Maria Dantas: “Queremos regularização dos imigrantes na Espanha”

Foto Twitter Maria Dantas

Entrevista a Bruno Falci e Clara Luiza Domingos, de Lisboa, para o Jornalistas Livres

No momento atual, a Espanha é o segundo país com mais mortes pela pandemia por milhão de habitantes. Ou seja, para cada milhão o país tem 409 óbitos. O segundo país é a Bélgica como 419 por milhão de habitantes e, em seguida, vem a Itália como 358 e a França como 263. O Estado de Emergência na Espanha está sendo aplicado desde 15 de março e os números no país são assustadores. São quase 20 mil mortos e 180 mil infectados.

Para falar sobre a situação da Espanha e as medidas adotadas pelo Estado no país europeu, conversamos com a deputada do parlamento espanhol, Maria Dantas, pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). Maria Dantas faz observações sobre os impactos do Coronavírus no país (e, particularmente, na Catalunha, que é sua base eleitoral), na economia, e, sobretudo, os impactos sobre as pessoas comuns, para o trabalhador, o imigrante, e as medidas adotadas pelo governo espanhol, que é um dos mais progressistas da Europa, a partir de uma aliança entre o Podemos e o PSOE.

Deve-se considerar que a pauta da democracia e da república é algo que importa muito à Izquierda Republicana da Catalunha, um partido historicamente vinculado às lutas contra o franquismo. Ela menciona também que o atual governo de coalizão de partidos de esquerda, criou um programa de renda mínima garantida, que será implementada no próximo mês de maio.

A deputada Maria Dantas faz parte de diversas comissões do parlamento, entre elas a Comissão de inclusão, Segurança Social e Imigrações. É também participante dos movimentos sociais, sobretudo no campo dedicado às políticas migratórias na Europa, sendo ainda uma voz ativa nas denúncias ao golpe de Estado de 2016 no Brasil e seus desdobramentos, que culminaram na prisão ilegal do ex-presidente Lula e nas medidas antidemocráticas do governo atual, como a Frente Internacional dos Brasileiros Contra o Golpe, que se reuniu no ano passado em Berlim.

Todas as manhãs de sábados, às 10h, traremos convidados que vivem na Europa e, juntamente com Maria Dantas, o Jornalistas Livres vai apresentar um boletim semanal sobre a situação dos países europeus na luta contra a Pandemia. Acompanhe as lives pelo página do Facebook e Youtube.

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Vivemos um dilema no mundo: A saúde ou a economia… quarentena radical para salvar vidas, ou parcial para evitar um colapso econômico…
    Quando um Governo tem que optar por uma coisa ou outra, tem a tendência de ir a um dos extremos. Como evitar a politização do coronavirus? Algo quase impossível em um mundo dividido em ideologias que apenas desvia o foco do problema a interesses de um coletivo…As reticências e os condicionamentos, ideológicos, políticos e religiosos, jamais foram capazes de unir a humanidade em um só objetivo, que é o bem comum. Será que não há um término meio, onde possamos evitar o contágio, protegendo aqueles que são mais vulneráveis, sem afetar a economia das famílias? Ou será que pôr querer ter razão, ainda estamos confusos sem uma solução efetiva?
    Estou seguro que os oportunistas políticos e fanáticos de ambas orientações, dirão futuramente que fizemos uma mal gestão, e que estamos arruinado economicamente; Em outro caso, outros dirão que por a falta de seres queridos que partiram, estão indignados por priorizar a economia frente as vidas… Porque não buscamos a união política e social, para solucionar um problema comum a todos?
    Seria ingênuo em pensar que isso é possível… Depois que passe essa tempestade, algumas pessoas egoístamente pensará que tinha razão e sentirá uma espécie de vitória dialética e ideológica, mas infelizmente todos seremos perdedores, vítimas nessa batalha… Uma solução conciliante evitaría uma derrota unánime.

  2. Afinal os imigrantes serão legalizados ou não? Eu não entendi.

POSTS RELACIONADOS