Jornalistas Livres Entrevista: Livia Sant`Anna Vaz

O JL Entrevista conversa com a promotora de Justiça Livia Sant'Anna Vaz, do Ministério Público da Bahia. No bate-papo, Livia fala sobre feminicídio, cultura do estupro e igualdade racial, entre outros temas.

O programa Jornalistas Livres Entrevista conversa com a promotora de Justiça Livia Sant’Anna Vaz, do Ministério Público da Bahia. No bate-papo, Livia fala sobre feminicídio, cultura do estupro e igualdade racial, entre outros temas.

Livia Vaz fala das diferenças entre os conselhos que uma mãe branca dá para o seu filho adolescente e os conselhos que uma mãe preta dá para o seu filho.

"Uma mãe preta prefere que seu filho tome chuva, do que aquele filho use um guarda-chuva" (...) ou "um capuz". 

"um corpo negro é alvo" e continua "tudo é pretexto para se alvejar um corpo negro", destaca Lívia.

Falando sobre violência contra mulher, Livia é enfática: precisamos lembrar do obvio. Ela destaca:

"Quando a gente diz não é não". "A gente não fala em sexo quando não há consentimento. Quando não há consentimento é estupro, é violência sexual, não é sexo!"

A promotora de justiça Livia Sant´Anna Vaz comenta a importância do tripé: formação, informação, combate à desinformação e a importância dos meios de comunicação de nesse processo.

A entrevista termina com gosto de quero mais e um recado:

"A gente precisa entender que a questão racial no Brasil (...). Esse país, ele perpetuou o racismo, essa maneira estrutural que nós vemos hoje de tal maneira que o fator raça segue sendo determinante na desigualdade no nosso país. (...). Essas feridas estão abertas (...). O Brasil nunca será uma democracia enquanto não tratar dessas feridas"

Assista a entrevista completa.

O objetivo do JORNALISTAS LIVRES ENTREVISTA é trazer ao debate figuras públicas que nos ajudem a compreender o Brasil pós-Bolsonaro. Pretendemos apontar os riscos que cercam a sociedade pelo legado deixado ao governo Lula, mas com sugestões de como podemos, juntos, caminhar para fortalecer a Democracia brasileira.

FICHA TÉCNICA

JORNALISTAS LIVRES ENTREVISTA: Livia Sant´Anna Vaz

Entrevistada: Livia Sant´Anna Vaz

Participação especial: Milly Lacombe

Apresentadora: Tatiana Scalco | Entrevistadores: Sérgio Kraselis e Luís Rosa

Edição: Tatiana Scalco

Produção: Henrique Marques, Sérgio Kraselis, Tatiana Scalco e Barbara Richard

Parceria Jornalistas Livres e Instituto Hori – Educação e Cultura

1ª veiculação: 02.02.2023

JORNALISTAS LIVRES ENTREVISTA é transmitido simultaneamente pelos canais dos Jornalistas Livres e Instituto Hori no Youtube e Facebook.

Assista também

JORNALISTAS LIVRES ENTREVISTA: Maria Marighella

JORNALISTAS LIVRES ENTREVISTA: Marcelo Pimentel

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS