Diversos movimentos populares e sindicais, personalidades artísticas e culturais, e mandatos parlamentares lançaram na última terça-feira (30/07/2024), o Manifesto “Por uma BH justa, democrática e popular”. Coletiva de imprensa aconteceu no Armazém do Campo, na região central de Belo Horizonte (BH).
O documento defende uma candidatura alinhada ao governo do Presidente Lula e a necessidade de unificação do campo progressista para enfrentar a extrema-direita e defender a democracia. Os movimentos ainda argumentam que há necessidade de uma prefeitura capaz de recolocar BH na posição de vanguarda da criação de políticas referenciais, como o orçamento participativo, os restaurantes populares, o SAMU, entre outras.
Segundo os mobilizadores, Rogério Correia é o “caminho da vitória de um projeto democrático e popular para Belo Horizonte” e que o pré-candidato está ciente da importância destes movimentos para escuta ativa da sociedade. As mais de 200 entidades e personalidades juntam-se aos 6 partidos que já compõem a base de apoio de Rogério: PT, PV, PCdoB, PSOL, Rede e PCB. A frente argumenta que a amplitude dessa unidade garantirá a sustentação popular e estrutura imprescindíveis para “alcançar todos os cantos de Belo Horizonte”.
Entre os signatários estão os maiores sindicatos e centrais de Minas Gerais, diversos movimentos de luta por moradia, ambientais, da área da cultura, da defesa da população em situação de rua e sem tetos, entidades de trabalhadores da educação, economistas, enfermeiros, metalúrgicos, eletricitários, bancários, psicólogos e outras categorias profissionais.
Leia o manifesto na íntegra: