Marcha em São Paulo: tem gente com fome

Um ato com pessoas anônimas como Vânia, três filhos, desempregada e moradora da ocupação do MTST do Grajaú. Com ela, o osso contra a fome, que ela decidiu carregar até a fome acabar.

Tem gente com fome, tem gente com fome…

Por Sérgio Kraselis
Impossível não lembrar dos versos de Chico Buarque,  em “Brejo da Cruz” ao olhar os semblantes de quem saiu às ruas neste sábado (13) na Marcha contra a Fome, em São Paulo: (…)São faxineiros/
Balançam nas construções/
São bilheteiras/
Baleiros e garçons/
Já nem se lembram/
Que existe um Brejo da Cruz/
Que eram crianças/
E que comiam luz(…)

Marias, Josés, Joões, Sebastiãos, Pedros, Mateus… Pretos,  brancos, pobres, um exército disposto a protestar contra o estômago vazio, a atravessar a 23 de Maio, uma das avenidas mais importantes de São Paulo e desembarcar na Praça da Sé.

Significativo demais que a concentração se deu diante da Catedral Ortodoxa, no Paraíso, e desembocou com seu rio de aproximadamente 10.000 pessoas diante da Catedral da Sé,  num ato que reuniu o padre Júlio Lancellotti, os pastores Ariovaldo e Levi, e Guilherme Boulos.

Um ato com pessoas anônimas como Vânia, três filhos, desempregada e moradora da ocupação do MTST do Grajaú. Com ela, o osso contra a fome, que ela decidiu carregar até a fome acabar.

Por todos esses Josés, Joões, Sebastiãos, Pedros, Mateus, Marias, Vânia nós temos que derrubar Bolsonaro. O genocídio precisa ter fim.

Marcha contra a fome. Sérgio Kraselis/J_LIVRES
Marcha contra a fome. Sérgio Kraselis/J_LIVRES
Marcha contra a fome. Sérgio Kraselis/J_LIVRES

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.