“Independência popular” ação simbólica defende democracia no Museu do Ipiranga

Um grupo de militantes da juventude do MST, do Levante Popular da Juventude e do Movimento Brasil Popular fez um protesto simbólico no Museu do Ipiranga, nesta quarta-feira, no 7 de setembro.
Independência Popular foto: Junior Lima e Guilherme Gandolfi - MST
Independência Popular foto: Junior Lima e Guilherme Gandolfi - MST

O protesto denuncia os ataques à democracia feitos pelo presidente Jair Bolsonaro e defende uma “Independência popular” para resolver os problemas da população, em referência aos 200 anos da Independência do Brasil.

Foram estendidas duas faixas no Monumento à Independência, com as frases “Por um Independência Popular” e “Democracia Sempre – #forabolsonaro”, no parque onde está localizado o Museu do Ipiranga, que reabriu nesta semana depois de nove anos.

“Só é possível ser um país soberano se conduzirmos nosso destino em direção ao bem-estar de todo povo brasileiro. Só seremos independentes se construirmos um Projeto Popular e Soberano em nosso país”, disse Renata Menezes,, da juventude do MST.

“Precisamos de uma grande mobilização nacional para derrotar, nas urnas e nas ruas, o neofascismo. A organização popular é a nossa principal força. Precisamos, desde já, construir Comitês Populares, para que o povo brasileiro seja o protagonista das transformações estruturais necessárias.”, completa.

Saiba mais sobre o MST

Há 38 anos o Movimento Sem Terra (MST) atua se organizando por todo o país, ocupando e lutando pelo direito à terra a quem nela trabalha e produz. Ainda assim, muitas vezes o Movimento é mostrado para a sociedade como um grupo de “invasores” ou mesmo “terroristas”, quando a verdade é que o MST atua na linha de frente da produção de alimentos saudáveis para a população a partir da perspectiva da agricultura familiar e agroecologia.

Leia também: Bolsonaro sequestra Dia da Independência para realizar campanha eleitoral

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS