Gratidão ao SUS: vacinação de quilombolas no Pará

Respeitar o SUS e defender. Essa devia ser o pensamento de todo brasileiro nos tempos atuais onde os brasileiros se dividem entre os que apoiam a vida e os que apoiam o negacionismo, medicamentos sem comprovação ou eficácia e a morte

Texto e fotos de João Paulo Guimarães Instagram: @joaopaulofotografia O SUS faz muito mais do que o cidadão brasileiro imagina. Criar vacinas e vacinar a população é só um dos serviços que o Sistema Único de Saúde disponibiliza para a população. Em algumas regiões distantes das metrópoles os agentes de saúde precisam entrar em áreas de difícil acesso como garimpos ou áreas de conflitos de terras como a Comunidade Quilombola do Camiranga em Cachoeira do Piriá na fronteira do Maranhão com o Pará próximo de Alto Bonito na UPA onde ficam armazenadas as vacinas AstraZeneca e Oxford que serão distribuídas para as comunidades tradicionais.

Chegando no Quilombo já estão à espera muitos idosos para sua primeira e segunda doses. Mas nem todos comungam da certeza da eficácia e segurança dss vacinas e para isso os agentes do SUS precisam do preparo para lidar com as incertezas de alguns idosos como Dona Oscarina Lucas Ferreira de 87 anos que precisou ser convencida, junto à sua família, da importância da imunização pelo agente Adeilson que foi até o encontro de Dona Oscarina em sua casa para tranquiliza-la quanto à eficácia do imunizante. A idosa que em dois filhos trabalhando na produção de farinha de mandioca na Comunidade do Camiranga tomou a sua vacina no forno de farinha de sua casa para a felicidade dos familiares que temem pela saúde da idosa durante a pandemia que já tirou a vida de mais de 327.000 brasileiros graças à necropolítica genocida de Jair Bolsonaro. O Presidente Negacionista.

Outra quilombola acamada, Maria Gomes de Jesus de 71 anos, tomou sua primeira dose enquanto se embalava em sua rede. A idosa recebeu a imunização despreocupada e feliz com a presença do SUS que foi recebido na Comunidade do Camiranga com muita festa e respeito.
Seu Joao Amorim dos Santos. Nascido em 1950 entrou no ambulatório improvisado já de camisa abaixada pra tomar a vacina. Perguntei a ele se o SUS era bem vindo na comunidade.

“Nós tem que respeitar esse pessoal do SUS né! Todo mundo que vem é muito bom pra nós. “

Respeitar o SUS e defender. Essa devia ser o pensamento de todo brasileiro nos tempos atuais onde os brasileiros se dividem entre os que apoiam a vida e os que apoiam o negacionismo, medicamentos sem comprovação ou eficácia e a morte.

Atendimento em garimpo
Joao Amorim dos Santos.
Atendimento em garimpos urbanos na região de Cachoeira do Piriá.
O SUS até a casa de Dona Oscarina para convida-la a se vacinar. A idosa temia se vacinar, mas após uma conversa perdeu o receio.
Dona Oscarina se vacinando graças ao atendimento do SUS na Comunidade Quilombola do Camiranga no Pará.
Dona Oscarina no forno de farinha de sua casa enquanto aguarda o imunizante.
O agente Adeilson do SUS levou a Dona Oscarina de volta à sua casa após receber a primeira dose da vacina AstraZeneca.
Maria Gomes dos Santos de 77 anos se vacinando na rede em sua casa na Comunidade Quilombola do Camiranga no Pará.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

CNBB reforça a luta por direitos e pela democracia

Na avaliação da CNBB, a sociedade democrática brasileira está atravessando um dos períodos mais desafiadores da sua história. “A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da COVID-19”, diz um trecho da nota.

Impeachment: o superpedido e as ruas

No dia 30 de junho, a partir de uma articulação que reuniu partidos, entidades, movimentos sociais, intelectuais, políticos, incluindo pessoas de fora do espectro de esquerda, como Kim Kataguiri, Alexandre Frota, Joice Hasselman e Roberto Freire, foi protocolado na Câmara dos Deputados o chamado “superpedido de impeachment”, tendo a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) assumido o papel de redatora oficial.

3 de Julho: 362 atos fora Bolsonaro neste sábado

362 Atos confirmados – #3JForaBolsonaro     No Brasil e exterior (Última atualização 02/07 | 21h40) Instagram: @ForaBolsonaroNacional Twitter: @forabolsonarona  _Sistematização: Central de Mídia das Frentes Brasil Popular