Greve geral: setor de transporte vai parar

14 DE JUNHO

Da Rede Brasil Atual, com edição da Redação Spbancarios

Trabalhadoras do setor de transportes – aeroviários, aeroportuários, portuários, motoristas e cobradores rodoviários, além de metroviários e ferroviários – decidiram aderir à greve geral do dia 14 de junho, contra a reforma da Previdência, pela retomada do crescimento econômico brasileiro com geração de empregos e renda e contra os cortes na educação. A confirmação da participação dos trabalhadores do setor – alguns, como metroviários, motoristas e cobradores da capital paulista e rodoviários da Grande São Paulo já tinham anunciado adesão – ocorreu na terça-feira 4, em uma reunião na capital paulista. A reportagem é da RBA.

> Trabalhadores, estudantes e movimentos sociais ampliam unidade rumo à greve geral do dia 14
Sindicato convoca bancários para decidir sobre greve em assembleia dia 11

O presidente da CUT, Vagner Freitas, que abriu a reunião, reafirmou o papel que a greve tem no atual momento social e econômico do Brasil, com recessão econômica, recordes de desempregados e as políticas de retirada de diretos pelo governo de Jair Bolsonaro.

Adesão dos transportes fortalece a greve

O dirigente ressaltou o papel dos trabalhadores em transportes para o êxito da mobilização do dia 14 de junho. “Em todas as greves gerais que construímos com grande êxito, a participação dos trabalhadores e trabalhadoras dos transportes foi fundamental”, disse o dirigente.

Vagner avalia que essa greve geral difere das anteriores, já que cresce a cada dia a politização da sociedade, que “acordou para o fato de que esse governo está destruindo o Brasil”.

“A greve está sendo debatida em escolas, igrejas, bares e as pessoas falam da greve por conta do rumo que o país tomou com Bolsonaro. Há um absoluto desalento com o governo. Bolsonaro se apresentou como solução e não resolveu nada. As pessoas estão vivenciando uma enorme crise e questionando o governo, que não tem proposta de política econômica”, afirmou Vagner.

Participação geral

O cenário, ainda de acordo com o presidente nacional da CUT, fortalece a mobilização de todas as categorias, ainda mais do que em greves anteriores.

Por sua vez, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL-CUT), Paulo João Eustásia, relatou que está consolidada a participação de todos os modais de transporte na paralisação de 14 de junho.

“Temos tudo para superar o dia 28 de abril de 2017 e dar uma resposta ao governo com relação aos ataques aos direitos, principalmente contra a reforma da Previdência”, disse Eustásia, referindo-se à greve geral realizada há dois anos contra a política neoliberal do ilegítimo Michel Temer.

Caminhoneiros

Ainda de acordo com o presidente da CNTTL, boa parte dos caminhoneiros é representada pela confederação e a categoria também anunciou, com ressalvas, que vai paralisar atividades no dia 14 de junho.

O ativista avalia que muitos caminhoneiros deverão aderir à greve geral em número superior a outras mobilizações organizadas pela CUT e pela CNTTL. Ele explica que, habitualmente, greves desses motoristas começam em pontos isolados e vão ganhando corpo, assim como aconteceu em 2018.

“Acredito que mais caminhoneiros vão aderir. Eles têm uma pauta específica da categoria, que é a questão da fiscalização do piso mínimo para os fretes e o congelamento do preço do óleo diesel, mas também são alvo da reforma da Previdência e boa parte já decidiu participar da greve geral.”

O dirigente explica também que um fator determinante para a adesão da categoria é o crescente descontentamento com Bolsonaro: “Na ocasião da eleição, 70% dos caminhoneiros apoiavam Bolsonaro. Hoje, já percebendo o retrocesso do Brasil, o número inverteu e 70% são contra o governo.”

Ainda sobre os caminhoneiros, durante o encontro, Paulo Eustasia informou que a categoria tem uma mobilização marcada para o dia 20 de junho, caso as pautas específicas não sejam atendidas.

A greve e os transportes

A preocupação dos sindicatos dos trabalhadores em transportes é de que grande parte da responsabilidade das greves deve recair sobre eles. “Ainda que você mande ofício 72 horas antes informando a greve, logo vem a liminar proibindo a paralisação e estipulando multas absurdas”, afirma o presidente da CNTTL.

Como resposta à previsível reação dos poderes públicos para diminuir o alcance do movimento, o consenso entre as entidades é de que os sindicatos vão “bancar a greve” e enfrentar todos os obstáculos, como liminares e descontos do dia da folha de pagamento.

