Maria Dantas: “Queremos regularização dos imigrantes na Espanha”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Entrevista a Bruno Falci e Clara Luiza Domingos, de Lisboa, para o Jornalistas Livres

No momento atual, a Espanha é o segundo país com mais mortes pela pandemia por milhão de habitantes. Ou seja, para cada milhão o país tem 409 óbitos. O segundo país é a Bélgica como 419 por milhão de habitantes e, em seguida, vem a Itália como 358 e a França como 263. O Estado de Emergência na Espanha está sendo aplicado desde 15 de março e os números no país são assustadores. São quase 20 mil mortos e 180 mil infectados.

Para falar sobre a situação da Espanha e as medidas adotadas pelo Estado no país europeu, conversamos com a deputada do parlamento espanhol, Maria Dantas, pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). Maria Dantas faz observações sobre os impactos do Coronavírus no país (e, particularmente, na Catalunha, que é sua base eleitoral), na economia, e, sobretudo, os impactos sobre as pessoas comuns, para o trabalhador, o imigrante, e as medidas adotadas pelo governo espanhol, que é um dos mais progressistas da Europa, a partir de uma aliança entre o Podemos e o PSOE.

Deve-se considerar que a pauta da democracia e da república é algo que importa muito à Izquierda Republicana da Catalunha, um partido historicamente vinculado às lutas contra o franquismo. Ela menciona também que o atual governo de coalizão de partidos de esquerda, criou um programa de renda mínima garantida, que será implementada no próximo mês de maio.

A deputada Maria Dantas faz parte de diversas comissões do parlamento, entre elas a Comissão de inclusão, Segurança Social e Imigrações. É também participante dos movimentos sociais, sobretudo no campo dedicado às políticas migratórias na Europa, sendo ainda uma voz ativa nas denúncias ao golpe de Estado de 2016 no Brasil e seus desdobramentos, que culminaram na prisão ilegal do ex-presidente Lula e nas medidas antidemocráticas do governo atual, como a Frente Internacional dos Brasileiros Contra o Golpe, que se reuniu no ano passado em Berlim.

Todas as manhãs de sábados, às 10h, traremos convidados que vivem na Europa e, juntamente com Maria Dantas, o Jornalistas Livres vai apresentar um boletim semanal sobre a situação dos países europeus na luta contra a Pandemia. Acompanhe as lives pelo página do Facebook e Youtube.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Pará: o novo normal está morto!

Neste domingo (16), em um dos mais importantes destinos turísticos da Amazônia Brasileira, a impressão que se teve foi de que não existe mais pandemia.

>