Massarandupió

 

Quando não se consegue esquecer as tolices, talvez seja porque não são tolices.

 

 

 

Nunca escrevi sobre culinária e a arte de cozer bons alimentos e vendê-los no justo preço , mas quando me lembro da vila de Massarandupió, o chef Patrício e seus pratos, servindo em seu rancho peixe vermelho, frito inteiro, e caranguejos, e lambretas e siris, que de tão frescos, ainda mexem na boca, tudo de canto de mar, grito de carcará, vigia de urubu e jangada de praia.

 

 

Tão tenro alimento me desperta imaginação, me alerta para a solidão da gente na imensidão desse costado, onda verde revolta de virgindade, tão vazia que o nu dos corpos se torna pura necessidade entre ventos que agitam. 

 

A nudez e o alimento, o isolamento que se impõe à mente nesses momentos crus, sem celular, sem eletricidade, sem podcasts. Despido de tudo minha mente  imagina índios na praia quando as caravelas aqui chegaram, na Bahia mesmo, me faz até pensar nas bolas de óleo, tão preto e viscoso, que meses atrás Patrício diz que retirou com as próprias mãos, mãos da comunidade de Massarandupió que acudiram, limparam a praia como se limpa igreja e templo depois dos cultos.

 

Memória de praia é isso, todo dia renova, tal maré, tal  alimento e arte de cozer, bem servir. Chef Patrício, praia feita de solidão e ressacas, cachorros, que de tão soltos, nem ligam pra gente.

Acreditam em verdades os que cá vivem e trabalham, campesinos do mar, mestres da arte da piaçava e da tolerância, do pescado e bem viver, chão de lua cheia e roças de cajá, umbu, liberdade.

Massarandupió, Deus e seus absurdos.

 

 

*imagens por helio carlos mello©

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Se Pió não fosse tão longe, eu ia piá por lá!…
    Arrebentar minhas saudades naquelas ondas, rolar meu corpo na areia silenciosa das tartarugas, saciar minha sede e minha fome, no aconchego da barraca do Patrício, pedalar até a ponda da praia, onde a nudez e a liberdade se enamoram ao por do sol, ao som dos silvos das baleias, descendo para Abrolhos.

POSTS RELACIONADOS

A bahia que não veremos em Renascer

A Bahia que não veremos em Renascer

Enquanto a estreia do remake da novela “Renascer” promete ressuscitar a cultura do cacau na Bahia nas telas e o culto ao “bom coronel”, a dramática realidade no Sul do estado contradiz a narrativa ficcional. “Renascer” busca entretenimento, mas o segundo estado com maior população indígena do Brasil enfrenta uma realidade que não é mostrada nas tramas televisivas.

Catástrofe nuclear?

Estamos diante da maior ameaça de guerra nuclear desde a crise dos mísseis soviéticos em Cuba, no início dos anos 1960.