Maconheira e maconheiro unido é Movimento Social

Marcha da Maconha Belo Horizonte 2019

Por: Leonardo Koury e Maxwell Vilela

 

 

 

Com mais de 30 mil manifestantes nas ruas de Belo Horizonte MG, o sábado (25), não conteve o grito de “Legaliza”, principal lema da Marcha da Maconha no Brasil, além do grito contra o governo Bolsonaro: Ele Não! Entre os apoiadores: médicos, especialistas, gastrônomos e agricultores familiares apresentaram argumentos importantes a favor da legalização, um debate aberto meio a música e protesto.

 

Diversos países vem mostrando para o Brasil os benefícios da regulamentação  da maconha, porém o Governo Federal se traduz em um jogo político co-articulado com milicias e setores da segurança pública, estes que comandam o tráfico. Sabe-se a posição “anti drogas” do atual governo e segundo Baiano, um dos organizadores da marcha BH “eles (governo) não querem permitir que essa evolução aconteça”, Baiano também ressalta que “a marcha que acontece todos os anos no mês de maio luta contra a descriminalização da maconha para uso medicinal, industrial e recreativo”.

 

 

A marcha BH seguiu da praça da estação até a praça da liberdade aonde acontece tradicionalmente a queima de “Baseado gigante” na frente do palácio. É importante fomentar que a discussão sobre a legalização dos últimos 11 anos trouxe para a marcha novos públicos de várias periferias da região metropolitana que simbolizam a visibilidade da população que é criminalizada socialmente pelo uso.

 

 

 

De acordo com Anderson, outro coordenador da marcha BH agora a pressão é com o Supremo Tribunal Federal STF que deve votar na próxima semana sobre a descriminalização. O olhar do STF deve ser pela qualidade de vida e pelo direito ao uso, além de evitar as pressões moralizadoras advindas da mídia privada e de grupos religiosos.

Maconheiras e maconheiros em unidade, pela legalização, contra o uso de armas e a favor da paz como princípio norteador da liberdade.

 

 

Texto: Leonardo Koury e Maxwell Vilela

Fotografia: Maxwell Vilela, especial para os jornalistas livres

 

COMENTÁRIOS

11 respostas

  1. Tanta coisa pra se preocupar o país entrando em colapso ,e um monte de sem trabalho lutando para liberação de drogas ,como sustentar o vício sem emprego?

  2. Luta contra a descriminalização ? Acho q tem algo errado aí

  3. É um absurdo. Estamos sem norte social. Liberar para remédio tem que ser via médicos. Temos muito mais a fazer pelo Brasil. Deixemos de coisas banais e vamos focar nossos esforços em ações que trazem benefícios para nós brasileiros.

  4. Isso é uma vergonha se é uma erva medicinal então fabrique remédio para para população gratis pois tem muita gente que depende do governo e não sai nada gratis nem injeção na testa tem ora liberação da maçonaria vão e criar seus filhos que deve tá passando por situação difícil é vcs a procura de destruir ainda mais a população fume a maçonaria de vcs na frente de seus filho para eles crecerem sabendo que seu pai ou sua mãe eram maconheiro .

  5. Bem, acho que este país sintetiza a hipocrisia em seu ápice: bebida alcoólica liberada, cigarros, charutos tudo pode. Por que não liberar a maconha? Além de tudo, é uma forma de acabar com o tráfico.

  6. Ninguém fala que quando um ou mais maconheiro está fumando maconha,intoxica fortemente quem não fuma! É uma catinga muito forte.pra quem é alérgico então…por que não fazem comprimidos? Assim,pelo forte odor,não incomodaria os outros! Respeitem o direito de quem não fuma!

  7. Sem estar legalizada o direito dos que não são usuários estão sendo atropelados nos pontos de ônibus, nas praças, cachoeiras e etc. ..como vai ser quando acontecer essa legalização? ????

  8. Sem estar legalizada os direitos de quem não é usuário tem sido atropelados nos pontos de ônibus, nas praças, cachoeiras e etc. ..como vai ser quando houver essa legalização? ?????

  9. O que tem a ver falar do Bolsonaro. Ele é culpado por vc não poder fumar e dar o seu cú logo após…

  10. passamos em frente a igreja que tem na rua da bahia e eu fiquei falando alto olhando no fundo das pessoas velhas que estavam lá: “Não se esqueçam, deus também criou a maconha.” ahusduhfashdfhuasdfhuashduf, mto gostoso.

POSTS RELACIONADOS

Plano Diretor da Grande BH para quem?

Por frei Gilvander Moreira[1] Ferramenta constitucional para o planejamento metropolitano, prevista no artigo 46, inciso III da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989,

Domingo em defesa da Serra do Curral

Organizado com o apoio de mais de 100 entidades, coletivos ambientais, movimentos sociais aconteceu em Belo Horizonte (MG) neste domingo (4/6) o 6º Abraço à