Metroviários param em SP

As linhas 1, 2, 3 e 15 do Metrô estão paradas

Os metroviários do metrô realizam uma paralisação nas três principais linhas da capital Paulista desde as 00:00 dessa quinta-feira (23).

O sindicato justifica a greve por conta da falta de pagamento do abono, pede a revogação de demissões por aposentadoria e outros desligamentos realizados em 2019, a necessidade novas contratações e se coloca contra a privatização do serviço, como ocorre hoje com as linhas 8 e 9 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O governo Tarcísio também anunciou o interesse de privatizar as demais linhas da CPTM. As duas linhas privatizadas vem apresentando diversas falhas desde que a gestão saiu da empresa estadual.

A greve, anunciada ontem, afeta as linhas 1-Azul, 2- Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, afetando cerca de 3 milhões de usuários nas 4 linhas. As estações estão com os portões fechados.

Os trabalhadores propuseram, antes da greve, que as catracas fossem abertas sem a cobrança de tarifa, para não afetar o trânsito da população, mas a empresa não aceitou.

Hoje, por volta das 09:00, um acordo para liberar as catracas, como a proposta do sindicato, foi aceita, mas até às 09:30 às estações ainda não haviam sido abertas.

A proposta do sindicato é permanecer em greve ao longo do dia, mas com as catracas abertas possibilitando a circulação e pressionando o governo e o metrô a aceitar as propostas.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ BH CONTAGEM

PELA AMPLIAÇÃO DO METRÔ PÚBLICO, COM PARTICIPAÇÃO POPULAR E TARIFA SOCIAL! O Bloco Esperando o Metrô, reafirma sua posição contrária à privatização da Companhia Brasileira