Meu pai morreu por fazer a Prova de Vida do INSS

Espero que a “prova de vida de meu pai” não produza, também, a “prova de morte de minha mãe”. O que continuo a não entender é porque estão fazendo isso com os aposentados?

Meu pai morreu por fazer a Prova de Vida do INSS .Fazem 15 meses que lutamos contra o Coronavírus. Mas, a luta mais difícil é para que as pessoas respeitem as orientações para não aglomerar.

Com relação ao pai e mãe, sabíamos que algumas pessoas os visitavam seguindo as regras, protocolarmente. Eu, inclusive, não os visitei, para que não corressem qualquer risco. Hoje choro a saudade, mas ciente de que agi corretamente!

Tínhamos, inclusive conversado com eles sobre sobre a famigerada “prova de vida” que está sendo exigida pelo INSS aos aposentados.

A gerente do Banco nos confirmou, que também os orientou, por telefone, que era desnecessário e que não haveria cortes na aposentadoria.

Assim, jamais imaginaríamos que, eles fossem, presencialmente, ao Banco para fazer tal prova. Numa sexta-feira, 11/06, no horário de maior movimento e que levaram muito tempo para serem atendidos. Haviam muitos aposentados fazendo a “prova de vida”.

Exame de Vida ou de morte?

Meu pai com seus 85 anos e sua sempre parceira, a mãe com 82 anos fariam, mais uma vez, aquilo que todo brasileiro honesto, pobre, justo e honrado: cumpririam as regras! Seguiram ao chamado do governo, ao qual informava que senão fosse feito, a aposentadoria seria suspensa.

O “Seu Telmo” Lopes de Albuquerque, como bom e honesto brasileiro foi fazer a “prova de vida”. Pois era uma imposição do governo! E ele jamais faltou com suas obrigações. Quem o conhecia sabe o que significava isso, para um homem reto e honrado. Ser exemplo, era o mote!

Jamais utilizariam o telefone e/ou o aplicativo específico, pois nunca sequer utilizaram-se desses mecanismos. Jamais! E nós, por outro lado, tínhamos entendido que eles teriam sido convencidos da desnecessidade.

Assim, numa “prova de vida”, supostamente, meu pai encontrou a “prova da morte”! Foi contaminado pela COVID-19. E, no dia 24/06/2021 se despediu do mundo terreno.

Minha mãe, a “Dona Vanir” Terezinha Turra de Albuquerque, sessenta e três anos parceira de meu pai, lado a lado e, em melhores condições de saúde que o pai, certamente, o acompanhou para apoiá-lo naquele “momento importante”, pois atendiam a um chamado do governo. Eles só tinham uma aposentadoria, como a imensa maioria dos brasileiros! Assim, ela também, foi contaminada com o novo Coronavírus! Agora, lutamos para que permaneça com a gente! Seria muito duro perder meus pais por um “preciosismo” desse governo.

Espero que a “prova de vida de meu pai” não produza, também, a “prova de morte de minha mãe”. O que continuo a não entender é porque estão fazendo isso com os aposentados?

Atos como esse, para tratar aposentados e/ou sucessores como se corruptos fossem é indigno é intolerável em meio a uma pandemia que já matou quase 515.000 brasileiros. Pergunto: quantos desses honrados brasileiros, tiveram como foco de contaminação uma fila da “prova de vida”?

Meu pai deixou a vida para provar que precisava de sua “polpuda” aposentadoria de R$ 1.400,00. Mas isso era sagrado para ele!

Infelizmente, os governos que passaram, até hoje não resolveram o verdadeiro assaque que fizeram com milhões de aposentados brasileiros que, como meu pai, sempre contribuíram entre 5 e 10 salários mínimos, e hoje ganham próximo de um! Isso eles não resolveram e, pelo visto continuarão a contribuir com essa mortandade sem fim!

A propósito: o que fazem os parlamentares (deputados federais e senadores) que são complacentes com essa situação de desrespeito aos aposentados, àqueles que construíram parte de nossa memória nacional?

