Leia o Boletim 2, do Comitê Científico do Consórcio Nordeste

Do Boletim do Comitê Científico do Nordeste

Coordenação Miguel Nicolelis e Sérgio Rezende. Membros: Adélia Carvalho de Melo Pinheiro (BA); Antônio Silva Lima Neto (CE); José Noronha (PI); Ricardo Valentim (RN); Luiz Cláudio Arraes de Alencar (PE); Marco Aurélio Góes (SE) Marcos Pacheco (MA); Maurício Lima Barreto (BA); Priscilla Karen de Oliveira Sá (PB); Roberto Badaró (BA); e Fábio Guedes Gomes (AL)

O Comitê Científico do Nordeste para o enfretamento da COVID-19 se reuniu na manhã desta sexta-feira, dia 03, novamente sob a coordenação de Miguel Nicolelis e Sérgio Rezende, dando seguimento aos trabalhos para orientar e articular ações do Estados e Municípios no combate à pandemia para que estejam lastreadas em conhecimento científico.

Distanciamento social

O Comitê reafirma que as determinações de distanciamento social e medidas restritivas correlatas são, no momento, as medidas mais eficientes de combate à pandemia.

Subcomitês Temáticos

Foram criados Subcomitês Temáticos, sob orientação do Comitê Científico, cujos membros dividirão a tarefa de coordenar e convidar outros cientistas e pesquisadores, nacionais e internacionais, para que participem ativa e voluntariamente deste esforço. São nove os subcomitês, conforme segue:

Governador do Ceará Camilo Santana (PT) em reunião virtual com demais governadores e Comitê Científico. (Twitter Camilio Santana)

Subcomitê 1 – Sala de situação: produzirá um clipping cientifico, um perfil dos membros do Comitê, coleta e análise de dados, aplicativos e suporte TI, simulações, estimativas e cenários, logística e comunicação pública;

Subcomitê 2 – Protocolos de assistência medica e ambulatorial, clinica e terapêutica, estudos clínicos, desenvolvimento de drogas;

Subcomitê 3 – Equipamentos hospitalares, ventiladores e alternativas, EPI e insumos, recursos hospitalares, e de UTI;

Subcomitê 4 – Interação entre indústria, startups e laboratórios, e unidades de pesquisa locais;

Subcomitê 5 – Fomento a redes de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, fontes de recursos e novas linhas de financiamento;

Subcomitê 6 – Contatos nacionais e internacionais; Subcomitê 7 – Virologia, vacinas e diagnóstico laboratorial;

Subcomitê 8 – Políticas públicas de intervenção (medidas econômico-sociais)

Subcomitê 9 – Epidemiologia, modelos matemáticos e medidas de enfrentamento.

 

Máscaras caseiras

O Comitê reconhece o amplo debate que é feito pela sociedade em torno da eficácia, ou não, do uso de máscaras caseiras produzidas com diversos tipos de tecidos. Certos de que há uma controvérsia pública sobre o tema, após a criação dos subcomitês temáticos, compromete-se a apresentar o mais breve possível, um relatório específico sobre o tema.

Monitora Covid-19

Foi disponibilizado hoje pela Google Play o aplicativo do Consórcio Nordeste, Monitora Covid-19, que é articulado ao Registro Eletrônico de Saúde, podendo ser conectado a qualquer tempo e a qualquer outro sistema e solução de informação. A ferramenta permite o atendimento remoto dos pacientes e acompanhamento dos casos por georreferenciamento. O aplicativo também está em processo de liberação pela Apple Store. O Monitora Covid-19 é uma ação fundamental para melhorar a vigilância e controle dos casos em tempo real.

Microeconomia e o coronavírus

O Comitê Científico do Nordeste apoia medidas que, ao mesmo tempo, reaqueçam a microeconomia e envolvam toda a sociedade no combate ao coronavírus. Para isso, sugere que se mobilize costureiras, artesãos, pequenas e grandes empresas num esforço coletivo de produzir os insumos necessários e tecnicamente adequados para o combate ao coronavírus. Isto seria uma boa combinação entre políticas científicas de saúde pública com políticas econômicas e sociais de amparo à população financiadas por meio do Consórcio Nordeste

Rede de apoio internacional

O Comitê Científico do Nordeste pedirá a colaboração de cientistas e estudantes brasileiros e estrangeiros, aqui e no exterior, para formar uma enorme rede mundial de apoio ao combate ao coronavírus na região

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Boa noite!
    Se o COMITÊ CIENTÍFICO DO NORDESTE tiver um setor que estudará tratamentos alternativos que queira ouvir uma idosa de 71 anos, diabética, asmática, obesa, com apenas 1,5 pulmões e fibrosados, poderá entrar em contato comigo. Tenho um curso antigo de medicina incompleto, pela UFF_ RJ e um curso de fitoterapia com o Dr. Sylvio Panniza, na USP-SP.
    Graças aos chás de plantas medicinais, que procurei conhecer para melhorar meu sistema imunológico, raramente sou acometida de gripes, asma, e outros problemas que acometem meus familiares mais próximos.
    Em janeiro deste ano, minha filha e o pai dela foram parar na Beneficência Portuguesa de SP por graves problemas respiratórios. Minha neta e eu sentimos sintomas leves.
    Minha neta, é jovem, mas no meu caso, atribuo aos antiinflamatórios de frutas e folhas incríveis que tenho no quintal.
    Acreditem, por favor.
    Agradecida, parabenizo essa equipe do Comitê Científico do Nordeste.
    Ana Maria Silveira.

  2. A criação deste comitê é mais uma evidência que exite (ainda) vida inteligente a serviço do Povo Brasileiro. #SalveNicolelis #SalveOsGovernadoresEGovernadoraDoNordeste

POSTS RELACIONADOS

Catástrofe nuclear?

Estamos diante da maior ameaça de guerra nuclear desde a crise dos mísseis soviéticos em Cuba, no início dos anos 1960.