Identidade para quem reivindica direito a existir

Filme faz retrato do racismo no Brasil. Na foto, o artista Gloire Ilonde e Joseleide Medeiros com equipe em São Paulo

 

“Nós não conhecemos os heróis e heroínas negros do nosso país”: Lívia Sant’Anna, promotora do MP da Bahia

Com histórias de vida e resistência sobre a força da cultura do povo negro no Brasil, o longa-metragem “Quem precisa de identidade?” tem pré-estreia no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, Florianópolis (SC), na quinta-feira (5/3), às 20 horas. Numa coprodução da Contraponto e Manacá Cine para o canal CineBrasil TV, o documentário é dirigido por Kátia Klock e Márcia Navai, que assina o argumento com Ana Veiga, e tem direção de produção de Lícia Brancher. O mosaico das falas ganha um sentido artístico com a música-tema “Lugar de Identidade”, composta e interpretada por Marissol Mwaba, com a participação de François Muleka, Dandara Manoela, Alegre Corrêa e Addia Furtado.

O filme foi rodado em quatro cidades brasileiras – Florianópolis e Tubarão (em SC), São Paulo (SP) e Salvador (Bahia). A equipe contou com a consultoria de Karine de Souza Silva, professora doutora do curso de Relações Internacionais da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). “Estou honrada de estar com todas essas pessoas tão significantes nesse projeto. O resultado é uma costura de personagens em que tudo ficou muito bem encaixado”.

Uma das vozes do documentário é de Livia Sant’Anna Vaz, promotora de justiça do Ministério Público da Bahia. “Nós não conhecemos os heróis e heroínas negros do nosso país. Muito pelo contrário, os negros são sempre representados nos livros de história como pessoas subalternas e inferiorizadas”. Nesse mosaico de histórias que compõem “Quem precisa de identidade?”, está também o registro do encontro da equipe com Nilma Lino Gomes, professora, educadora e ex-Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (2015-2016).

O documentário apresenta imagens de arquivo da AFP – Agence France-Presse, da Fundação Pierre Verger e do Acervo Digital de Cultura Negra, Cultne. Realizado com os recursos do BRDE, através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da ANCINE (Agência Nacional de Cinema), o filme tem apoio do canal CineBrasil TV.

A montagem documental

Nilma Lino Gomes, professora, educadora e ex-Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos é uma das vozes mobilizadas pelo doc

A narrativa é construída a partir de discussões de intelectuais e professores universitários, que se mesclam às histórias de personagens afro-brasileiros, haitianos e africanos de várias nacionalidades. “Eu me realizo ouvindo histórias e dando voz a essas histórias. Esse trabalho, em particular, é intenso e desafiador por tratar de um assunto forte e delicado como o racismo estrutural no Brasil”, comenta Kátia Klock.

Na opinião de Márcia Navai, “a luta antirracista, pela igualdade, pelo direito à cultura e à religião faz parte do dia a dia do povo preto. O filme vem dizer que é hora dessa luta fazer parte das vidas de cada uma e cada um de nós. É disso que o documentário fala e é isso que ele quer passar para todas as pessoas que puderem assistir”.

Ana Veiga, historiadora e uma das autoras do argumento, conta que “a escolha do tema do documentário não trata apenas de racismo e preconceito, mas da própria estrutura da sociedade brasileira e sua herança escravista, que é provocada ainda mais com a presença dos imigrantes negros e negras que vêm de tantos lugares”.

 

Sinopse

Histórias íntimas e coletivas despertam sensibilidades para questões sociais latentes. São mulheres, homens, pessoas LGBTs, povo de santo, imigrantes que ganham a tela com suas vivências e experiências, colocando em debate o que é ser negra e negro no Brasil. Em grupos e em ações individuais elas mobilizam ativismo e superação na luta cotidiana pela existência e por um lugar de respeito e de direitos.

Ficha Técnica

Diretoras Kátia Klock e Márcia Navai com a equipe

COPRODUÇÃO Contraponto e Manacá Cine DIREÇÃO Kátia Klock e Márcia Navai

ARGUMENTO Ana Veiga e Márcia Navai

PRODUÇÃO EXECUTIVA Lícia Brancher . Kátia Klock . Ana Veiga . Márcia Navai

ROTEIRO Ana Veiga e Kátia Klock

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Lícia Brancher

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO Sansara Buriti

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA Kike Kreuger . Rodney Suguita

SOM DIRETO Ingrid Gonçalves . Nivaldo Oliveira . Edson Spitaletti . Marcello Benedicts . Ju Baratieri

MONTAGEM Nara Hailer . Kátia Klock e Márcia Navai

EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM Leandro Cordeiro

FINALIZAÇÃO E ARTE Erico Dias MÚSICA ORIGINAL Marissol Mwaba

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Linete Martins e Luiza Coan

SERVIÇO

Pré-estreia do documentário Quem precisa de identidade? (Brasil, 83min, 2020)

Quando: quinta-feira, 5 de março, às 20 horas – Entrada franca

Onde: Cinema do CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis)

Página no Facebook: facebook.com/quemprecisadeidentidade

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Juíza federal é referida como “preta desgraçada” por arquiteta branca

Frente à adversidade, Mylene Ramos não apenas buscará a reparação pelos prejuízos sofridos, mas também almejará fazer valer seus direitos como vítima de discriminação. Uma mulher que dedicou sua vida à luta por justiça social agora se posiciona do outro lado da mesa , não mais como juíza ou advogada, mas como alguém que exige dignidade e respeito.

Revoga Minc: escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus

Revoga Minc

Escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus