Moradores protestam contra corte de 300 árvores em Poços de Caldas

Noventa e três árvores, dentre elas algumas centenárias, já foram suprimidas na cidade do Sul de Minas
Noventa e sete cruzes foram colocadas junto aos restos das árvores suprimidas na avenida- Redes sociais

Para protestar contra o corte previsto de 300 árvores, moradores de Poços de Caldas, no Sul de Minas, colocaram 93 cruzes ao longo da Avenida João Pinheiro para denunciar as primeiras supressões feitas pela prefeitura. Um laudo da prefeitura indicou que 70 árvores precisavam ser cortadas por apresentarem riscos aos usuários da avenida, por se encontrarem “fora de prumo, danificando calçadas e apresentando sinais de apodrecimento”, conforme o engenheiro florestal Carlos Alberto Battesini. Porém, há informações de que, na verdade, os cortes atingiriam 300 árvores.

Diante disso, a comunidade está botando a boca no trombone. Afinal, segundo a jornalista Andressa Schpallir, do movimento Trama Ação Urbana, o projeto paisagístico de renovação da avenida não foi apresentado para a população interessada e, portanto, muito menos foi discutido. Conforme uma integrante do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que preferiu não se identificar, o laudo elaborado é precário e prevê, na verdade, o corte de até 300 árvores, que começaram a ser cortadas aos poucos em janeiro, embora a supressão estivesse prevista para iniciar em abril.

Árvores centenárias estão sendo retiradas da Avenida João Pinheiro – Foto de Jéssica Balbino

Hoje, um grupo de moradores e partidos políticos entraramJéssica Balbino com ação no Ministério Público pedindo “a imediata paralisação da obra de retiradas de todas as árvores da Avenida João Pinheiro, sentido Centro-Bairro, até que esclarecimentos sejam sanados”. Moradores desconfiam que por trás da iniciativa da prefeitura há, na verdade, outros interesses envolvidos, como o monotrilho, que agora ficou mais visível mas não se sabe pra quê.

Os protestos contra o prefeito tucano Sérgio Azevedo já se espalha pelas ruas de Poços – Jéssica Balbino

Trailers

Como se o estranho corte de árvores não bastasse, o prefeito Sérgio Azevedo, do PSDB, está criando caso também com os donos dos tradicionais trailers de lanches instalados há décadas na Praça Pedro Sanches, tombada pelo Estado e pelo município. Hoje eles também fizeram protesto na Câmara dos Vereadores quanto ao andamento das obras que afetarão a categoria. Os comerciantes reivindicam a paralisação das obras e solução por parte do Executivo, que exige a retirada deles do local. O prazo para que os proprietários retirem os trailers vai até o dia 27.

Prefeitura tucana está acabando com parte da história da cidade e os trailers também são vítimas – Reprodução de redes sociais

Os donos de trailers teriam até esta quarta, 22, para manifestar interesse em três áreas oferecidas pelo município, entre o pátio do estacionamento do Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, área anexa ao Tathersal ou uma área no bairro Jardim das Azaleias. Depois disso, eles terão mais cinco dias, até o dia 27, para retirarem seus pertences do local.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS