Loja Golpe Store vende artigos Lula Livre, Ursal e “Ursene”

Chegou o ano de 2019, o Ano da Besta, o ano do Bolsonaro. Na festa de possessão (ou posse) seus seguidores exultavam o início de uma nova era, com suas insígnias norte-americanas. Os bolsominions. “Ustra Neles”, diziam.

Em seu primeiro discurso o novo presidente não falou em desigualdade social, em combate à fome, em direitos humanos. O novo grande inimigo nacional a ser combatido é o “marxismo cultural” , o socialismo brasileiro e todos os temíveis “vermelhos” que conspiram contra a ordem.

Está difícil de respirar o ar da bozosfera.

Foi contra a estética de toda esta direita alucinada que duas amigas fundaram, em 2018 a Golpe Store, com camisetas, bandeiras, canecas, bottons e outros objetos, sempre na temática antigolpista e antifascista. Todos têm desenho próprio, feitos por artistas locais, mas sempre abastecidos da criativa (contra)cultura memética da geração do golpe de 2016. Há também produtos do MST, com todo o valor das vendas revertidos para o movimento.

A loja fica em um cantinho aconchegante do bairro do Espinheiro em Recife, o “Etiqueta Verde”, galeria coletiva que abriga um espaço de moda sustentável, um brechó e várias outras lojas, todos empreendimentos femininos.

NASCIMENTO

Foi no pré-Copa de 2018 que Nara Vila Nova e Isabela Faria produziram a camiseta “é Gooooooooooolpe no Brasil”. O sucesso foi imediato e elas tiveram dificuldade para dar conta da demanda. Pouco tempo depois resolveram abrir uma loja fixa.

Haddad mostra uma camiseta da loja.

Durante a campanha presidencial vieram as camisetas da chapa Haddad e Manu, também muito requisitadas. Chegaram a presentear os dois candidatos e lembram da emoção de ver Haddad vestir uma delas em atos de campanha pelo Recife.

Várias lideranças da região, como Marília Arraes, já apareceram na loja para fazer suas comprinhas.

Nara fala do propósito por trás da iniciativa: “As pessoas querem ir para a rua. É preciso que as pessoas não recuem, se mostrem, tenham coragem de dizer: sou Lula Livre, eu apoio o MST, os movimentos sociais”.

Os próximos planos da dupla incluem a criação de um site para facilitar as vendas online e a instalação de uma filial em São Paulo.

URSENE

A Golpe Store tem várias peças com o meme número um das eleições, a Ursal, mas o urso mascote é um velho conhecido da população recifense, a “La Ursa”, personagem tradicional do carnaval que passeia pelas festas aos gritos de “La Ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro” (mão de vaca).

No fim das eleições, com a vitória resistente de Haddad nos estados do Nordeste surge, capitaneado pela loja, a URSENE, União das Repúblicas Socialistas dos Estados do Nordeste. “A capital da Ursene é Bobocó, a cidade que mais teve voto [para o Haddad], com 92%”, explica Nara.

O ursinho carinhoso foi trocado por “La Ursa”, personagem tradicional do carnaval Pernambucano.

A invenção virou mote para o próximo Carnaval. Fundaram o BLOCO DA URSENE, que sai dia 15 de fevereiro para o primeiro esquenta e oficialmente no carnaval de Olinda no dia 03 de março, em companhia do bloco do MST. O evento no Facebook, que já tem quase três mil participantes, convida “todxs companheiras, companheiros e camaradas da União das Repúblicas Socialistas dos Estados do Nordeste – URSENE, e demais sucursais da URSAL” para foliar “com muita alegria, resistência e deboche”.

Os bolsominions podem comprar suas roupas na Havan. A gente fica com a Golpe Store.

 

Nara e Isabela com bandeira da loja

GOLPE STORE
Rua Conselheiro Portela, 417 Espinheiro, 52020-030 – Recife
Facebook: https://www.facebook.com/golpestore/
Instagram: https://www.instagram.com/golpe_store/

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Adorei!!! Compras pela internet será mesmo bem legal!!! Aguardando… ✌️

  2. É isso aí, meus parabéns pela iniciativa. Resistir sempre contra o golpe, Lula livre e a entrega do país.

  3. Tenho uma xicara que ganhei de presente de natal. Minha companheira de todas as manhãs. Linda.

POSTS RELACIONADOS