Numa pandemia, isso é crime de saúde pública! Onde estão o Ministério Público Federal – MPF, Ministério Público de Santa Catarina – MPSC, OAB Santa Catarina, OAB Nacional? Gelson Albuquerque, enfermeiro, prof titular aposentado da UFSC, presidente do Coren-SC Obs: fique à vontade para compartilhar, distribuir nas suas redes sociais. Precisamos criar uma corrente do bem para acabar com essa injustiça! #provadevidanapandemiaecrime #enfermagem #medicina #enfermagem_valorizada #enfermagemvalorizadaeparticipativa #corensc #cofen #ufsc #aposentadonaoébandido #mpf #pgr

Mais tragédia, fruto de ação do desgoverno

COMENTÁRIOS

24 respostas

  1. Realmente é muito triste o descaso do governo com os cidadãos. Meu marido está vivo, mas luta contra um câncer desde novembro de 2018, passou por 8 perícias e todas foram indeferidas. Não pode trabalhar e o INSS diz que pode e não pagam o benefício. É muito triste viver em um país onde os deputados, senadores, governadores e presidente que deveriam defender o povo fazem exatamente o contrário e os expõe a riscos ou então à miséria. Triste realidade do nosso Brasil

  2. Um abuso. Me parece uma ilegalidade o Inss obrigar uma pessoa a provar que está viva. Como me parece incorreto suspender o pagamento de um benefício por este motivo.
    Seria mais coerente exigir dos cartórios responsáveis pelo registros de óbitos a informação dos óbitos ocorridos. Um simples aplicativo daria conta do recado.

  3. Que absurdo! A avó dos meus meninos, 74 anos, acamada, com inúmeras comorbidades, dependente de oxigênio 24 horas por dia, teve que se dirigir a uma agência da Caixa para fazer essa famigerada “prova de vida”. Lastimável que não façam absolutamente nada para facilitar a vida dessas pessoas.

  4. Olá amigo, meus sentimentos pelo seu pai. Também perdi meu irmão para esse corona, mas isso é o Brasil. Amo meu país, mas nossos mandantes precisam ser trocados imediatamente. Temos que fazer alguma coisa pelo nosso país. Espero que sua mãezinha fique bem. Um abraço e que Deus esteja do seu lado.

  5. E trágico, pois o Medico fornece o atestado com a causa da morte e o cartório registra o tal óbito, então não faz o menor sentido a prova de vida…

  6. Boa noite querido!!! Sinto muito por seu pai. E me preocupo com todos os aposentados tendo de ir ao banco provar que estão vivos!!! Só não entendo como pedem tal coisa nesse momento de Pandemia, sabendo que são grupos de risco e que banco é um local fechado e que usam ar condicionado. Precisamos enviar uma petição pros senadores pra ver essa questão!!!

  7. Concordo com você. É um absurdo isso. Esse governo não está consciente de nada. Até parece que o que ele quer é isso mesmo. Será que ele tem mãe e pai? Será que eles sofrem pressão também para fazer prova de vida?.

  8. É meu querido amigo infelizmente milhões de idosos enfrentam essa fila. Eu mesmo fico até horrorizado quando o governo diz que corremos o risco de perder o nosso dinheirinho, pois é o único que temos para sobreviver aos trancos e barrancos. Só Deus para nos ajudar. Eles tinham que buscar uma maneira de as pessoas idosas fazerem isso por telefone. Seria mais justo com os idosos, pois morremos de medo quando temos que enfrentar essa fila desumana.

  9. Que Deus lhe dê forças neste momento, e também no restante de sua vida, pois vc mora num país podre.

  10. Também levei minha mãe pra fazer a tal prova.. ela tem 81 anos, mas não deixei ela sair do carro. A gerente da agência dela foi lá no carro fazer. Por horas está tudo bem.. meus sentimentos amigo pela sua perda, sei bem como é perder pra morte!! Mas nem tudo está perdido.. força e fé abraço!!

  11. Isso é uma falta de respeito às pessoas, gente perversa governo estúpidos

  12. Isso é um absurdo e desrespeito com os aposentados.
    Precisamos sim acabar com essa injustiça mobilizando uma corrente nas redes sociais e promovendo assim um abaixo assinado para reverter esse crime contra uma classe que mais contribuiu com o desenvolvimento da nação.
    Se querem a prova de vida presencial aos aposentados então que enviem agentes públicos a residência e não fazer deslocar aposentados da segurança de seus lares principalmente com idades avançada.
    Pra isso é que serve os impostos.
    Acorda Brasil !!!

  13. Sei da sua dor. Se não tivesse morrido em 2019, minha mãe atenderia ao chamado do famigerado INSS.
    Me apavora ter a certeza da aflição que ela estaria vivendo.Ainda assim, gostaria muito de tê-la comigo.

  14. Sinto muito pela perda do seu pai, porque eles não fizeram a prova de vida pelo aplicativo???

  15. Indignação!!!
    Minha mãe completa 90 anos em 05/07/21 e terá q pegar na Receita Federal em 01/07/21 o CPF do meu pai falecido há 62 anos qdo nem existia CPF, exigência a ser cumprida p não perder a pensão por morte do marido falecido.

  16. Estamos infelizmente nesta situação,precisamos nos cuidar dia a dia,tenho certeza que algo futuramente será feito,temos vários ministros do STF que tomará decisão.

  17. As fraudes não saem dos nobres aposentados que tanto contribuíram e contribuem com o Brasil.
    Elas são criadas no meio de políticos canalhas que estão e estiveram no poder.

  18. Que notícia triste, prova de vida, bem como atendimento em postos de saúde, vacinas os idosos são expostos ao frio, vento e vírus. Meu pai morreu antes da vacina chegar até em casa, sendo q liguei e cadastrei na primeira semana que começaram a cadastrar idosos para vacinar em casa. Uma semana após sua morte por covid, ligaram para agendar..?…muito difícil ser idoso no nosso país, esqueceram que do suor de seus rostos ajudaram a construir esse país. Muito triste!

  19. Meus sentimentos a você e família. Também perdi o meu pai com 84 anos para a covid há 30 dias. A sensação de tristeza, perda e dor é infinita, uma vez que ele cumpria todas as regras da quarentena e só saiu de casa uma vez em 15 meses para se vacinar. Nem com a primeira dose aplicada ele foi poupado. Fico pensando sem parar como isso pode acontecer, mas acho que nunca terei as respostas.

  20. Muito triste mesmo… sinto muito pelo seu paizinho. Trabalho em banco e vejo como os idosos se preocupam em fazer a prova de vida para não ter seu benefício bloqueado… muitos já recebem tão pouco, eles não podem se dar ao luxo de deixar o governo bloquear seus “sagrados” benefícios. Sendo assim, a única opção que eles tem é se “arriscar” indo ao banco lotado. Uma observação importante é que os cartórios são obrigados por lei a comunicar ao INSS quando ocorre o óbito de um beneficiário, que gera o bloqueio imediato do pagamento. Impedindo a fraude em que outra pessoa fica recebendo pelo beneficiário falecido. É tanta burocracia desnecessária nesse país que me dá nojo.
    Quantas vezes já vi idosos acamados sendo levados ao banco de fralda, com sonda para fazer esse procedimento ridículo. O senhor está corretíssimo em divulgar sua indignação, tenho certeza que assim como eu, a maioria dos brasileiros concordam com a sua opinião. Que Deus traga o consolo para o senhor e toda a sua família.

  21. Uma falta de humanidade, porém como exigir humanidade de um governo genocida? Aceitar que é proposital o genocídio principalmente aos aposentados é cruel por demais. Sigamos na luta.

  22. Meus sentimentos a sua dor!!! Sei comi eles são preocupados em fazerem tudo certinho e não entendem o q nao veem … ao sair e irem sozinhos ao banco… enfim, aqui levei meu Pai junto da minha Mãe 85 e 83 anos …na agência do BB q atende eles antes de abrir e se precisar vai até o carro …

  23. Sinto muito pela vida do seu pai e espero que sua mãe se recupere. Também concordo plenamente com você que em plena pandemia essa obrigação para os idosos é absurda. Estou aqui nesse momento no dilema, minha madrinha preocupada em bloquearem o pequeno pagamento que tem direito e eu tensa só em imaginar ficarmos no banco apertado, lotado, depois de todo esse tempo sem sair de casa, correndo um risco que poderia ser evitado.

POSTS RELACIONADOS