Fake é patrocinado no Twitter para dizer que esquerda comemora mortes de Brumadinho

Na tarde do último dia 27 de janeiro um perfil no Twitter chamou a atenção. Divulgado por Alexandre Frota, deputado federal pelo PSL, partido de Jair Bolsonaro, dois prints mostram um perfil chamado “Eu”, com usuário @5060u, desejando mal à população de Brumadinho, vítima de mais um crime ambiental cometido pela Vale, quando a barragem que fica próximo à cidade estourou no último dia 25 espalhando lama toxica pelo Rio Paraopeba e matando soterradas centenas de pessoas, sendo que muitas delas o corpo sequer foi encontrado. O tweet, que chegou a ser pago para se popularizar, dizia que as pessoas da cidade tinham que “se fuder” (sic) porque votaram, em grande maioria, em Jair Bolsonaro. Outras contas, como @Milla_Ofc17, também fizeram tweets sobre a conta @5060u, conseguindo mais de 1.700 retuites. O tweet foi apagado na manhã de hoje (29) da conta @5060u.

Acontece que o @duascoisa ficou intrigado e foi atrás das redes sociais da garota, que tem um perfil bem-estranho. A primeira coisa a se notar é que o user parece não ter nenhuma relação com o nome dela, Alice – que só aparece num link para o Facebook.

Olhando o conteúdo dos tweets, é possível perceber que não há nenhum tipo de interação com os seguidores ou perfis seguidos pela conta. Além de todas as frases serem usadas para ofender. Alguns tweets contra o governo Bolsonaro parecem ter sido feitos com o intuito de vincular a conta de Alice à esquerda.

Alguns tweets antigos usam a hashtag #UmRei, que é um site para ganhar seguidores.

As frases destes tweets são jogadas, como se não tivessem relação com nada antes publicado pela conta. Vários do mesmo dia, o que é uma conhecida característica de bots do Twitter.

Quando partimos para os seguidores da moça, é possível reparar muitos perfis russos, que sequer usam o mesmo alfabeto que Alice. Outros perfis também usam a #UmRei em seus tweets, o que mostra que era uma troca de seguidores por causa do site.

 

Para dar credibilidade ao perfil fake, uma conta de Facebook foi vinculada. Logo que entramos nela é possível ver um número de Whatsapp para quem quiser entrar em contato. As fotos usadas, tanto no Twitter, quanto no Facebook e no Whatsapp são de Shauany Amateur, uma conta criada em um site pornô.

 

Olhando o perfil do Facebook, uma publicação antiga revela que ela mudou seu nome. Alguém a responde com Ana Almeida, mas agora ela se chama Alice Almeida.

Ao que parece, essa é uma estratégia para vincular a esquerda com perfis com discurso de ódio. Utilizaram a informação de 63,03% (12.215 votos) da população de Brumadinho votou em Jair Bolsonaro para criar um factóide de que a esquerda estaria comemorando o crime da Vale.

Enviamos um e-mail para o Twitter para checar quem pagou pelo tweet patrocinada, mas até o fechamento da reportagem não obtivemos resposta.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS