Mamana Coletiva: Manifesto contra referência!

Manifesto contra referência! Importante reflexão das irmãs fotógrafas da Mamana Coletiva sobre o infeliz comentário de Miguel Rio Branco para a Folha de S. Paulo, onde diz que “imagens se tornaram banais”.

Importante reflexão das irmãs fotógrafas da Mamana Coletiva sobre o infeliz comentário de Miguel Rio Branco para a Folha de S. Paulo, onde diz que “imagens se tornaram banais”.

Manifesto contra referência!

Vivemos um momento histórico. As referências mudaram. E essa mudança é urgente!
Populações marginalizadas e socialmente vistas como minoritárias passam a ocupar locais antes delegados às elites. Propor uma reflexão a partir do olhar de quem teve a imagem massivamente explorada e roubada, é inadiável.

Na última segunda-feira, dia 7 de dezembro de 2020, a Folha de São Paulo publicou: “Miguel Rio Branco, um fotógrafo gigante diz que imagens se tornaram banais.”. E a gente se pergunta: banais pra quem? Para os comunicadores/multiartistas populares que estão começando a ter visibilidade?
Para aqueles que estão usando câmeras de celular, tablets e equipamentos semi-profissionais para retratar o seu próprio lugar?

O que fotógrafos que incentivam esse tipo de discurso têm a perder afirmando isso: privilégio.

Até hoje, as populações originárias e tradicionais, os corpos negros, as mulheres, corpos com deficiência, gordos, LGBTQIa+ estiveram, majoritariamente, a frente das câmeras como alvo e não como corpo pensante e parte dessas narrativas. Foram marginalizados, sofreram com o apagamento e o abuso de uma profissão essencialmente colonialista, machista,misógina e hegemonicamente protagonizada por homens brancos e de classe media/alta. Homens esses que ocupam e protagonizam histórias a partir de suas percepções, do olhar desbravador – a salvação sobre um lugar, um corpo, uma raça, um gênero desde sua origem.

Retirar a possibilidade de quem não teve acesso às mesmas oportunidades, institucionaliza o discurso e a produção imagética, perpetuando um olhar colonizador, viciado e violento.

Quando colocamos a fotografia como ferramenta de extração, falamos a partir de uma relação de poder – que reforça os estereótipos, romantiza a pobreza, expõe uma população/território a uma história única. E histórias únicas não são mais bem-vindas porque congelam grupos e pessoas à caricaturas que não correspondem à realidade diversa e complexa. Populações marginalizadas estão para além da fantasia e do imaginário popular, quase sempre preconceituosos.
Acessibilizar a fotografia é possibilitar a todos que contem sobre suas realidades, denunciando o que enxergam de acordo com suas demandas.

Possibilitar que o indígena possa fazer a documentação do próprio povo, que o quilombola comunique como se vê diante do mundo, é ampliar as narrativas e repensar o que já foi contado, como e por quem. Popularizar o discurso de que todos podem fazer suas documentações coloca em risco um lugar que historicamente sempre foi ocupado por homens armados com suas teleobjetivas, apontadas pro “exótico” ou/e para a “terra inexplorada”, desumanizando tudo em nome da arte/estética, transformando tudo em produto.

Aliar-se a luta por direitos é também questionar essa produção de imagens que rotula existências. A fotografia não é neutra e quando ela se furta em narrar as diversas facetas de uma história ela é selvagem. Não é mais possível narrar as histórias a partir de uma única perspectiva, uma ótica explicitamente embranquecida. As referências mudaram.

Convidamos outras coletivas, outras mulheres e homens que se alinham com nossos posicionamentos para construirmos juntes alternativas a esse modelo falido, da fotografia e das artes e das mídias, de um modo geral. Vamos construir novos caminhos e novas referências!

Mamana Coletiva (@mamanacoletiva)

Veja link do instagram: https://www.instagram.com/p/CIrMIoyn0Bk/?igshid=1ufqpzznwa245

Assine o manifesto: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/mamana_coletiva_manifesto_contra_referencia/?utm_source=sharetools&utm_medium=email&utm_campaign=petition-1155644-manifesto_contra_referencia&utm_term=MapKrb+po

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS