Mais aumento no diesel e na inflação. E a culpa não é da guerra na Ucrânia

Privatizadas, as empresas de energia agora visam tão somente a maximização dos seus lucros e não o desenvolvimento nacional. E tome aumento!
Caminhoneiros estão furiosos com novo aumento do diesel
Caminhoneiros estão furiosos com novo aumento do diesel

No 7º Episódio do Programa “O Brasil e o Mundo em 30 Minutos”, os economistas e professores universitários Daniel Höfling, Ricardo Buratini e José Ruas debatem a escalada de preços da Energia no Brasil, destacando o petróleo e a energia elétrica. Em que pese a influência externa na dinâmica dos preços internos, não é a guerra da Ucrânia que explica o aumento do preço da gasolina, do diesel ou da conta de luz. Na verdade, após o intenso processo de privatização na cadeia de energia elétrica ou da política de preços desastrosa na Petrobrás, o que observamos é uma elevação constante dos preços. As empresas privadas têm como único objetivo a maximização dos seus lucros e não o desenvolvimento nacional. Ao retirar-se o setor público de cena, o bem-estar coletivo fica em segundo plano. Há a necessidade de uma retomada da ideia de planejamento de longo prazo com foco no desenvolvimento econômico e social. Para tanto, a presença do Estado é fundamental. A discussão entre Estado x Setor Privado é anacrônica; precisamos construir sinergias entre ambos, e não colocá-los em lados opostos. Assista agora!

Veja outros episódios de O Brasil e o Mundo em 30 minutos: AQUIAQUI, AQUIAQUI e AQUI

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Em entrevista aos Jornalistas Livres Gabrielli fala comenta (sic) que o aumento dos preços se deve à retirada da oferta do petróleo russo do mercado internacional.

    1. Na verdade, Gabrielli diz que “os preços dos combustíveis refletem a combinação de guerra, elementos financeiros, estrutura de mercado e políticas nacionais de abastecimento”. Obrigada pela mensagem. Corrigimos o texto do Gabrielli

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.