Milhares de pessoas ocupam as ruas da Argentina em solidariedade a Cristina Kirchner

Multidão entoava palavras de ordem em repúdio à tentativa de assassinato contra a vice-presidenta
Foto: Rodrigo Abd/AP - G1
Foto: Rodrigo Abd/AP - G1

Manifestações em repúdio à tentativa de assassinato da vice-presidenta Cristina Kirchner tomaram as ruas de toda a Argentina nesta sexta-feira (2). Fernando Andrés Sabag Montiel, brasileiro de 35 anos e que há 20 mora no país, foi o responsável pelo atentado. Ele se infiltrou entre apoiadores de Kirchner que realizavam uma vigília em apoio à vice-presidenta e chegou a apontar a arma para sua cabeça. Mesmo engatilhada e com cinco balas, o disparo falhou e o rapaz foi detido. 

A polícia investiga agora se o homem agiu sozinho ou se o plano foi arquitetado também por outras pessoas. Na manhã desta sexta-feira, agentes invadiram a kitnet em que o rapaz morava e encontraram duas caixas com 50 balas cada. As munições não condizem com a pistola utilizada no crime, o que pode indicar que ele mantinha uma segunda arma. 

Em março de 2021, Fernando André Sabag Montiel foi detido com uma faca, segundo a agência Télam. Ele também tinha um símbolo nazista, um sol negro “sonnenrad”, tatuado no cotovelo. 

https://twitter.com/J_LIVRES/status/1565511690292281344

Feriado na Argentina em solidariedade a Kirchner 

O presidente Alberto Fernández qualificou o incidente como o mais grave desde a retomada da democracia em 1983. A oposição também se manifestou em apoio e solidariedade à vice-presidenta, condenando o atentado e pedindo o fim do discurso de ódio. 

O papa Francisco, antigo arcebispo de Buenos Aires, também se manifestou: “solidariedade por este momento delicado” e disse que ora para que “prevaleçam a harmonia social e o respeito aos valores democráticos”.

Comemoração da Independência do Brasil é cancelada no país

A Embaixada do Brasil cancelou a comemoração dos 200 anos da Independência. A celebração estava prevista para a noite desta sexta-feira (2), no Palácio Pereda, em Buenos Aires. A comemoração seria realizada com a presença de centenas de convidados das duas nacionalidades, tanto brasileiros, quanto argentinos. O cancelamento aconteceu por conta da nacionalidade do homem que tentou assassinar Cristina Kirchner e por conta do feriado decretado no país por Alberto Fernández. 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS