“London Bridge’s Down”: Morre rainha Elizabeth II aos 96 anos

A rainha faleceu esta manhã na Escócia, dando início à Operação Unicórnio; seu reinado foi o mais longevo desde Luis XIV
A rainha Elizabeth II falece aos 96 anos e deixa 70 anos de reinado
A rainha Elizabeth II falece aos 96 anos e deixa 70 anos de reinado

Falece a rainha britânica Elizabeth II, aos 96 anos, nesta quinta-feira (08/09). Ela estava sob observação médica desde a manhã no Castelo de Balmoral, na Escócia, e sua morte foi anunciada pela emissora de TV BBC às 18h30 do horário local. O anúncio quebra o Protocolo Unicórnio, segundo o qual seu filho Charles deveria realizar um pronunciamento. A BBC (British Broadcast Corporation) suspendeu hoje sua programação para relembrar o reinado da monarca, que esteve no trono inglês por 70 anos.

Por Thaís Helena Moraes e Camilla Almeida

Ainda nesta manhã iniciou-se a Operação, que abrange uma série de protocolos caso a rainha falecesse na Escócia. De acordo com o plano, toda a família deveria se reunir no Castelo de Balmoral, o que ocorreu na tarde de hoje. Megan Markle, esposa do neto da rainha, não compareceu. Às 18h do horário local, seu filho Charles, herdeiro do trono, deveria realizar um pronunciamento que anunciaria a morte da mãe. O pronunciamento não ocorreu, e o falecimento foi noticiado pela emissora de TV BBC.

Elizabeth II nasceu no dia 21 de abril de 1926 e foi a primeira primeira monarca feminina a presidir a Casa de Windsor, a ser a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido. Além de seu título de Rainha do Reino Unido, ela se configurava como chefe de Estado de mais 14 países independentes – os  chamados Reinos da Comunidade de Nações – e da Commonwealth (Comunidade das Nações), uma grande organização intergovernamental composta por 53 países independentes. Elizabeth II foi a primeira líder britânica a celebrar um Jubileu de Platina – comemoração de 70 anos de reinado – e hoje é a segunda monarca com o reinado mais longo na História, atrás apenas do rei francês Luís XIV. 

Desde a morte da princesa Diana em 1997, a família real envolveu-se em diversos escândalos. O mais recente foram as alegações da atriz e duquesa Megan Markle, esposa do príncipe Harry, de que seu filho Archie não era considerado família pela rainha Elizabeth. Markle nasceu nos Estados Unidos e tem ascendência afro-americana, fato que não seria aceito pela monarca. Em janeiro de 2020, Harry e a esposa se distanciaram da família real e se mudaram para o Canadá.

Um comunicado oficial foi fixado no portão do palácio de Buckingham, na Inglaterra. “A Rainha morreu em paz em Balmoral esta tarde. O Rei e Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta tarde e retornarão para Londres amanhã (9)”. Nas redes sociais, outro comunicado destaca o luto dos familiares e afirma que “se apoiam no respeito e profunda afeição sempre prestados à Rainha (pelo povo)”.

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. O reinado mais longo apos rainha Elizabeth II, foi da rainha Victoria e nao do rei Luis XIV como diz a reportagem

POSTS RELACIONADOS