Governo gasta R$1,2 milhão em poços, mas o povo segue sem água

População sofre com obras inacabadas, poços sem bombas ou que não têm potência suficiente para puxar água
foto: reprodução
pessoa carregando potes com água foto: reprodução

O maior trunfo de Jair Bolsonaro (PL) para tentar subir sua camada de eleitores no Nordeste é a construção de poços para captação de água, em regiões que sofrem com a seca. A ação é constantemente exaltada pelo candidato que chegou a afirmar na abertura da campanha que “água em grande parte do Nordeste é uma realidade”, mas o dia a dia da população são obras inacabadas, poços sem bombas ou que não tem potencia suficiente para puxar a água. Em alguns casos, as cisternas que funcionam, tem água salobra.

A Força Tarefa das Águas é um programa do Governo Federal, com participação da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), que desde de 2019 realiza obras que prometem beneficiar mais de 850 mil pessoas de comunidades afastadas. Contudo, de acordo com reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, as obras nunca foram finalizadas, alguns poços estão lacrados. Em Oieiras, na zona rural do Piauí, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Donacs) iniciou a escavação de um poço de 212 metros de profundidade em 2020, mas a obra foi paralizada.

Regiões altas, como povoado da Alagoinha no Piauí, sofrem com bombas pouco potentes incapazes de abastecer as casas mais elevadas. Os moradores relatam que a água tem gosto de sal e é suja “Eles abriram, mas não encanaram a água para nós. A gente fica triste, porque tem água doce perto mas não pode usar”, disse Valmira, moradora do povoado Mata Fria, para o jornal.

Além do Donacs e da FUNADA, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) também participou da força tarefa. A companhia, considerada estatal do “centrão” esteve envolvida em um suposto caso de desvio de verbas investigado pela Policia Federal (PF) no mês passado. Segundo o Estado de S.Paulo, as licitações nem ao menos informam onde as perfurações deveriam acontecer, os gastos totais chegam a 1,2 milhão de reais.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS