Leia a íntegra do primeiro discurso de Lula em Davos, em 2003

Lula em Davos em 2003. Foto: Ricardo Stuckert.

“Boa tarde.

Estou chegando, como vocês sabem, diretamente de Porto Alegre, onde participei do Fórum Social Mundial, e falei a dezenas de milhares de pessoas sobre os mesmos assuntos de que pretendo tratar aqui.

A Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial tem como tema central a construção da confiança. Sinto-me muito à vontade com esse tema. Sou depositário da confiança do povo brasileiro, que me atribuiu a responsabilidade de conduzir um país de 175 milhões de habitantes, uma das maiores economias industriais do planeta. Mas, um país que convive, também, com enormes desigualdades sociais.

Trago a Davos o sentimento de esperança que tomou conta de toda a sociedade brasileira. O Brasil se reencontrou consigo mesmo, e esse reencontro se expressa no entusiasmo da sociedade e na mobilização nacional para enfrentar os enormes problemas que temos pela frente.

Aqui, em Davos, convencionou-se dizer que hoje existe um único Deus: o mercado. Mas a liberdade de mercado pressupõe, antes de tudo, a liberdade e a segurança dos cidadãos.

Respondi, de forma serena e madura, aos que desconfiaram dos nossos compromissos, durante a campanha eleitoral. Na Carta ao Povo Brasileiro, reafirmei a disposição de realizar reformas econômicas, sociais e políticas muito profundas, respeitando contratos e assegurando o equilíbrio econômico.

O Brasil trabalha para reduzir as disparidades econômicas e sociais, aprofundar a democracia política, garantir as liberdades públicas e promover, ativamente, os direitos humanos.

A face mais visível dessas disparidades são os mais de 45 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza. O seu lado mais dramático é a fome, que atinge dezenas de milhões de irmãos e irmãs brasileiras.

Por essa razão, fizemos do combate à fome nossa prioridade. Não me cansarei de repetir o compromisso de assegurar que os brasileiros possam, todo dia, tomar café, almoçar e jantar.

Combater a fome não é apenas tarefa do Governo, mas de toda a sociedade. A erradicação da fome pressupõe transformações estruturais, exige a criação de empregos dignos, mais e melhores investimentos, aumento substancial da poupança interna, expansão dos mercados no país e no exterior, saúde e educação de qualidade, desenvolvimento cultural, científico e tecnológico.

Urge que o Brasil promova a reforma agrária e retome o crescimento econômico, de modo a distribuir renda. Estabelecemos regras econômicas claras, estáveis e transparentes. E estamos combatendo, implacavelmente, a corrupção. Nossa infra-estrutura deverá ser ampliada, inclusive com a participação de capitais estrangeiros.

Somos um país acolhedor. A tolerância e a solidariedade são características do povo brasileiro. Temos uma força de trabalho qualificada, apta para os grandes desafios da produção neste novo século.

A retomada do desenvolvimento requer a superação dos constrangimentos externos. O Brasil tem que sair desse círculo vicioso de contrair novos empréstimos para pagar os anteriores. É necessário realizar um extraordinário esforço de expansão do nosso comércio internacional, em particular das nossas exportações, diversificando produtos e mercados, agregando valor àquilo que produzimos.

Todo o esforço que estamos fazendo para recuperar, responsavelmente, a economia brasileira, no entanto, não atingirá plenamente seus objetivos sem mudanças importantes na ordem econômica mundial. Queremos o livre comércio, mas um livre comércio que se caracterize pela reciprocidade. De nada valerá o esforço exportador que venhamos a desenvolver se os países ricos continuarem a pregar o livre comércio e a praticar o protecionismo.

As mudanças da ordem econômica mundial devem passar, também, por uma maior disciplina no fluxo de capitais, que se deslocam pelo mundo, ao sabor de boatos e de especulações subjetivas e sem fundamento na realidade.

É necessário que a comunidade internacional dê sua contribuição para impedir a evasão ilegal de recursos, que buscam refúgios em paraísos fiscais. Maior disciplina nessa área é fundamental para o decisivo combate ao terrorismo e à delinqüência internacionais, que se alimentam da lavagem de dinheiro.

A construção de uma nova ordem econômica internacional, mais justa e democrática, não é somente um ato de generosidade, mas, também, e principalmente, uma atitude de inteligência política.

