Mercedes-Benz vai demitir 3.600 trabalhadores em SP

Reestruturação da fábrica Mercedes-Benz de São Bernado do Campo (SP) resultará na demissão de trabalhadores
Fábrica Mercdes-Benz - Foto: Reprodução
Fábrica Mercdes-Benz - Foto: Reprodução

A Mercedes-Benz anunciou nesta terça-feira (6) a demissão de 3.600 funcionários da sua fábrica de caminhões e chassis de ônibus em São Bernardo do Campo (SP) . A ação faz parte de um processo de reestruturação e modernização da fábrica. Atualmente, a Mercedes conta com 9.500 trabalhadores. Depois da demissão, ocorrerá a terceirização de parte da operação.

A justificativa dada pela Mercedes-Benz é o custo da produção. A empresa diz estar sofrendo pressão para reestruturar o setor automobilístico. O objetivo da montadora é terceirizar algumas das áreas da produção, além dos seriviços de logística, manutenção e ferramentaria.

Em nota, a Mercedes-Benz disse que o mercado está se tornando cada vez mais dinâmico e competitvo. Assim, novas tecnologias vem surgindo enquanto as formas tradicionais vão ficando para trás. Para conseguir acompanhar o novo ritmo da tranformação desta indústia e o aumento da pressão dos custos, irão focar em outras formas de negócio, concentrando os esforços nas novas demandas do mercado.

“Vamos deixar de produzir internamente alguns componentes e deixar de exercer atividades que podem ser realizadas por outras empresas parceiras, tais como: logística, manutenção, fabricação e montagem de eixos dianteiro e transmissão média, ferramentaria e laboratórios, até então realizadas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e que passarão a ser exercidas por empresas contratadas – de preferência na região do Grande ABC, em compromisso com a nossa comunidade local. Com todas essas medidas imprescindíveis, vamos nos tornar mais ágeis, eficientes e competitivos para as entregas aos nossos clientes e, sobretudo, estamos garantindo a sustentabilidade dos negócios da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus a longo prazo no Brasil”, comunicou a empresa Mercedes-Benz

O Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC disse que seus dirigentes se reuniram nesta terça (6) com a diretoria da Mercedes-Benz quando os representantes pediram a abertura das negociações sobre o tema. Nesta quinta (8), o sindicato irá se reunir com os trabalhadores, às 14 horas, no pátio da fábrica para discutir as propostas.

A decisão da empresa de realizar uma demissão em massa está prevista na lei, entretanto existem uma série de impactos socioeconômicos por trás da ação. As empreas, ao tomarem essas medidas, afetam a qualidade de vida de toda a comunidade local que trabalha nas fábricas. Ao dispensar um grande número de funcionários ao mesmo tempo, milhões de reais deixam de circular no comércio local, impactanto também diretamente o setor de serviços.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS