Facebook e todos os seus aplicativos são desativados simultaneamente

Facebook e todos os seus aplicativos são desativados simultaneamente. Foto: Lucas Martins Jornalistas Livres

A plataforma de comunicação interna do Facebook, Workplace, também foi retirada, deixando a maioria dos funcionários incapazes de fazer seu trabalho

Do New York Times

SAN FRANCISCO – O Facebook e sua família de aplicativos, incluindo Instagram e WhatsApp, caíram ao mesmo tempo na segunda-feira, retirando do ar uma plataforma de comunicação vital usada por bilhões e encurralando uma empresa que já está sob intenso escrutínio.

Os aplicativos do Facebook – que incluem Facebook, Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger e Oculus – começaram a exibir mensagens de erro por volta das 11h40, horário da costa leste, relataram os usuários. Em cinco minutos, o Facebook havia desaparecido da internet. Horas depois, os sites ainda não estavam funcionando, de acordo com a Downdetector, que monitora o tráfego da web e a atividade do site.

O impacto foi imediato e global. O Facebook se tornou uma plataforma fundamental com mensagens, transmissão ao vivo, realidade virtual e muitos outros serviços digitais. Em alguns países, como Mianmar e Índia, o Facebook é sinônimo de internet. Mais de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo usam o Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp para se comunicar com amigos e familiares, distribuir mensagens políticas e expandir seus negócios por meio de publicidade e divulgação.

As consequências também se espalharam à medida que o Facebook é usado para entrar em muitos outros aplicativos e serviços. Isso levou a efeitos dominó inesperados, como as pessoas não conseguirem fazer login em sites de compras ou entrar em suas smart TVs, termostatos e outros dispositivos conectados à Internet.

Interrupções de tecnologia não são incomuns, mas ter tantos aplicativos da maior empresa de mídia social do mundo apagando ao mesmo tempo era altamente incomum. A última paralisação significativa do Facebook foi em 2019, quando um erro técnico afetou seus sites por 24 horas, em um lembrete de que mesmo as empresas de internet mais poderosas podem ser prejudicadas por uma confusão.

Desta vez, a causa da interrupção permaneceu obscura. Era improvável que um ataque cibernético fosse o culpado porque geralmente não afeta tantos aplicativos de uma vez, disseram dois membros da equipe de segurança do Facebook, que falaram sob condição de anonimato. Especialistas em segurança disseram que o problema provavelmente se originou de uma configuração incorreta dos servidores do Facebook, que não permitiam que as pessoas se conectassem a seus sites como Instagram e WhatsApp.

Andy Stone, um porta-voz do Facebook, postou no Twitter: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente. ”

A interrupção aumenta as dificuldades crescentes do Facebook. Durante semanas, a empresa foi atacada por uma denunciante, Frances Haugen, uma ex-gerente de produto do Facebook que acumulou milhares de páginas de pesquisas internas. Desde então, ela distribuiu o cache para a mídia de notícias, legisladores e reguladores, revelando que o Facebook sabia de muitos danos que seus serviços estavam causando, incluindo que o Instagram fazia adolescentes se sentirem pior sobre si mesmas.

As revelações geraram protestos entre reguladores, legisladores e o público. A Sra. Haugen, que revelou sua identidade no domingo online e no “60 Minutes”, deve testemunhar na terça-feira no Congresso sobre o impacto do Facebook sobre os usuários jovens.

Quando a paralisação começou na manhã de segunda-feira, os usuários do Facebook e Instagram rapidamente recorreram ao Twitter para lamentar e zombar de sua incapacidade de usar os aplicativos. A hashtag #facebookdown também começou a virar tendência. Memes sobre o incidente proliferaram.

Mas o custo real logo começou a surgir, porque muitas pessoas em todo o mundo confiam nos aplicativos para conduzir suas vidas diárias.
“Com o Facebook caindo, estamos perdendo milhares em vendas”, disse Mark Donnelly, fundador de uma start-up na Irlanda que dirige a HUH Clothing, uma marca de moda focada em saúde mental que usa o Facebook e o Instagram para alcançar clientes. “Pode não parecer muito para os outros, mas perder quatro ou cinco horas de vendas pode ser a diferença entre pagar a conta de luz ou o aluguel do mês.”

Samir Munir, dono de um serviço de entrega de comida local em Delhi, disse que não conseguiu entrar em contato com clientes ou atender pedidos porque dirige o negócio por meio de sua página no Facebook e recebe pedidos pelo WhatsApp. “Tudo está mal, todo o meu negócio está mal”, disse ele.

Douglas Veney, um jogador de Cleveland que usa GoodGameBro e é pago por espectadores e assinantes no Facebook Gaming, acrescentou: “É difícil quando a principal plataforma de renda para muitas pessoas cai”. Ele chamou a situação de “assustadora”.

Dentro do Facebook, os funcionários também se atrapalharam porque seus sistemas internos pararam de funcionar. A equipe de segurança global da empresa “foi notificada de uma interrupção do sistema afetando todos os sistemas e ferramentas internos do Facebook”, de acordo com um memorando interno enviado aos funcionários e compartilhado com o “The New York Times”. Essas ferramentas incluíam sistemas de segurança, um calendário interno e ferramentas de agendamento, disse o memorando.

Os funcionários disseram que tiveram problemas para fazer chamadas de telefones celulares do trabalho e receber e-mails de pessoas de fora da empresa. A plataforma de comunicação interna do Facebook, Workplace, também foi retirada, deixando muitos incapazes de fazer seu trabalho. Alguns recorreram a outras plataformas para se comunicar, incluindo LinkedIn e Zoom, bem como salas de bate-papo do Discord.

Alguns funcionários do Facebook que voltaram a trabalhar no escritório também não conseguiram entrar em prédios e salas de conferência porque seus crachás digitais pararam de funcionar. Os engenheiros de segurança disseram que não conseguiram avaliar a interrupção porque não conseguiram chegar às áreas dos servidores.

O centro de operações de segurança global do Facebook determinou que a interrupção era “um risco ALTO para as pessoas, risco MODERADO para os ativos e um risco ALTO para a reputação do Facebook”, disse o memorando da empresa.

Uma pequena equipe de funcionários logo foi enviada para o data center de Santa Clara, Califórnia, do Facebook, para tentar uma “reinicialização manual” dos servidores da empresa, de acordo com um memorando interno.

Nos primeiros dias do Facebook, o site sofreu interrupções ocasionais conforme milhões de novos usuários migraram para a rede. Ao longo dos anos, ela gastou bilhões de dólares para construir sua infraestrutura e serviços, gerando enormes centros de dados em cidades como Prineville, Oregon e Fort Worth, Texas.

A empresa também vem tentando integrar a infraestrutura técnica subjacente do Facebook, WhatsApp e Instagram há vários anos.
John Graham-Cumming, diretor de tecnologia da Cloudflare, uma empresa de infraestrutura web, disse em uma entrevista que o problema de segunda-feira provavelmente foi uma configuração incorreta dos servidores do Facebook.

Os computadores convertem sites como o facebook.com em endereços de protocolo numéricos da Internet, por meio de um sistema que é comparado a um catálogo de endereços de telefone. O problema do Facebook era o equivalente a remover os números de telefone das pessoas de seus nomes na agenda de endereços, tornando impossível ligar para elas, disse ele. Cloudflare fornece alguns dos sistemas que suportam a infraestrutura de internet do Facebook.

“Foi como se o Facebook tivesse acabado de dizer ‘Adeus, estamos saindo agora ’”, disse Graham-Cumming.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS