Mas o que isso significa?

Watatakalu Yawalapiti, mulher indígena que vive no Xingu, colaboradora Jornalistas Livres, entre muitos outros parentes, a grande família das etnias, ocupa a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena, em protesto contra nomeação de coordenadora do distrito, sem prévia consulta aos indígenas. Da cidade de Canarana, no Mato Grosso, ela questiona.

 

Hoje faz 34 dias que ocupamos o DSEI XINGU ……… os Deputados mandaram exonerar a nossa coordenadora que, nós, os povos do Xingu, escolhemos para assumir esse cargo e do nada recebemos a notícia de que Ela tinha sido mandada embora. E a surpresa era que o senhor deputado Fábio Garcia tinha Nomeado uma pessoa da confiança dele. Mas o que isso significa??? Que, o senhor deputado Fábio Garcia é quem decide quem irá trabalhar com o nosso povo? Será que ele aceitaria que nós, povos indígenas, fossemos indicar alguém pra trabalhar dentro da casa dele para cuidar da família dele? ele iria aceitar???

Não né?

Pois é…….. nós também não!!!!!!

Quem decide quem sai e quem entra no nosso Distrito somos nós, senhor Deputado, até quando vocês vão brincar com a nossa Saúde e com outros órgão que atende os povos indígenas????

Todos nós estamos aqui na ocupação!!!!!

Tem parentes que estão na aldeia, que não estão no movimento…. mas é só 5% que não esta aqui. E por isso que tem que fazer o que os 95% dos caciques que estão aqui querem.

Secretário da SESAI disse que não tem poder de indicar e nem demitir quem assumi as coordenações dos Distritos de todo Brasil…RS então me pergunto….. que diabos ele faz lá então?????

Aí o Ministro da saúde disse que tem que negociar com o Deputado Fábio García…… aí não entendi mais nada!!!!!  Será que temos que negociar com maletas de dinheiro?????  Afinal eles estão acostumados com isso. Aí o Ministro da Casa Civil não atendeu a comissão que mandamos para Brasília para conversar e resolver logo essa questão….

Bom até agora nada de resposta e parece que não vão acatar a nossa reivindicação.

Se não vão atender logo o nosso pedido, pois não vamos sair da Ocupação, vamos ficar aqui, vamos lutar até vcs Ministros e Deputados fazer o que é certo para o nosso povo.

Ganhamos a primeira batalha e vamos ficar para ganhar a Guerra!!!!

Aqui na ocupação estão…. caciques, mulheres, Crianças e guerreiros!!! Ah!!!!! Somos 16 povos aqui no Xingu……. se falamos que aqui funciona a tal falada DEMOCRACIA, sim…… funciona e deveriam respeitar o nosso jeito de sermos democráticos.

Somos diferentes e por isso as nossas instituições são DIFERENCIADAS!!!!

SEGUIMOS lutando parentes!!!!

Nossos cantos sagrados vai ecoando junto com o nosso movimento.

Watatakalu, mulher Yawalapiti, firme nas tradições e guarda de seu povo.

Hj faz 34 dias que ocupamos o DSEI XINGU ……… os Deputados mandaram exonerar a nossa coordenadora que, nós os povos do Xingu escolhemos para assumir esse cargo e do nada recebemos a notícia de que Ela tinha sido mandada embora. E a surpresa era que o senhor deputado Fábio Garcia tinha Nomeado uma pessoa da confiança dele. Mas oque isso significa??? Que, o senhor deputado Fábio Garcia é quem decide quem irá trabalhar com o nosso povo? Será que ele aceitaria que nós povos indígenas fossemos indicar alguém pra trabalhar dentro da casa dele para cuidar da família dele? ele iria aceitar???Não né?Pois é…….. nós também não!!!!!!Quem decide quem sai e quem entra no nosso Distrito somos nós senhor Deputado, até quando vcs vão brincar com a nossa Saúde e com outros órgão que atende os povos indígenas???? Todos nós estamos aqui na ocupação!!!!!Tem parentes que estão na aldeia, que não esta no movimento…. mas é só 5% que não esta aqui. E por isso que tem que fazer oque os 95% dos caciques que estão aqui querem.Secretário da SESAI disse que não tem poder de indicar e nem demitir quem assumi as coordenações dos Distritos de todo Brasil…RS então me pergunto….. que diabos ele faz lá então?????Ai o Ministro da saúde disse que tem que negociar com o Deputado Fábio García…… aí não entendi mais nada!!!!! Será que temos que negociar com maletas de dinheiro????? Afinal eles estão acostumados com isso. Ai o Ministro da Casa Civil Não atendeu a comissão que mandamos para Brasília para conversar e resolver logo essa questão….Bom até agora nada de resposta e parece que não vão acatar a nossa reivindicação.Se não vão atender logo o nosso pedido, pois não vamos sair da Ocupação, vamos ficar aqui, vamos lutar até vcs Ministros e Deputados fazer oque é certo para o nosso povo.Ganhamos a primeira batalha e vamos ficar para ganhar a Guerra!!!!Aqui na ocupação está…. caciques, mulheres, Crianças e guerreiros!!! Ah!!!!! Somos 16 povos aqui no Xing……. se falamos que aqui funciona a tal falada DEMOCRACIA, sim…… funciona e deveriam respeitar o nosso jeito de sermos democráticos.Somos diferentes e por isso as nossas instituições são DIFERENCIADAS!!!!SEGUIMOS lutando parentes!!!!Nossos cantos sagrados vai ecoando junto com o nosso movimento.

Gepostet von Watatakalu Yawalapiti am Freitag, 29. September 2017

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS