Menino negro é encontrado morto sob tortura em São Paulo. Investigação aponta Sargento da PM

Assassinato de adolescente negro provoca rebelião em São Paulo

Por Karina Iliescu

Guilherme Silva Guedes, estudante, sumiu na madrugada desse sábado, 14. Depois foi encontrado no IML com sinais de tortura e tiros na cabeça e nas mãos. De acordo com seus familiares, ele foi morto por um Policial Militar que trabalhava como vigilante em um galpão na Zona Sul de São Paulo.

Dois policiais militares já foram apontados como suspeitos pela Policia Civil de São Paulo e segundo reportagem da UOL, Adriano Fernandes de Campos, 41, do Baep (Batalhão de Ações Especiais) de São Bernardo do Campo foi o autor do assassinato junto com outro soldado da PM. A investigação está em andamento pelo DHPP. O sargento ainda não foi encontrado.

Guilherme foi levado, segundo vídeo da câmera de segurança, por dois homens armados. Ele estava em frente da casa de sua avó e alguns minutos antes teria acontecido um assalto em um galpão próximo ao local do desaparecimento. A suspeita é que esses policiais que trabalhavam como vigilantes, teria confundido o Guilherme e levado-o. Segundo informações que chegaram para a família, o mesmo carro que levou o Guilherme teria entrado neste galpão e duas viaturas esperavam na porta com as luzes apagadas.

Aconteceu uma manifestação na segunda-feira, quando a família soube que o menino estava morto. PM, Força Tática e o batalhão do Choque reprimiram com bomba e tiros de borracha. O protesto foi nas proximidades da avenida Cupecê, Zona Sul, realizado por moradores e amigos. O protesto começou onde ele foi visto pela última vez. A Tropa de Choque reprimiu os manifestantes e a revolta popular provocou o incêndio de quatro ônibus.

Ontem, 16, houve mais uma manifestação pela memória de Guilherme e por justiça. A PM e a Tropa de Choque reprimiu os manifestantes e alguns foram detidos.

 

 

Fotos de Marcelo Rocha do protesto que aconteceu na tarde do dia 16 no Jardim Miriam.

Veja o vídeo da revolta popular do dia 15 de junho.

REVOLTA EM SP CONTRA ASSASSINATO DE MENINO NEGRO

#AGORARevolta na Zona Sul de São Paulo contra assassinato de menino negroPolicial Militar é apontado pela família de Guilherme Silva Guedes, 15 anos, como autor do crime com requintes de tortura e crueldade.https://jornalistaslivres.org/menino-negro-e-encontrado-morto-sob-tortura-em-sao-paulo-familia-culpa-pm/

Gepostet von Jornalistas Livres am Montag, 15. Juni 2020

 

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Até quando meu Deus, até quando Deus do céu??? Socorro.

  2. Não entendo tanta crueldade, tanta violência, tantos assassinatos de jovens e negros. Égua, até quando?

POSTS RELACIONADOS

Juíza federal é referida como “preta desgraçada” por arquiteta branca

Frente à adversidade, Mylene Ramos não apenas buscará a reparação pelos prejuízos sofridos, mas também almejará fazer valer seus direitos como vítima de discriminação. Uma mulher que dedicou sua vida à luta por justiça social agora se posiciona do outro lado da mesa , não mais como juíza ou advogada, mas como alguém que exige dignidade e respeito.

Revoga Minc: escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus

Revoga Minc

Escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus