Incineração do lixo provoca protestos em Minas

Defensores da reciclagem denunciam medida ultrapassada que acaba com coleta seletiva, a reciclagem e elimina trabalho dos catadores
Defensores da reciclagem e da coleta seletiva protestaram contra a incineração na Praça 7, em Belo Horizonte

Entidades e movimentos em defesa da coleta seletiva e da reciclagem realizaram hoje, em Belo Horizonte e outras 15 cidades mineiras, atos públicos para protestar contra a iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e do governo de Minas de implementar diversos projetos para incinerar resíduos sólidos no estado.

Por meio do edital nº 1/21 do Programa Lixão Zero, o governo Zema pretende usar R$ 100 milhões do dinheiro da multa de R$ 37 bilhões a ser paga pela mineradora Vale S/A pelo crime de Brumadinho para concretizar o projeto em 16 cidades de Minas. Ou seja, quer instalar usinas para produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR). A sigla CDR nada mais é que um nome bonito para significar incineração de lixo, acabando, portanto, com a coleta seletiva, a reciclagem e com o trabalho dos catadores.

“Não podemos permitir que o Governo Federal gaste de forma indevida os escassos recursos que temos para melhorar a gestão de resíduos em Minas Gerais, fomentando tecnologias ultrapassadas, que representam um grave risco à saúde da população, à reciclagem de resíduos e ao emprego de milhares de catadores”, ressalta manifesto divulgado pelos movimentos envolvidos contra a ideia.

“Para isso, o Movimento Contra Incineração está chamando toda a sociedade para exigir que esse edital seja suspenso e revisto. Ele apresenta uma série de ilegalidades frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos e, se implantado da forma como está escrito, vai acabar com a já frágil reciclagem de resíduos de Minas Gerais”, destaca.
.
O movimento reúne mais de 160 entidades, dentre elas @catadoresmncr @ancatnacional @asmaremg @pimpmycarroca @ahelixo @abes_saneamento @redesolmg @kombosaseletiva @insea_org @gpbr.belohorizonte @institutolixoecidadania @projetomanuelzao @nucleoslixozero e a @REDESUL .

Participe conosco e nos ajude a dar o recado:
? Zema, CDR é incineração: Aqui Não!!!
♻️ Minas Gerais contra a Incineração
? Revisão imediata do Edital MMA 1/21
? Vereadores Mineiros protocolem nossa moção!
♻️Em defesa da Coleta Seletiva e da Reciclagem!
.
Nos ajude a registrar os atos em toda a Minas Gerais e mande suas fotos e vídeos para [email protected] , por zap para 31-988989708 . Sempre que publicar algo não esqueça de marcar @mgcontraincineracao
.

CDReIncineracao #IncineraçãoNão #ReciclagemÉVidaIncinerarNemPensar #MGContraIncineração #Reciclagem #ColetaSeletiva #DeusReciclaODiaboIncinera #incineração #lixozero #minasgerais


COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Não vamos permitir a incineração em Minas e em qualquer lugar. Trazer mais danos à saúde e o ao meio ambiente.
    Jamais!

    1. Incineração somente deve ser feitas em materiais que causam risco ,tipo lixo hospitalar e que não podem ser reciclados , como plásticos, papeis contaminados.

POSTS RELACIONADOS

Dia da Democracia Antimanicomial

Uma pessoa que sofre de transtorno mental costuma ter alucinações e delírios a ponto de perder o contato com a realidade, sem ter consciência disso.

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ BH CONTAGEM

PELA AMPLIAÇÃO DO METRÔ PÚBLICO, COM PARTICIPAÇÃO POPULAR E TARIFA SOCIAL! O Bloco Esperando o Metrô, reafirma sua posição contrária à privatização da Companhia Brasileira