Lula lidera as intenções de voto com 42%; Bolsonaro está 8 pontos atrás, com 34%

Nova pesquisa do FSB/BTG aponta vantagem de 8 pontos para Lula e maioria dos entrevistados desaprova o governo Bolsonaro
Lula supera Bolsonaro em 8 pontos percentuais em pesquisa eleitoral [Foto: AP Photos]
Lula supera Bolsonaro em 8 pontos percentuais em pesquisa eleitoral [Foto: AP Photos]

Em nova pesquisa eleitoral, Lula (PT) lidera as intenções de voto, com 42%, enquanto Bolsonaro (PL) tem 34% das intenções. Desde o levantamento anterior, Lula caiu um ponto percentual e Bolsonaro caiu dois; a vantagem é do candidato petista, que está oito pontos à frente. A pesquisa foi realizada pela FSB Comunicações a pedido do banco BTG Pactual.

Por Thaís Helena Moraes

O estudo aponta ainda que Ciro Gomes (PDT) tem 8% das intenções, com queda de um ponto percentual; Simone Tebet (MDB) tem 6%, com alta de dois pontos. Paulo Marçal (Pros), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1% cada. Felipe D’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Leo Pericles (UP) não pontuaram.

A pesquisa também pediu que os entrevistados avaliassem o governo do atual presidente. Dentre as opções, 57% desaprovam o desempenho de Bolsonaro; 38% aprovam a gestão e 3% consideram o governo regular. Em pesquisas anteriores, a avaliação ruim ou péssima vinha decrescendo, mas voltou a subir no início de agosto. A rejeição ao presidente é maior entre as mulheres, nordestinos e a população mais pobre.

Na simulação do segundo turno, Lula também lidera as intenções de voto: 53%, contra os 40% de Bolsonaro. Lula é o candidato mais popular entre as camadas mais pobres: com 60% das intenções entre os que recebem até um salário mínimo, incluindo os beneficiários do Auxílio Brasil de Bolsonaro. O atual presidente esperava angariar mais votos ao vincular o cartão do auxílio com sua campanha, mas isso não vem acontecendo. 

Para realizar o levantamento, a FSB Comunicações ouviu 2.000 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa custou R$ 128 mil reais ao banco BTG e está registrada no TSE sob o número BR-01786/2022.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da