Juíza Kenarik Boujikian escreve carta a Lula: “As razões estão cada vez mais claras”

INJUSTIÇA

 do site Brasil de Fato | São Paulo (SP)

A juíza aposentada Kenarik Boujikian, cofundadora da Associação de Juízes para a Democracia (AJD), escreveu nesta quinta-feira (21) uma carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na mensagem, ela se solidariza com Lula pelas injustiças sofridas no âmbito da operação Lava Jato e lamenta não poder ouvi-lo: “Sua palavra foi interditada, até nos momentos de maior dor. (…) Não há algo mais simbólico: calar o presidente”.

Ao citar ações recentes do governo Jair Bolsonaro (PSL), a desembargadora aposentada desde 8 de março de 2019 afirma que “as razões [da prisão de Lula] estão cada vez mais claras para população”.

Nascida em uma comunidade de armênios na Síria, Kenarik Boujikian Felippe chegou ao Brasil com 3 anos de idade e notabilizou-se como juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), pautada pela defesa dos direitos humanos. A carta escrita para Lula chegará à Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR) nesta sexta-feira (22), um dia após visita de 12 juízes e desembargadores à Vigília Lula Livre. Confira o texto na íntegra:

“Caro Presidente Lula,

Bom dia!

Minha  carta não chegará a tempo de ser entregue pelos amigos que estão em Curitiba, nesta data. Fiz uma confusão em razão do fuso-horário (estou muito longe, em Fiji). Mas, mesmo assim, resolvi escrever.

Ocorre que as palavras estão fugindo. Não consigo sintonizar a caneta na mão, com a cabeça e o coração, que está partido e muito pressionado com tantas injustiças pelas quais está passando e, por consequência, também o povo brasileiro.

O pior, para mim, que fui juíza por 30 anos (dia 08 de março foi meu primeiro dia de aposentada como desembargadora do TJSP), é saber que muitas das injustiças foram realizadas pelas mãos do Poder Judiciário.

O objetivo de parte deste sistema perverso foi alijá-lo da disputa eleitoral, fazendo uso deturpado dos mecanismos legais.

As razões estão cada vez mais claras para população. Basta ver alguns exemplos do que estão fazendo com o país: o destino do pré sal; o congelamento do orçamento; as propostas na área da educação; agora, a base de Alcântara; a vexatória coluna abaixada de um presidente brasileiro, para o presidente dos EUA; a proximidade geográfica com o maior produtor de petróleo da América, a Venezuela; o ataque ao projeto da Previdência Social para dar lugar à previdência privada; o projeto ‘anticrime’ de Moro, da maior mediocridade vista, pintada ridiculamente como a salvação, o que constrange, pois é certo que o resultado seria o oposto, como exemplos de nossa história recente demonstram; a assunção de cargo no Executivo de seu julgador).

Mas, presidente Lula, na verdade não queria escrever. Queria era ouvi-lo.

É vergonhoso que tenhamos um Judiciário que não lhe permite falar.

Ao invés de lhe dar as garantias , passa a subtrair seus direitos.

Ao preso não existe a possibilidade da sanção de ter a palavra cassada. Esta pena não se encontra no ordenamento jurídico, mas isto não lhe foi assegurado, até o momento. Pelo contrário, sua palavra foi interditada, até nos momentos de maior dor.

E a imprensa, no que diz respeito à liberdade de expressão e comunicação, está muda, de braços cruzados.

Não há algo mais simbólico: calar o presidente. Não deixar que seja visto como ser humano que é e que emociona pela alegria que tem em construir um país mais justo e digno.

Caro Presidente, estive em São Bernardo do Campo no dia anterior à sua apresentação em Curitiba. Só o tinha visto uma única vez, na casa do amigo João.

Alguns não compreendem meu gesto. Naquele dia, eu fui para a reunião da ABJD [Associação Brasileira de Juristas pela Democracia] e queria, de algum modo, hipotecar minha solidariedade e registrar minha indignação com a decisão do STF, que não poderia ter aquele resultado, numa análise das declarações e decisões anteriores dos próprios ministros.

Existem pessoas que não entendem um simples gesto solidário.

Mas, voltando, o povo já diz que a mudança da decisão foi proposital, e concomitantemente temos um decréscimo significativo da confiança que a população tem no sistema de justiça. O índice de confiança (ICJ), medido pela Fundação Getúlio Vargas, mostra que está em decréscimo para o Judiciário e em grau maior para o MPF. Acho que é forçoso reconhecer o descontentamento do povo com nossas instituições.

Sou uma pessoa que se move pelos sonhos e luto por eles. Espero, com todas as minhas forças, que o STF retorne o seu papel de garante dos direitos fundamentais e que o sentido de trânsito em julgado seja retomado, na decisão definitiva, nos clássicos conceitos que sempre nortearam meus bancos escolares e nos deles.

Presidente, quero muito ouvi-lo e vê-lo, assim como milhões de brasileiros e brasileiras que aqui o aguardam.

Registrei a Vossa Excelência naquele dia de São Bernardo do Campo que a injustiça é um dos piores sentimentos que uma pessoa pode passar, e isso tudo está causando muita dor, mas devo dizer que gerou muita solidariedade e reflexão.

Há um sentimento que ultrapassará a injustiça. Creio que seja o amor pelo outro .

Quando Papa Francisco me perguntou como avaliava os últimos períodos do Brasil, mencionei minha frustração com as questões indígenas e problemas ambientais. Disse que o fantástico foi tirar milhões e milhões de pessoas da linha da miséria, em um período curtíssimo de tempo, levando em conta que temos mais de 500 anos de história.

Portanto, podemos  concretizar o projeto do Brasil, que está na Constituição. Podemos apagar da história da humanidade a morte real, diária, pela fome, que está acontecendo neste exato instante que eu escrevo. Já pensou? Ninguém mais vai morrer de fome no Brasil e no mundo!

Presidente Lula, você mostrou que isto é possível e nem precisa de tanto assim. As pessoas não se sentiriam melhor em saber que não haverá crianças se acabando até a morte por não ter o que comer?

Presidente, faço parte de uma associação (Juízes para a Democracia) que foi criada pós-88 e objetiva contribuir para tirar o projeto de país insculpido na Constituição Federal para a realidade, para a vida.

Vamos continuar, sonhando juntos .

Uma pessoa que assumiu o projeto de acabar com a miséria tem o maior sentimento do mundo: o amor pela humanidade.

Deixei no dia da vossa apresentação, lá em São Bernardo, a pequena pomba da paz, que eu usava desde que estive com Papa Francisco, por ele abençoada. Sei que está em melhores e mais adequadas mãos. Acho que, de algum modo, é símbolo de proteção.

Presidente, ainda que esteja há quase um ano na prisão, o senhor construirá a paz. Estamos te aguardando. Até breve, e um forte abraço de conforto, carinho e admiração.

Kenarik Boujikian, cofundadora da Associação Juízes para a Democracia, desembargadora TJSP (aposentada).

Kenarik Boujikian Felippe está aposentada desde 8 de março de 2019 / Juliana Gonçalves / Arquivo Brasil de Fato

Edição: Daniel Giovanaz

COMENTÁRIOS

29 respostas

  1. A Sra Juíza falou um monte de coisas, mas não disse uma palavra qto a Petrobrás, ao Apto, ao Sítio, ao patrimônio dos filhos e dele próprio. Ele disse que veio de Garanhuns num pau de arara, que passou fome, foi metalúrgico, mas foi só chegar no poder enriqueceu da noite pro dia, como se explica isso Sra Juíza? É bem verdade que ele fez muito pelos pobres, mas muito mais pelos ricos não é verdade? Agora se a Sra o venera, leva ele o Temer a Dilma o Cabral o Pezão o Gilmar Mendes e muitos outros prá sua casa ou mansão.

  2. EU OREI TANTO FALEI COM DEUS E PEDI QUE DEUS QUEBRASSE AS TRANCAS, E AS CORRENTES DA CADEIA E LIBERASSE O NOSSO LULA PORQUE IA CHEGAR O DIA QUE UM FILHO DE DEUS IRIA MOSTRAR E AJUDASSE ELE SAIR DAI DE CABEÇA ERGUIDA, E TODOS VÃO PAGARAM POR TER TIRADO ELE DE SER NOSSO PRESIDENTE, E DEUS VAI CONTINUANDO ILUMINANDO ATE ELE SAIR DAI, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

  3. Obrigada Excelentíssima Juíza Kenarik Boujikian por expressar de forma tão corajosa o sentimento de revolta, tristeza e decepção dos que viram a Justiça ser usada e não aplicada visando atingir fins escusos e paixões partidárias, com prêmios significativos para seus perpetradores , mas ao final não passará de ouro de tolo. A voz do nosso grande líder foi calada, mas a história falará por ele, por você, Presidente Lula.

  4. SANATORIO ABERTO. AINDA NAO ACEITAM QUE LULA..NAO É ISSO TUDO.. É UM MAL CARATER. TRISTE CARTA.

  5. Admiro essa senhora, há de se lutar por um sonho de justiça. Abraço querida.

  6. Pra la idiota e esquerdopata… O comunismo cega e emburrece seus adeptos….

  7. 13 anos de PT, 13 milhões de de dempregados, o numero do PT é 13…. 13_13_13… PT (Partido das Trevas)

  8. Mais um “marajá” esquerdista estilo esquerda caviar, falando baboseiras enquanto torra sua indecentemente alta aposentadoria nas ilhas Fiji…seria cômico se não fosse trágico…e tudo à custa dos impostos recolhidos pelos trabalhadores cuja aposentadoria têm teto de 5 mil…

  9. Vale lembrar que teu salvadir Sérgio Moro terá as mesmas garantias, mesmo não sendo mais juiz.

  10. Mais um comentarista bolsominion que não tem argumentos…

  11. A inveja corrompe e consequentemente destrói a alma, Liberte-se!

  12. E desesperador o sentimento de impotência de grande parte dos Brasileiros de bem.
    O Grande Líder encarcerado e um Fascinora desgovernando e destruindo nosso País.

  13. Não há expoentes na direita que faça um brasileiro ter o sentimento de orgulho por representá-lo. Resultado: o cotovelo dis fascistas fica deveras dolorido pelo vazio de suas histórias.

  14. Que carta linda, emocionante! Fico muito feliz em ver que uma digna representante da nossa sociedade tem palavras amorosas para nosso presidente, sim nosso presidente, tão injustiçado por querer fazer o bem. Grata à Sra. e aos demais juizes(12) que estão do lado real da justiça.

  15. Parabéns pelo gesto e pelas palavras. Gde abraço

  16. Que comentário infeliz! Quanto ódio! Se ela é “marajá” como vc a rotulou, talvez seja pelo fato de que a mesma tenha estudado e corrido atrás de seus sonhos. Pobre de direita, pode dormir tranquilo. A esquerda ora por invejosos.

  17. Onde ela falou baboseira? Você não sabe ler? Ou esta em que mundo pra não perceber que ela falou com propriedade da nossa situação?

  18. Vc é tão cego que mesmo que vc visse o seu presidente com uma metralhadora na mão matando inocentes vc diria , não faz mal são todos esquerdistas.

  19. A tarefa mais importante neste triste momento histórico por que passa o Brasil é a articulação de todos nós operadores do Direito, é a restauração do estado democrático de direitos e das descolinização do país. Ha muita luta a ser feita contra esse projeto de fasticização da nossa sociedade. Humanistas do Brasil, uní-vos.

  20. Inácio da Silva, falou tudo, é assim mesmo. parabéns pelas palavras sabias.

  21. Bastou defender a Lei e a Constituição e já virou esquerdista. Acorda Inácio Silva. Em algum momento a destruição do judiciário vai bater no seu rabo, se é que já não bateu.

  22. Sem justiça não há paz. A senhora ao se manifestar, e sendo uma conhecedora da operação do direito, nos confirma o sentimento de que uma injustiça está se cometida contra o Lula e contra o povo brasileiro, que não puderam votar nele para presidente. Muito obrigado.

  23. Dra. Kenarik, sua carta traduz o sentimento dos cidadãos brasileiros comprometidos com a Justiça. Obrigada, Doutora, e nós, a grande maioria do nosso povo torce pelo nosso Presidente Lula. Os ogros só estão esquecendo uma coisa: O nosso honrado Presidente Lula sairá dessa situação grotesca infinitamente mais forte do que há um ano atrás. Quanto mais sofrimento, mais glória para ele!!!
    Um grande abraço,
    Norma.

POSTS RELACIONADOS