Mais de dez anos após a derrubada do Muro de Berlim, ainda persistem “muros” que separam os que comem dos famintos, os que têm trabalho dos desempregados, os que moram dignamente dos que vivem na rua ou em miseráveis favelas, os que têm acesso à educação e ao acervo cultural da humanidade dos que vivem mergulhados no analfabetismo e na mais absoluta alienação.

É necessário, também, uma nova ética. Não basta que os valores do humanismo sejam proclamados, é preciso que eles prevaleçam nas relações entre os países e os povos.

Nossa política externa está firmemente orientada pela busca da paz, da solução negociada dos conflitos internacionais e pela defesa intransigente dos nossos interesses nacionais.

A paz não é só um objetivo moral. É, também, um imperativo de racionalidade. Por isso, defendemos que as controvérsias sejam solucionadas por vias pacíficas e sob a égide das Nações Unidas. É necessário admitir que, muitas vezes, a pobreza, a fome e a miséria são o caldo de cultura onde se desenvolvem o fanatismo e a intolerância.

A preservação dos interesses nacionais não é incompatível com a cooperação e a solidariedade. Nosso projeto nacional não é xenófobo e, sim, universalista. Queremos aprofundar nossas relações com os países da América do Sul, desenvolvendo com eles uma integração econômica, comercial, social e política.

Queremos negociar cada vez mais positivamente com os Estados Unidos, a União Européia e os países asiáticos. Teremos, na condição de país que possui a segunda maior população negra do mundo, um olhar especial para o continente africano, com o qual temos laços étnicos e culturais profundos.

Quero convidar a todos os que aqui se encontram, nessa montanha mágica de Davos, a olhar o mundo com outros olhos. É absolutamente necessário reconstruir a ordem econômica mundial para atender aos anseios de milhões de pessoas que vivem à margem dos extraordinários progressos científicos e tecnológicos que um ser humano foi capaz de produzir.

Não fiquem indefinidamente esperando sinais para mudarem de atitude em relação ao meu país e aos países em desenvolvimento. Os povos, como os indivíduos, precisam de oportunidades. Os países ricos de hoje só o são porque tiveram as suas oportunidades históricas.

Se querem ser coerentes com a sua experiência vitoriosa, não podem e não devem obstruir o caminho dos países em via de desenvolvimento. Ao contrário, podem e devem construir conosco uma nova agenda de desenvolvimento global compartilhado.

Tenham certeza de que o Brasil já começou a mudar. Nossa determinação é resultado não somente de compromissos que assumimos há muitos anos, mas decorre, também, da esperança que mobiliza o nosso país. Sei que no debate contemporâneo há divergências, visões de mundo distintas, até mesmo antagônicas.

Sou o Presidente de todo o povo brasileiro e não apenas daqueles que votaram em mim. Estamos construindo um novo contrato social, em que todas as forças da sociedade brasileira estejam representadas e sejam ouvidas.

Assim, busco a interlocução com todos os setores que serão reunidos no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Vou buscar contatos e pontos de apoio para os nossos projetos de mudar a sociedade brasileira, onde quer que eles estejam.

A mudança que buscamos não é para um grupo social, político ou ideológico. Ela beneficiará mais os desprotegidos, os humilhados, os ofendidos e os que, agora, vêem com esperança a possibilidade de redenção pessoal e coletiva. Esta é uma causa de todos. Ela é universal por excelência.

Como o mais extenso e o mais industrializado país do hemisfério sul, o Brasil se sente no direito e no dever de dirigir aos participantes do Fórum de Davos um apelo ao bom senso. Queremos fazer um apelo para que as descobertas científicas sejam universalizadas para que possam ser aproveitadas em todos os países do mundo.

Na mesma linha, proponho a formação de um fundo internacional para o combate à miséria e à fome nos países do terceiro mundo, constituído pelos países do G-7 e estimulado pelos grandes investidores internacionais. Isso porque é longo o caminho para a construção de um mundo mais justo e a fome não pode esperar.

Meu maior desejo é que a esperança que venceu o medo, no meu país, também contribua para vencê-lo em todo o mundo. Precisamos, urgentemente, nos unir em torno de um pacto mundial pela paz e contra a fome.

E, fiquem certos, o Brasil fará a sua parte.

Muito obrigado”.

COMENTÁRIOS

49 respostas

  1. Esse discurso talvez seja a íntegra de anos de saques em contrapartida de um discurso enganoso e vexatório somente para inglês ver. Resumindo, combateu a fome e a miséria em detrimento a atos escusos praticados na sorrateira política do famoso populismo.

  2. O melhor presidente da história deste país. Saudade Presidente!

  3. Quanta diferença de discurso… Ele e unico!!!! Viva Lula!

  4. Quem quer saber o que o lula falou em 2003? Sabemos bem o que ele fez de la pra ca. E igual um casamento onde o homem promete tudo em cima do altar a sua esposa e no dercorrer do casamento ele trai ele bate ele maltrata e desgasta o casamento. Todo o discurso no dia do casamento se torna em vao. Ai aparece um homem tentando fazer a mulher confiar de novo e infeliz fica infernzando ainda a vida da mulher. Ja nao basta todo o mal que causou? O lula teve a chance dele agora esta preso pagando pelos seus crimes ele tem que deixar a eaposa ser feliz e o minimo que ele pode fazer. Torco para que o pais der certo, por qie se nao der ate ele e os afiliados do partido dele vai sentir o tormento de um pais falido no qual ele mesmo ajudou a falir.

  5. Esse é simplesmente o maior presidente da história do Brasil

  6. Sinceramente, não consegui ler todo o discurso… Quando no início já li coisas que não foram feitas no governo dele, parei de ler. Patético e lamentável!

    O discurso do nosso atual Presidente Bolsonaro, dá de 10 a 0 nesse aí.
    Além do que, a diferença enorme dos dois, é que no governo do Bolsonaro as coisas serão realizadas. Em 23 dias de governo, o atual Presidente fez muito mais do que anos de governos passados.

    Estamos vivendo uma nova Era! ?
    Ordem e progresso já ! ??

  7. Olha, eu aconselho que você veja o video e não leia o texto, a gente lê o texto pensando que é um presidente que está falando, mas quando vê o vídeo e percebe que é o Lula… Perde toda a credibilidade, percebe-se que ele não sabe do que está falando e apenas repetindo o que lhe foi escrito. Triste, poderiamos ser um dos maiores países do mundo hoje.

  8. De adianta prometer e discursar muito bem…e engana todabu a navan…esse para mim foi e sera o pior ex presidente do Brasil.

  9. Belo discurso! Foram palavras jogadas ao vento. E eu pergunto o quê o governo dele realizou? Nada! Deixou o país pior do que recebeu.

  10. Pois é…o resultado, todos nós hoje já sabemos.

  11. Quem escreveu o discurso de Lula?
    Qual o motivo de não ter cumprido nada, o Presidente?

  12. Prefiro o discurso de Bolsonaro, o Brasil está saindo da idade da pedra e evoluindo, com Bolsonaro vai dar tudo certo, pois Bolsonaro tem um governo limpo, sem se quer um indício de Corrupção. Diferente do governo de Lula, que ele mesmo era o chefe, o nordeste está acordando, hoje vejo pessoas que votavam no PT apoiando agora o Bolsonaro, exatamente por ele ser limpo e íntegro. Tenho orgulho de ter votado no Bolsonaro.

  13. paragrafo 10 e 11, nao cumpriu, mas sim aumentou a corrupção e as remessas de dinheiro ilegal para o exterior. O pais perdeu a chance de melhorar. Ainda bem que esta. Quem tem Gleise ” La passionaria ” não precisa de mais nada. A historia se repete como uma farsa ( Karl Marx )

  14. O pior é que vocês ainda não despertaram para a realidade, Lula é passado, Bolsonaro é o presidente e ponto

  15. Vocês acreditam, que foi o Lula quem escreveu isto. Vocês acreditam em papai Noel. Kkkkkkkk

  16. E porq esta preso? Falou em uma nova ética kkkkkkkkkkk

    1. Porquê Não tiveram como provar nada e compraram o juiz, hoje o Lula é considerado preso político e o juiz que deu a sentença inicial se tornou ministro da justiça do governo que ajudou a colocar no governo. Hoje, este mesmo juiz não fala NADA sobre os filhos do presidente que menos é popular no mundo e pode transformar o país numa Venezuela 2.0

    2. Porque ele é que nem papagaio, sabe repetir o que os outros escrevem, mas não entende bolhufas nenhuma!!!!!

  17. Li e me emocionei novamente, fazer uma comparação com o que vivenciamos e conquistamos no governo Lula e ver agora o esdruxulo discurso do atual presidente assim como assistir os retrocessos, nos dá uma tristeza sem fim.

  18. Sérgio: muda o disco. Ja tá velho esse argumento.

  19. Não queremos saber nada do PT #ForaPT fora comunustas mentirosos e ladrões !! O povo brasileiro so se enteressa por nosso Presidende
    JAIR MESSIAS BOLSONARO e nossa primeura dama Pessoas de carater como o povo votou num analfabeto e numa ex presidiaria Meu Deus teve misericordia de nós e nos livrou daqueles anti Cristo e ladroes !! ???

  20. E pq nesse país ainda existem muitos Bozos q elogiam torturadores e Moros q aliciam testemunhas e principalmente muitos burros q se acham elite! Mas não a maioria sabemos disso! P

  21. Está preso devido ao ódio que a classe dominante tem dele por olhar pelo pobre e porque a mídia fez pobres de direita lambedores de botas que foram levados a odiar aquele que os ajuda e a defender os próprios algozes. Pobres de direita igual você. Burros e ignorantes exatamente como você e o seu mito podre.

  22. A resposta sua pergunta, caro Sergio, encontra-se exatamente no discurso que acabamos de ler.

  23. Melhor um discurso generalista, do presidente atual do que o discurso emocionante de alguém que deixou o país entregue a grupos corruptos e se encontra preso por isso! Ótimo exemplo do que a discurso não corresponde a prática.

  24. Falou muito e fez pouco, discurso escrito por assessoria, pq aquele analfabeto corrupto não tem capacidade! Vcs são uns ratos, deixem Bolsonaro trabalhar em paz. Respeitem a democracia. Respeitem a vontade da maioria do povo brasileiro.

  25. Blá…Blá…Blá..Blá… E afundou o Brasil…

  26. PRESIDENTE IGUAL AO LULA NÃO VAI HAVER NENHUM

  27. Porque o atual ministro da justiça, que era um juiz totalmente parcial, deu um jeito de deixar ele preso, para que o idiota eleito tivesse chance de vitória, porque provas mesmo, não existem no processo, diferente do que acontece ao caso ligado ao mito. Mas tem gente que prefere fingir ignorância a ver o fato…

  28. Por conta de um juiz partidário golpista. Somente por isso ele tá preso. Ou vc tem alguma prova? Pq se tiver, informe ao seu juizeco que ele até hoje procura, procura e não acha nada.

  29. Moro condenou Lula por ‘ato de ofício indeterminado’, ou seja, não existente.

    Recomendo ler a sentença na íntegra.

  30. Que triste, alguém que acreditava em valores éticos entre os povos ter se perdido com o brilho do poder e do dinheiro. Foi eleito por pregar algo que não soube honrar e manter. Infelizmente nossos políticos são demagógicos e oportunistas. Nossa política, assim como nosso povo, foi construída na base do desvalor e desrespeito ao outoo, da quebra das regras e da fala contradizendo ação…

  31. Está preso pelo mesmo motivo que o Queiróz está livre….

  32. Esta preso porque com ele solto Bolsonaro não tinha nem chance de ser presidente

  33. Quanto tempo esse presidiário levou pra enganar esse bobocas do pseud primeiro mundo??

  34. Eu deveria ter parado de ler em “E estamos combatendo, implacavelmente, a corrupção.”, mas li até o final para confirmar que o cinismo imperou desde o primeiro instante do governo lula.

  35. Discurso bonito, pena que rouvou tanto e apoiou ditaduras como Venezuela e Cuba.Lamentavel a traição a pátria.

  36. Justamente por isso, para os ricos não interessa a igualdade social e econômica, na sua grande maioria, o que eles querem mesmo é serem cada vez mais ricos, em detrimento da pobreza do outro.

  37. Foi de improviso o discurso!
    Improviso do Palocci, kkkk
    Certamente a Dilma não ajudou no discurso!

    Queremos que vocês nos ajudem a estocar o vento, porque como o companheiro Lula bem disse, a terra é redonda.

    E se agora está ventando lá embaixo na China, precisamos estar preparados para quando ele chegar aqui em cima!

    Ķkkkkkkk

  38. Bom em discurso e na prática um petralha.

  39. Eis um dircuso de um estadista!
    No dircuso do Sr. Jota Messias ainda há palavras e frases de palanque de um candidato à vereador… triste… é lamentável.

  40. Ele está preso porque não existe ética em seus adversários.

  41. E porque o seu presidente Coiso com a família toda não está preso? Falta de provas? kkkkkkkkkkkkkk

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da