Moradores da Vila São Pedro sofrem reintegração de posse e casas são demolidas

Texto: Karina Iliesco

Fotos: Régis Ferraz

Ontem, as 5 horas da manhã, sem qualquer aviso prévio, a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) demoliu 6 casas dos moradores da Vila São Pedro sem qualquer ordem judicial ou justificativa. Outros moradores já receberam uma notificação que a qualquer momento podem sofrer uma reintegração de posse e ter suas casas derrubadas. As famílias não tiverem sequer tempo pra retirar seus pertences.

O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) organizaram um ato para chamar a atenção das autoridades e fecharam a avenida Dom Pedro de Alcântara, principal avenida da Vila São Pedro. A GCM apareceu e se comprometeu junto ao capitão Inácio da Policia Militar para realizar uma reunião com o Prefeito Orlando Morando hoje (10) às 11 horas na Secretária de Habitação com as famílias que não tinham para onde ir depois da realização de demolição e despejo de suas casas.

Essa reunião pretendia dar auxílio aluguel pra essas famílias que ficaram sem moradia e, para as outras que foram notificadas, suspender o despejo. Porém, a Secretária da Habitação fechou suas portas com cadeado e as família ficaram do lado de fora sem qualquer diálogo, descumprindo o acordo que havia sido feito no momento da manifestação.

Os movimentos junto aos moradores de São Bernardo do Campo permaneceram em frente a prefeitura para cobrar seus os direitos e realizaram uma live explicando todo o processo ilegal dos despejos.

Em momento de pandemia, a prefeitura orienta a população que fique em casa. Mas essa mesma prefeitura realiza despejos nas periferias, onde o contagio é crítico e as pessoas estão vulneráveis.
A ação ocorreu mesmo com o Tribunal de Justiça indicando para que ações como essa não acontecessem em tempos de pandemia.

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Aposentei no final do ano após 43 anos trabalhando no judiciário. Infelizmente quem tem poder e dinheiro não respeita o judiciário. Mas só não respeitam, porque nossos magistrados e membros do MP dão motivos. Olha o exemplo da lava jato, aconteceu alguma coisas com o Moro e os procuradores?? Sim! Estão por aí fazendo palestras e enchendo os bolsos. CNJ para que? Proteger a classe!

  2. Bom dia! Prezada Karina. Ótimo texto, mostrou transparência e objetividade, infelizmente é a realidade do nosso Brasil.

POSTS RELACIONADOS

Sentença de morte joga famílias na rua!

Sentença de morte e não de reintegração joga famílias na rua!

Impossível ficar indiferente diante dessas cenas que retrata a forma desumana que 100 famílias foram jogadas na rua, durante reintegração do imóvel que ocupavam na Rua Augusta 400