Gabriel Monteiro tem mandato cassado pela Câmara do RJ

A Câmara Municipal do RJ votou ontem a favor da cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro, por 48 votos a 2.
Gabriel Monteiro tem mandato cassado foto: reprodução
Gabriel Monteiro tem mandato cassado foto: reprodução

A cassação do mandato de Gabriel Monteiro (PL) foi aprovada ontem (18), pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Com a Casa cheia, 50 dos 51 vereadores registraram presença. Todos da casa votaram a favor, exceto Chagas Bola (União Brasil), ex-policial militar e amigo de Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz, e o próprio Gabriel Monteiro.  O Conselho de Ética da Câmara do Rio de Janeiro já havia aprovado por unanimidade o relatório de Chico Alencar (PSOL) para a cassação de Monteiro na última quinta-feira (11), mas a punição precisava ser votada pela Câmara para ser sancionada. A impugnação foi em razão da quebra de decoro de Gabriel, acusado e investigado por gravação de relações sexuais com adolescente; assédio sexual de sua ex-assessora e outros funcionários; estupro de uma jovem; exposição de pessoas em estado de vulnerabilidade; peculato, por utilizar do seu cargo público em benefício próprio; forjar crime de furto; coação de testemunhas; de forjar vídeos na internet; e de pedofilia.

Apesar da quantidade de crimes praticada pelo vereador, Gabriel Monteiro convocou seus 4,4 milhões de seguidores no Instagram para comparecer à Câmara. Em meio a cartazes de “Contra a máfia do Reboque”, alguns de seus defensores atenderam ao chamado de Monteiro. A suposta Máfia do Reboque seria um grupo de empresas que fazia gestão dos pátios e que ofereceu propina ao vereador. No entanto, não há qualquer prova de que essa “máfia” exista. 

Gabriel Monteiro tem mandato cassado foto: reprodução

Seus apoiadores vaiaram, interromperam e causaram tumulto durante a sessão. Porém, manifestantes a favor da cassação também se proclamaram ao entoar: “Não tem caô, estuprador não pode ser vereador” e “fora estuprador”. Já em relação aos votos, nem mesmo aliados políticos e admiradores de Monteiro votaram contra a cassação. Os depoimentos foram muito emocionados, trazendo casos de estupro e pedofilia vividos por parlamentares ou seus parentes, como foi o caso da vereadora Thais Ferreira (PSOL) e Felipe Michel (Progressistas). Parlamentares também afirmaram ter sofrido com as fakenews propagadas por Gabriel Monteiro. 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Revogaço

Em seu primeiro ato como presidente, Lula assina as 12 primeiras medidas prometidas durante a campanha eleitoral.