Homenagem ao cineasta e professor Valdir Baptista

Valdir Baptista - Imagens: reprodução redes sociais

Valdir Baptista, que morreu de infarto em São Paulo, era um grande lutador pelas causas sociais, pela comunicação e pelo cinema brasileiro. Ele foi, por exemplo, um dos diretores do filme “Memórias da Boca” (2014) e desenvolveu diversas pesquisas sobre temas como Fausto no Cinema e Vídeo em Saúde Pública.

Jornalista, Mestre em Comunicação e Semiótica, Doutor em Saúde Pública e Pós-Doutorando pela ECA-USP, Valdir foi coordenador do Curso de Rádio e Televisão e de Cinema da Universidade Anhembi-Morumbi e professor da FIAM-FAAM-FMU, onde, depois das aulas, tive o prazer de dividir com ele longos papos sobre política e várias cervejas em noites de sexta na Rua Vergueiro. Vez ou outra ainda nos trombávamos em manifestações de rua pela democracia.

Ele também deu aulas na pós-graduação do Celacc (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da ECA-USP), onde firmou parcerias com Angola, e na Universidade de São Paulo. Atualmente ele ainda colaborava como professor da disciplina Conceitos e Gêneros do Jornalismo, na ECA-USP. Os alunos de sua última turma, interrompida pela pandemia do novo coronavírus publicaram uma homenagem a ele que trazemos abaixo:

 

HOMENAGEM DOS ALUNOS DE JORNALISMO DA USP

Olá, somos os alunos do 3º semestre do curso de Jornalismo da ECA e tivemos a oportunidade de cursar a disciplina Conceitos e Gêneros do Jornalismo com o professor Valdir Baptista durante este semestre. Apesar da interrupção das aulas presenciais, pudemos aprender muito neste período e admirar o trabalho e a pessoa do professor Valdir, sempre muito dedicado e solícito no ensino e atendimento de cada aluno. Seu cuidado em responder o email de cada um de nós, sua delicadeza e sua terna compreensão com nossas dificuldades neste momento de pandemia serão sempre lembrados.

Ficamos continuamente impressionados e admirados com seu extenso conhecimento, tão generosamente compartilhado conosco através de suas aulas, recomendações e referências. Lembraremos dele com muito carinho, e gostaríamos de prestar nossa solidariedade à sua família e desejar muita força neste momento extremamente difícil.

 

 

 

Em seu perfil no Facebook, (https://www.facebook.com/valdir.baptista.92), vários outros colegas e amigos deixarem mensagens carinhosas e de saudades, como Lucio Agra:

Tentando arrumar o caos de palestras e eventos dos quais participei ao longo dos anos, para arranjar uma lista disso no meu canal, topei com este, da nossa mesa no ano passado em São Paulo, em homenagem à nossa querida Jerusa que nos deixou. Jamais imaginaria que agora ia fazer o obituário aqui do Valdir Baptista, querido amigo que a essa altura já deve estar batendo papo sobre cinema com Jerusa e o também querido e saudoso Carlão Reichenbach, já falecido há alguns anos.

A morte de Valdir é irreparável perda pois se tratava de um um homem de raro saber e de grande generosidade.

Dele posso dizer que talvez a dedicação ao trabalho tenha abreviado a vida, tão ansioso que era de sempre estar à altura de todas as tarefas que se impunha. Não há como comparecer pessoalmente para prantear o amigo, mas penso nele como alguém que sempre estará na nossa lembrança, pessoa excepcional que era. Estou realmente muito triste com essa notícia.

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Muito obrigado pela linda homenagem ao professor Valdir Baptista, um dos poucos intelectuais do nosso tempo

POSTS RELACIONADOS

Conquistas históricas Lily Gladstone

Conquistas Históricas!

Lily Gladstone faz história no Globo de Ouro, e “O Território” conquista o Emmy Internacional!