Governador bolsonarista de SC sanciona rota turística do tiro

Carlos Moisés aprovou o projeto que institui uma rota turística do tiro em Santa Catarina, para incentivar "às pessoas para praticarem o tiro"

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (Republicanos) sancionou o projeto para o estabelecimento de uma rota turística do tiro, após ter sido aprovado pela Câmara Legislativa do estado. A proposta, registrada pelo deputado Sargento Lima (PL), foi oficializada no Diário Oficial catarinense na tarde da última quinta-feira (01/09). Vale destacar que ambos os políticos são aliados de Bolsonaro e tentam a reeleição utilizando sua figura. De acordo com a publicação do Diário Oficial, os objetivos do decreto são a “promoção e a divulgação dos clubes e escolas de tiro” nos municípios participantes e o “incentivo às pessoas para praticarem o tiro”.

A rota abrange 29 cidades de Santa Catarina, sendo elas: Jaraguá do Sul, Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Porto União, Caçador, Irani, Xanxerê, Campo Erê, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Palmitos, Chapecó, Concórdia, Campos Novos, Curitibanos, Lages, Rio do Sul, Timbó, Pomerode, Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque, São José, Florianópolis, Tubarão e Criciúma. O município de Jaraguá é conhecido como a Capital Nacional dos Atiradores e recebe a festa Schützenfest (Festa do Tiro), que reúne milhares de atiradores, colecionadores e caçadores.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o estado de Santa Catarina é o terceiro com maior número de civis com registro de arma de fogo; nada menos do que 170 mil armamentos foram registrados em 2022. A taxa de homicídio por armas de fogo é de 5,32%, com 56,1 mortes para cada 100 mil habitantes. Além disso, Bolsonaro, que defende o armamento da população civil, possui popularidade entre os eleitores catarinenses. Nas eleições de 2018, ele teve 75,92% dos votos contra 24,08% de Fernando Haddad (PT), no segundo turno da corrida presidencial.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS