nicolas Maduro na Venezuela.

Durante o episódio Irã-Contra, o nefasto Abrams, que se considera um especialista na América Latina, ajudou a usar os fundos coletados com a venda ilegal de armas para o Irã para comprar armas do mercado negro para os Contras da Nicarágua. Abrams realizou a operação com a ajuda do cartel de drogas de Medellín, na Colômbia e do líder panamenho Manuel Noriega. Abrams provavelmente teria cumprido uma longa pena de prisão por seus crimes se o presidente George H. Bush não tivesse perdoado ele e outros criminosos contra-iranistas na véspera de Natal em 1992.

As impressões digitais de Abrams, Bolton, do secretário de Estado Mike Pompeo e do presidente do Subcomitê do Hemisfério Ocidental para Relações Exteriores do Senado, Marco Rubio, estão por toda parte no escândalo do “Extortiongate” que agora abala a Argentina.

O juiz Padilla está encabeçando um caso contra o regime de Macri que envolve milhões de dólares extorquidos por aliados de Macri de alvos políticos da oposição, bem como coerção para obtenção de testemunhos falsos contra esses alvos. Padilla disse ao Comitê de Liberdade de Expressão da Câmara de Deputados da Argentina que o que descobriu era uma “rede paraestatal de espionagem ideológica, política e judicial de grande magnitude”, acrescentando que se tratava de uma rede de operações de inteligência ilegal ligadas ao Judiciário, governo, forças de segurança, poderes políticos e a mídia “.

Macri é parceiro de negócios imobiliários da Trump Organization para construir uma Trump Tower no centro de Buenos Aires. Embora o projeto não tenha tido sucesso, os laços comerciais entre Macri e seu pai italiano-argentino, Francesco Macri e a Trump Organization – que remontam aos tempos em que Fred Trump, pai de Donald Trump, comandava a empresa – são lendários. Eles incluem joint venture e empreendimentos imobiliários em Manhattan e Buenos Aires. Companhias de fachada offshore da Trump Organization e do conglomerado Socma, da família Macri, aparecem nos jornais da agora extinta firma de advocacia da Cidade do Panamá, a Mossack-Fonseca.

O juiz Padilla foi recentemente convidado a testemunhar sobre o “Extortiongate” pelo presidente do Comitê de Liberdade de Expressão, Leopoldo Moreau. O convite veio depois que o presidente do Comitê de Inteligência Conjunta, o senador Juan Carlos Marino, fiel a Macri, recusou-se a convidar Padilla para depor perante seu comitê de supervisão de inteligência. Moreau chamou a extorsão de “o escândalo institucional mais grave desde que a democracia retornou à Argentina [em 1983]”, acrescentando que “esta é uma máfia dedicada a enquadrar opositores, coagir testemunhos falsos e espionagem”.

Padilla nomeou perpetradores da operação de extorsão, o procurador federal Carlos Stornelli, seu sócio próximo, Marcelo d’Alessio, bem como a agência de inteligência argentina “Agencia Federal de Inteligência” (AFI), o chefe da AFI Gustavo Arribas, duas congressistas de direita – Elisa Carrió e Paula Olivetto, da Coalizão Cívica pró Macri – e o jornal de direita “Clarín”.

D’Alessio foi preso em 15 de fevereiro deste ano. Em vinte e duas horas de provas incriminatórias de áudio e vídeo, d’Alessio admite que Stornelli recebeu US $ 12 milhões em propinas de indivíduos ilegais desde agosto de 2018. Acredita-se que Stornelli tenha conduzido sua operação de extorsão com o conhecimento e o incentivo da ministra da Segurança. Patricia Bullrich. Stornelli recusou-se a comparecer perante o juiz Padilla ou a entregar seus telefones celulares de acordo com uma intimação judicial. O renomado “bagman” da operação, o prefeito de Salta Gustavo Sáen, um aliado próximo de Macri, forneceu seus telefones pessoais para Padilla.

Padilla, que tem sido alvo de intensa crítica pela mídia pró-Macri, tem sido comparado por alguns na Argentina a Robert Mueller, o Conselho Especial dos EUA que investiga Trump.
Padilla revelou que d’Alessio trabalhava para a CIA e que, em sua posse, havia documentos da embaixada dos EUA em Buenos Aires, manuais da CIA sobre a infiltração de agentes americanos da Argentina e da Venezuela e armas emitidas pelos EUA.

Mensagens de texto usando o WhatsApp, extraído do telefone inteligente de d’Alessio, tratavam de assuntos como espionagem contra o Uruguai, coação por falso testemunho contra o governo Maduro da Venezuela por um advogado da Petróleos de Venezuela, SA (PdVSA), a companhia petrolífera estatal venezuelana – cujos ativos foram apreendidos pelo governo Trump e seu informe, via malote diplomático, para uma frente de operação de inteligência dos EUA no estado do Maine, que supostamente opera sob a égide da US Navy’s Very-Low Frequency Navy Communications Station na cidade de Cutler. Padilla disse sobre a batida policial na casa de d’Alessio na cidade de Esteban Echeverría:

“Encontramos documentos, arquivos de inteligência, cadernos com dados sensíveis sobre crianças, esposas, parentes que eram alvos, elementos de espionagem como câmeras escondidas entre chaveiros, drones, uma arma que chamou a atenção de todos. ” Padilla estava obviamente se referindo à tentativa fracassada de assassinato com drones contra o presidente venezuelano Nicolas Maduro em agosto passado, uma operação que estava ligada à CIA baseada na Colômbia.

A operação visando a PdVSA foi uma tentativa, em parte, de vincular falsamente a empresa ao contrabando de drogas e armas e outras operações ilegais e acusar falsamente o presidente Maduro e seu falecido antecessor, Hugo Chávez, de envolvimento nas operações. Padilla descobriu que a operação para difamar Maduro e Chávez envolvia não apenas d’Alessio e a CIA, mas também a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA). A operação, codinome “OPERATION BRUSA DOVAT”, envolveu o ex-diretor da PdVSA, Gonzalo Brusa Dovat, um cidadão uruguaio, e fazia parte de um esquema geral da administração Trump para congelar os ativos da companhia petrolífera venezuelana no exterior.

Outras mensagens de texto de d’Alessio revelaram uma conspiração para enquadrar o ex-ministro das Obras Públicas Julio de Vido e seu adjunto, Roberto Baratta, usando dados roubados por um conhecido agente da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) chamado David Cohen, que trabalhava para Energía Argentina AS (ENARSA), a agência de energia estatal argentina. Cohen foi indiciado pelas autoridades argentinas em 8 de março. Padilla também descobriu o envolvimento da inteligência israelense na operação de extorsão paraestatal.

Padilla revelou que a operação de extorsão também teve como alvo a atual senadora e ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner e vários proeminentes jornalistas anti-Macri.
Também foram descobertos no telefone de d’Alessio mensagens de texto de funcionários da Casa Branca de Trump oferecendo para fornecer a Macri “assessoria de mídia” para sua campanha de reeleição em 2019. O ex-estrategista-chefe de Trump, Steve Bannon, ajudou o presidente neonazista brasileiro Jair Bolsonaro durante sua bem sucedida campanha presidencial em 2018. Em fevereiro deste ano, Bannon nomeou o filho de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, um senador brasileiro, como o chefe latino-americano da organização fascista mundial de Bannon, chamado “O Movimento”.

A operação argentina / CIA / israelense contra o Uruguai centrou-se em uma tentativa de manchar o governo esquerdista “Frente Amplio de Uruguay” do presidente Tabaré Vázquez com uma ligação falsa a uma missão comercial iraniana operando no Uruguai. Foi descoberto que D’Alessio tinha em sua posse, além de correspondência timbrada da embaixada dos EUA em Buenos Aires, documentos timbrados do Ministério da Defesa de Israel. A falsa ligação do Irã foi usada como um predicado para a Argentina lançar uma operação de vigilância ilegal contra os políticos da Frente Ampla, incluindo o presidente Vázquez, o ex-presidente José “Pepe” Mujica e a esposa de Mujica, atual vice-presidente Lucía Topolansky.

Houve alegações falsas nos arquivos mantidos por d’Alessio de que a missão comercial iraniana no Uruguai estava envolvida em negócios com a Argentina através de uma empresa de fachada russa. A informação falsa foi aparentemente fornecida pelo Mossad de Israel. D’Alessio foi identificado por Padilla como fazendo parte de uma operação dirigida ao Hezbollah libanês. Não surpreende que d’Alessio estivesse ligado ao chefe da Câmara de Comércio Argentino-Israelense em Buenos Aires.

As revelações de Padilla obrigaram o promotor do crime organizado uruguaio, Luis Pacheco, a declarar que ele pode buscar mais informações sobre o Extortiongate do governo argentino.

Um possível golpe de Estado argentino-brasileiro contra o presidente Vázquez, auxiliado e apoiado pela CIA e pela Casa Branca do Trump, não pode ser descartado. Em 13 de março, Vázquez demitiu o comandante em chefe do Exército, general Guido Manini Ríos, por criticar julgamentos de oficiais militares que cometeram violações dos direitos humanos durante a ditadura militar uruguaia, reunião com políticos de oposição uruguaios e, pior de tudo, fazendo uma visita ao brasileiro Bolsonaro, que elogiou as ditaduras militares do Brasil e de outras nações da América Latina, incluindo o Uruguai, a Argentina e o Chile.

A CIA, sob domínio da “extraordinary rendition” Gina Haspel, tornou-se um exército de infantaria para os caprichos de Trump e as políticas “neocon” de Bolton e Pompeo. É claro que Abrams, Bolton, Pompeo, Rubio, Bannon e seus companheiros, incluindo Macri e Bolsonaro, estão tentando recriar a Operação Condor, a aliança entre os anos 60, 70 e 80 dos serviços de inteligência das ditaduras militares latino-americanasda Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que eram membros plenos, com o Equador e o Peru como parceiros associados. Dezenas de milhares de dissidentes esquerdistas foram localizados e executados durante a CONDOR, que operou com a total aprovação e envolvimento da CIA.

O regime de Macri respondeu às revelações de Padilla perante a Câmara de Deputados argentina, iniciando um processo de impeachment contra o juiz. O Ministério da Justiça solicitou formalmente ao Conselho da Magistratura, que tem autoridade sobre os juízes, que inicie uma investigação formal de Padilla. Padilla foi submetida a uma campanha de assassinato de caráter vicioso lançada através da mídia pró-Macri na Argentina, com alguns de seus críticos questionando até mesmo seu serviço militar durante a Guerra das Malvinas contra os britânicos. Padilla, a esse respeito, não é diferente de Robert Mueller, da América, que teve seu serviço no Corpo de Fuzileiros Navais no Vietnã, também questionado por aliados de Trump.

https://www.strategic-c ulture.org/authors/wayne-madsen.html

Elliott Abrams – diplomata americano que serviu em posições de política externa para os presidentes Ronald Reagan, George W. Bush e agora Donald Trump

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS