Doria ganha as prévias do PSDB

O atual governador de São Paulo, João Agripino da Costa Doria, ganhou as prévias do PSDB para as eleições presidenciais de 2022.

Em uma disputa tumultuada com atrasos, acusação de hackeamento, baixarias e rememoração das brigas das prévias de 2016, o paulista levou a melhor.

Ele concorreu contra o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. Doria teve 53,99 dos votos, Leite teve 44,66 e Virgílio ficou com a sobra, 1,35.

As prévias estavam marcadas para acontecer no último dia 21, mas a impossibilidade de computar os votos dos filiados adiou para hoje o resultado. Mais cedo neste ano o processo eleitoral virou polêmica por conta da comparação com as fakenews de Bolsonaro, uma vez que se surgiram boatos da desconfiança do processo de votação digital levantada por alguns tucanos.

Após o episódio, as prévias ganharam mais repercussão, não pela disputa em si, mas pela dificuldade do partido de conseguir organizar o processo.

Doria

João Doria comecou sua recente jornada política 2016 ganhando a prefeitura de São Paulo contra Fernando Haddad. Em 2018 saiu no meio do mandato para concorrer ao governo do Estado, na campanha em que se lançou como BolsoDoria, surfando na onda Bolsonarista.

Após eleito, suas principais bandeiras foram as privatizações, ataques aos servidores e policiamento. Logo após assumir ele entrou em conflito com Bolsonaro, maior cabo eleitoral. Virou o maior desafeto do presidente.

Durante a pandemia usou a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã como seu maior trunfo.

Marcado por seu elitismo, Doria já defendeu ração de restos para moradores de rua e crianças e além de implementar cortes em transportes escolar. Também foi responsável pelo Sampaprev, reforma da previdência municipal de São Paulo, enquanto estava na prefeitura. Hoje Ricardo Nunes, prefeito atual da cidade após a morte de Bruno Covas, implementa o Sampaprev2, nova reforma da previdência.

Atualização (22:40): Erramos o nome de Eduardo Leite, estava Ricardo Leite.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?