Festival propõe construção colaborativa para regeneração do Rio Doce

Reprodução Aliança do Rio Doce

Durante os dias 14 a 30 de Julho a vila de Regência e as comunidades de Areal e Entre Rios no Espírito Santo irão sediar o Festival Regenera Rio Doce. A proposta do Festival é criar um espaço para construção e compartilhamento de saberes, desafios e metodologias colaborativas, capazes de fortalecer os vínculos comunitários e engajar ações necessárias à Regeneração do Rio Doce.

Em novembro de 2015, o Rio Doce foi afetado após o rompimento da barragem de rejeitos de mineração de propriedade da empresa privada Samarco, da qual são acionistas as mineradoras Vale e BHP. O crime ambiental casou ainda uma série de impactos sociais ao longo da bacia hidrográfica do rio, desde sua cabeceira, na região de Mariana em Minas Gerais e onde se deu o rompimento da barragem, até sua foz em Regência no Espírito Santo. Inúmeros municípios e suas economias locais, milhares de pessoas, além de toda a biodiversidade natural no percurso do Rio foram severamente prejudicados.

A ambição do Festival é apoiar iniciativas locais, propondo experiências de regeneração que promovam processos de fortalecimento e autonomia nas comunidades. A regeneração é compreendida, portanto, não apenas como ambiental, mas comunitária, social, cultural, educativa, econômica, afetiva e ética.

Para construir o Festival que é organizado pela Aliança Rio Doce, e outros grupos de ativistas, foi criado um crowdfunding para captação de recursos que pode ser acessado em: http://juntos.com.vc/regenerariodoce . A captação procura acima de tudo viabilizar recursos que possam cobrir os custos para que moradores de várias comunidades do Rio Doce possam participar do evento. O Festival também conta com uma página onde mais informações, como a programação, podem ser acessadas: http://www.regenerariodoce.org

Todos os eixos temáticos da programação – que passam da permacultura e agroecologia, aos direitos humanos e comunicação e mídias livres, entre outros – partem da reflexão dos impactos da lama na consciência humana em relação à água e a natureza.

De maneira colaborativa irão participar do Festival pessoas de diversas partes do país dividindo conhecimentos e saberes a fim de construir coletivamente ações de regeneração no sentido proposto pela iniciativa.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Show de horrores em Mariana

Nota sobre o megaprojeto da mineradora Samarco/Vale, que pode seguir devastando Bento Rodrigues e Camargos