Marília Campos (PT) vai se consolidando na disputa em Contagem, aponta pesquisa

Deputada estadual está com dez pontos de vantagem diante do empresário Felipe Saliba, do DEM, na disputa em segundo turno em cidade da Grande Belo Horizonte

A deputada estadual Marília Campos, do PT, está com dez pontos de vantagem diante do empresário Felipe Saliba, do DEM, na disputa em segundo turno pela Prefeitura de Contagem, cidade de mais de 600 mil habitantes na Grande Belo Horizonte, conforme pesquisa do instituto DataTempo/Quaest divulgada hoje. A petista tem 43%, enquanto o democrata tem 33% considerando os votos totais.

Conforme a pesquisa estimulada, quando o nome do candidato é apresentado ao eleitor, Marília Campos obtém 43% das intenções de voto. Considerando-se a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, ela pode ter entre 39,9% e 46,1%. De outro lado, Felipe Saliba registra 33%. Com a margem de erro, poderia ficar hoje entre 29,9% e 36,1%.

Quando são excluídos os brancos e nulos e os indecisos para fazer uma projeção de votos válidos, Marília pontua com 56,6%, enquanto Saliba alcança 43,4%. A distância de 13 pontos é dez pontos menor do que a registrada ao final do primeiro turno, pois a maior parte dos eleitores de outros candidatos migrou para Saliba.

O instituto de pesquisas também mediu a corrida eleitoral no cenário espontâneo, quando os eleitores apontam os nomes dos candidatos sem que uma lista seja apresentada. A diferença é semelhante. Marília Campos registra 34% das intenções de votos totais, enquanto Felipe Saliba alcança 23%. Outros 2% dos eleitores citaram nomes que não estão na disputa, enquanto 17% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo. Os que não souberam ou não responderam são, no total, 24% na pesquisa espontânea.

Numa projeção dos votos válidos, que é como a Justiça Eleitoral divulga os resultados, a distância estaria na casa dos 13 pontos percentuais. No primeiro turno, Marília Campos, que já administrou a cidade por dois mandatos, terminou a corrida eleitoral com mais de 23 pontos de vantagem em relação a Saliba. 

Os números doDataTempo/Quaest foram colhidos entre entrevistas 1 mil eleitores entrevistados nos dias 20 a 22 de novembro.

Margarida tem os votos urbanos em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, na Zona dA Mata de Minas, a deputada federal Margarida Salomão, do PT, e o empresário Wilson Rezato, do PSB, concorrem à prefeitura no segundo turno. Ainda não foi divulgada pesquisa eleitoral sobre a disputa entre os dois, mas levantamento feito pelo jornal Tribuna Minas aponta que a vantagem de Margarida, que saiu do primeiro turno com 39,5% da votação válida e 42 mil votos à frente de Wilson, que obteve 23% dos votos válidos, refletiu em toda área urbana da cidade.

A professora Margarida venceu o primeiro turno nas regiões Central, Leste, Nordeste, Norte, Oeste (Cidade Alta), Sudeste e Sul. Em três dessas sete áreas urbanas, o desempenho eleitoral da deputada federal rompeu a barreira dos 40% da votação válida. O maior percentual obtido por Margarida aconteceu na Cidade Alta, onde registrou 43,3% dos votos válidos, ficando quase 24 pontos percentuais à frente de Wilson, que venceu seus adversários na zona rural. A cidade conta com cerca de 500 mil habitantes.

Teófilo Otoni e Monlevade

No primeiro turno, o PT retomou duas importantes cidade do interior de Minas. Em Teófilo Otoni, no Leste mineiro, com Daniel Sucupira, que derrotou o bolsonarista Comandante Marinho, do Patriotas, com 31.747 votos contra 30.993. Já em João Monlevade, no Vale do Aço, o candidato Dr. Laércio, do PT, saiu vitorioso ao obter 14.434 votos contra 13.186 de Dr. Railton, do PDT.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Itéramãxe: aquilombando universidades

O projeto de Mentoria Preparatória para Pós-Graduação em Humanidades “Itéramãxe” prepara e apoia pessoas de grupos vulneráveis para processos seletivos de pós-graduação em universidades brasileiras.