Na avenida da vida Elza é ancestral

Foi na sala de casa, naquele apartamento grande, aonde meu pai adorava promover grandes festas para mostrar a sua coleção de long plays, o hoje vintage vinil, que ouvi Elza Soares pela primeira vez.


Era anos 80, acho que 86, eu tinha dez anos.
Lembro-me de minha mãe explicando que Elza era uma mulher sofrida, pois tinha uma
relação amorosa muito complicada com um jogador de futebol. Meu pai, imediatamente gritou lá do outro lado da sala: “homem de verdade não bate em mulher!”
Pois bem, daí em diante a minha mãe me explicou com mais detalhes o valor da Elza.

Com o passar dos anos, eu fui me empanturrando de Elza. Não parei mais de ouvir e me sentia cada vez melhor, quando sentia no coração os clamores daquela voz. Para mim, não era só voz, era uma espécie de canto de resistência. Eu dublava a Elza escondida no espelho do banheiro de casa na pré-adolescência. Eu amava esse segredo. Sentia orgulho de mim mesma. Adorava me ver nela. Mas eu não tinha aquela voz, claro. Eu sentia a energia do reconhecimento naquele corpo de mulher negra.

Hoje, quando recebi a notícia de sua partida, eu e outras companheiras negras estávamos juntas sentadas em roda, conversando sobre a vida e olhamos umas para as outras e não ousamos chorar. Nos silenciamos.

A gente tem uma coisa meio senzala com a Elza. Depois pensei que esse silêncio da dor, deve ser porque ela é como se fosse uma coisa nossa, das negras, negros, meio escondido, quase que um um segredo que só a gente consegue absorver, entender, sentir cheiro, gosto. É uma fala, um grito, uma respiração e uma voz só nossa. É uma coisa muito nossa, de senzala, um código que só a gente entende. Elza é ancestral.

Tem quem goste, vanglorie e se emocione, mas não entende como nós.

Elza parte no dia do aniversário do RJ, onde nasceu. RJ é de OXOSSI, orixá da caça e da fartura. Tomara que seja o prenúncio de melhores tempos.

Consegui chorar.

Meu choro não é nada além de carnaval.

Elza é ancestral.

COMENTÁRIOS

24 respostas

  1. Quanto sentimento nesse texto! Me emocionei com ele. Parabéns Kátia por sua sensibilidade.

  2. Que vai em paz essa diva da verdade e da voz rouca inconfudivel…!!!!..

  3. O termo sentada aprisiona tudo. Vida. Pensamento. Arte. Amor. Não curti essa conotação em relacionar Elza Soares a senzala. Ela era uma mulher adiante do seu tempo. Uma artista. E viveu co forme seus códigos não importa o que os outros falavam ou tentassem colar nela. Elza não se aprisionou a nada. Só a sua arte é seu amor dominaram sua grande jornada. Sofrimento não rebaixou nem calou sua voz. MUDE O FOCO. SAIA DESSE PADRÃO DE PENSAMENTO DE “senzala”. Seja o que quiser ser. Aproveite e saiba definir o seu talento. Todos nascemos com talentos. Alguns descobrem cedo como Elza e sabem achar a chave e abrem as portas. Elza e senzala jamais combinarao.

  4. Fiquei surpreso com a notícia da morte da Rainha Elza Soares, para mim, ela se manteve sempre íntegra, jovem e vibrante como nos seus bons tempos, que Deus do Céu a receba em uma iluminada morada da Luz Maior ?✡️♥️

  5. Mulher forte além da sua época, se destacou num mundo machista, racista e hipócrita. Cumpriu com muito mérito sua missão descanse em paz guerreira.

  6. Comovente seu texto de menina/mulher sempre impregnada por Elza Soares a Mulher/Artista que tinha em si Liberdade expressa e a vivênciava na luta cotidiana de seu viver. Como afirmastes a nos “Elza e ancestral”

  7. Na década de 60, quando cheguei ao Rio de janeiro, senti uma paixão por Elza Soares! Sempre nutri grande simpatia pelo seu jeito e a sua negritude sofrida e o que ela representava para a mulher negra brasileira.
    A partir daí, nunca mais deixei de acompanhar a sua luta como mulher negra. A sua vida continuou difícil, nunca foi fácil!
    Graças a Deus ela conseguiu dar o seu recado como mulher negra que foi. Se bem que não foi compreendida na sua merecida totalidade, e, até o nosso presidente Presidente da República República não a homenageou como deveria!
    Vai Elza Soares,….o seu recado está dado às mulheres negras do nosso país e do mundo! Minhas sinceras condolências! Não sei quanto tempo vou chorar a sua partida,….e a todas mulheres negras, os meus parabéns, não desista dessa luta por uma causa tão justa! Adeus Elza Soares!
    O seu caminho de liberdade continuará vivo!

  8. Elza representa a resistência, a mulher preta que venceu na vida ! E o mais triste é que o povo brasileiro não deu e nem dará o reconhecimento merecido da mulher do fim do mundo . Mulher guerreira , Divaaaaaa

  9. Amei todo o sentimento dessas palavras que também me contemplam.

  10. Adorei o texto! Tem um tom poético! Um traço de identidade, de pertencimento, um calor familiar, algo que nos leva uma proximidade hoje com o que nos é comum e ao mesmo tempo só nosso. Algo que vem de dentro, mas que se expressa de fora, no corpo, na cultura, no modo de ser e existir.

  11. Grande Elza, como cantora, como mulher, fui sua fã

  12. Elza foi e será sempre a maior.voz que o samba ja teve, samba na voz e no pe, deixou vasio muito.grande no samba,, descanse.em paz obrigada por você ter feito parte de nossa vida.

  13. “Era é uma cantora Muito diferente!.’A voz rouca:’Vai se eternizar!.’

  14. Que coisa linda. Palavras fortes e doces como poesia.
    Obrigada!!Me senti nessa senzala com pessoas lindas!!
    E a Elza junto de nós, para sempre!!

  15. Elza a conheci mamãe cantando Elza e eu ficava encantada cm até hj, ela representa a mulher brasileira.

  16. Lindo, emocionante e verdadeiro refletindo a Elza mulher, guerreira sem barreiras, pois derrubava todas. Vai na luz Elza, onde sempre brilhou.

  17. Olá Gentes Lindaaaaas Hoje, me Encontro com 60 Anos, Sempre Amei A Elza
    linda Mulher ,Forte Perceberante Nunca Desistiu de Luta. Voz Incomparável … Perdemos O Melhor Do Samba…

  18. Elza Soares, deixou sua marca, não viveu em vão. Fez tudo, o que poude! Com a grandeza de uma rainha. Foi amiga, alegre, companheira, humilde, e assim viveu o seu canto, para iluminar os seres humanos, que lhe assistia. Que Deus o receba, no Reino do céu, com toda alegria.

  19. Elza alem de cantora era excelente Dona de casa sei fazer tudo dizia ela nas entrevista Deus conforte todos os familiares

  20. Elza Soares acompanhou toda a minha juventude e vida adulta. Adorava as músicas dela com o Miltinho, de saudosa memória. Ela foi tudo que nenhuma cantora de hoje vai conseguir ser. Autêntica, Maravilhosa, Extraordinária!!!

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?