“É hora de enfrentar o governo. Bolsonaro, na verdade, nunca teve um plano de governo eficiente e real. Hoje isso está claro para sociedade. Ele não tem proposta. Enquanto isso, o país afunda no desemprego, empresas quebram e a população está percebendo isso. E está vindo para a luta para poder reverter. É agora ou nunca mais”, afirmou Paulo Eustasia.

Mobilização nacional

Para Vagner Freitas, presidente da CUT, a greve geral será uma resposta que a sociedade dará à questão nacional. “A greve é por mudança na economia e isso é favorável para que seja uma grande paralisação no dia 14.”

Prova disso, segundo o dirigente, foram as mobilizações dos dias 15 e 30 de maio, organizadas por entidades do movimento estudantil, que levaram às ruas milhões de pessoas e que não tinham relação com os movimentos sociais e sindical.

“Foram mobilizações construídas no movimento sindical, pela CNTE, que viraram protestos de estudantes e englobaram toda a sociedade”, concluiu.

Trabalhadores do transportes definem adesão à greve geral de 14 de junho. Direitos de toda a população ameaçados exigem resposta e resistência Foto: José Antônio/DT

COMENTÁRIOS

12 respostas

  1. É, o PT, fez muito em 14 anos….o mandato mau começou e o congresso e o senado jogam contra, fora o STF….. privilégio está no funcionalismo federal e estadual. Eles querem esta greve para manterem os privilégios.

  2. Tudo fake news. Os transportes não irão parar. Esta conversa parte de sindicatos que estão inflamando as categorias por conta da não cobrança obrigatória do imposto sindical. As medidas em favor dos caminhoneiros e todos demais transportes estão sendo revistas e melhoradas. Até os preços dos combustíveis estão seguindo uma moderação para evitar piora nos serviços do modal. Não há motivos para nenhum tipo de paralisação que só vai prejudicar a população mais carente.

  3. Precisamos da imprensa para estimular os aposentados também irem pra rua. ATUALMENTE 70% são saudáveis só não trabalham devido ao preconceito das empresas em relação aos sessentoes. Ao contrário dos Eua que os contratam

  4. Infelizmente só agora as categorias perceberam que este governo não tem projetos? Kkkkk francamente
    É só olhar pro passado deste idiota melissiano chef das milícias armadas do Rio de Janeiro e ver que durante 27 anos como deputado nunca sancionou uma emenda parlamentar no congresso tudo que esse bostonaro fez foi exaltar a ditadura militar e aproveitou a onda da corrupção pra se auto promover… aliás alguém de extrema direita sabe dizer oque o deltan Dallagnol fez com o dinheiro pago pelas estatais que pagaram milhões em acordos de relações referentes aos desvios da Petrobrás?
    Ao invés de lavrar dinheiro público com ONGs criadas por eles mesmos porque não empregaram na saúde pública e educação ao invés de so fazerem cortes?
    Francamente o povo foi na onda do bolsonarismo e caiu direitinho na armadilha do sistema maldoso que existe em nosso país …
    Vamos beijar nossa bandeira e não bandeira americana pois temos que ter primeiramente amor a nossa pátria e ao nosso povo!

  5. Vão tomar nu cu seus jornalistas de merda.

  6. Sou brasileira e ñ concordo com essa greve , todos sabemos q o Presidente não governa sozinho. Então gente só vai piorar com essa greve. Temos q precionar o congresso e a Câmara. Gente isto é um ato político.

  7. Eu sou caminhoneiro e com toda ctz irá trabalhar , esses sindicados que nunca é só pensam em seu próprio benefício não me representam

  8. Como sempre CUT bando de vagabundo..e os trabalhadores que necessita pegar transporte público para ir trabalhar…afffffff.vao procurar o que fazer.lavar uma louça.arruma uma casa

  9. Pura ignorância ou má fé mesmo?
    Como o povo tem preguiça de estudar, mas pra crer em sindicalistas e faladores de meias verdades estão sempre dispostos. Quem não quer ver o Brasil crescer e o trabalhador ficar escravo dessa merreca de aposentadoria, são os anti reforma. Não é atoa que o Brasil está atrás da Etiópia no quesito educação.

  10. e a marieli ficará no esquecimento? os filhos são patrimônio do brasil só o traficaste da esquina merece cadeia?

POSTS RELACIONADOS