Missa da terra sem males

Recebo a notícia num vagão do metrô, num túnel escuro, a cidade sobre a cabeça. Coincidência ou não, ouvia um texto musicado a tocar na rádio, Missa da Terra Sem Males, na voz de Diana Pequeno: Eu sou América, sou o Povo da Terra, da Terra-sem-males, o Povo dos Andes, o Povo das Selvas, o Povo dos Pampas, o Povo do Mar… Do Colorado, de Tenochtitlan, do Machu-Pichu, da Patagônia, do Amazonas, dos Sete Povos do Rio Grande…

Dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, na década de 80, já chorando nossos mortos, nossos índios. A arte e a fé sempre em protesto, forte como deve ser numa terra fraca de direitos.

A mancha que há em nosso ser não cessa, cresce a cada ano no tecido que veste a nação há cinco séculos: o assassinato dos indígenas destrói toda fantasia de país.

 

No final de semana, as cidades conviveram com a notícia de sangue da Amazônia distante, tão dentro de nós,  do assassinato de um cacique dos índios Wajãpi por garimpeiros. 

Muitos artistas se manifestaram, imediatamente, quando a notícia rompeu o isolamento da floresta na terra livre da arte. Com perfurações matam o índio, homens em busca do ouro e pedras preciosas, que, um dia, embarcará pelos aeroportos do país, para terras mais distantes ainda. Nosso rio de ouro e diamantes a nutrir as veias de bancos e mercados do mundo. 

 

Para nós, restará a terra devastada.

Protesto dos povos indígenas diante do Congresso Nacional, durante o Acampamento Terra Livre, 2017.

Um corpo caído no chão, seu espírito livre entre a mata, agora. Partiu e não voltará mais. 

 

O índio Wajãpi sempre me lembrou beija flor, talvez aquele pano vermelho caído sobre a nudez, a linda coroa de finas plumas, a lembrar o martírio sutil de um povo, seus corpos pequenos, uma leveza no falar.

 

A Amazônia insiste em nos mostrar seus mortos, que serão tantos. Um inferno verde virá a expor nossa cara, a conquista tardia do ocidente.

 

imagens por Helio Carlos mello©

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. O autor e arranjador da Missa da Terra sem Males chama-se Martin Coplas. Em 1978 nas ruínas de São Miguel das Missões/RS junto à dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra (Amilton Pereira da Silva) compuseram juntos a obra completa. Estreou na Catedral da Sé, São Paulo, dia 19 de abril de 1979 celebrada por dom Paulo Evaristo Arns e mais trinta e cinco bispos de todo o Brasil com a presença de mais de quinze caciques de várias etnias de todo o país. Primeiramente editada pelas Edições Paulinas em 1981 e em 2002 registrada em CD pela Verbo Filmes.

  2. O compositor, arranjador e intérprete da obra completa da Missa da Terra sem Males chama-se Martin Coplas. Em 1978 (ano dos Mártires), nas ruínas de São Miguel das Missões/RS, dom Pedro Casaldáliga, Pedro Tierra (Amilton Pereira da Silva) e Martin Coplas compuseram a obra. Em 1979 estreou na Catedral da Sé com missa celebrada por dom Paulo Evaristo Arns e mais trinta e cinco bispos, com a presença de quinze caciques de várias etnias dos povos originários. Foi registrada em fita cassete no ano de 1981 pelas Edições Paulinas e em 2002 registrada em CD pela Verbo Filmes.

  3. A ambição pela riqueza material cega o ser humano q não enxerga a obra maravilhosa de Deus q é o próprio ser humano.

POSTS RELACIONADOS

Catástrofe nuclear?

Estamos diante da maior ameaça de guerra nuclear desde a crise dos mísseis soviéticos em Cuba, no início dos anos 1960.