Diário do Bolso: o Brasil invadido pelo exército inimigo

Diário, sonhei que o Brasil tinha sido invadido pelo exército de outro país! Até aí, tudo bem. Então começou o pesadelo de verdade. É que, quando finalmente o inimigo foi vencido, os sobreviventes foram pra rua e pediram a minha cabeça. Pode tamanha ingratidão, Diário?

Por José Roberto Torero*  Diário, sonhei que o Brasil tinha sido invadido pelo exército de outro país!

Aí, nos primeiros dias, quando o exército inimigo estava começando a tomar as nossas ruas, eu fui pra tevê e disse: “Calma, pessoal. Isso é só uma briguinha. Vamos continuar trabalhando senão todo mundo vai morrer é de fome.”

Quando francos atiradores já começavam a matar centenas de brasileiros por dia, um pessoal esquerdalhento disse que o povo precisava de máscaras, capacetes e coletes à prova de balas. Mas eu falei que esse treco de proteção era mimimi.

Pro povo pensar que estava seguro, mandei distribuir aqueles revolvinhos que disparam água. E chamei eles de hidroxipistolina. Não adiantou muita coisa, mas a fábrica de hidroxipistolina se deu bem.

Os estados protestaram no STF e conseguiram o direito de fazer barricadas. Eu tentei impedir, dizendo que as barricadas feriam a liberdade de ir e vir das pessoas. Mas perdi essa.

Para me vingar, não fiz um planejamento centralizado e coloquei o meu pior general para organizar a defesa.

Ofereceram armas tremendas para nós: tanques Pfizer, metralhadorasCovax e bombas chinesas. Mas eu disse que quem mandava era eu e não deixei comprarem porcaria nenhuma.

Chamei o pessoal que se escondia em bunkers de mariquinhas e disse que tinha que enfrentar o inimigo de peito aberto.

Pra dar o exemplo, aglomerei, joguei bola, fui na praia e passeei de jetski. O engraçado é que, logo depois que eu saía de um lugar, o inimigo bombardeava a cidade.

Nessa altura, a gente já estava perdendo mais de dois mil soldados por dia.

Eu dizia que quem estava matando o pessoal não era o inimigo. Era pneu que estourava no peito do cara, era diabetes, era velhice. Qualquer coisa, menos o inimigo.

Só quando já tínhamos perdido centenas de milhares de soldados é que eu liberei a compra de armas. Mas a distribuição foi bem lenta. Morreram mais sei lá quantos.

Até aí, tudo bem. Então começou o pesadelo de verdade. É que, quando finalmente o inimigo foi vencido, os sobreviventes foram pra rua e pediram a minha cabeça.

Pode tamanha ingratidão, Diário?

José Roberto Torero é autor de livros, como “O Chalaça”, vencedor do Prêmio Jabuti de 1995. Além disso, escreveu roteiros para cinema e tevê, como em Retrato Falado para Rede Globo do Brasil. Também foi colunista de Esportes da Folha de S. Paulo entre 1998 e 2012.

#diariodobolso

PS: A ideia para o texto de hoje foi do leitor Luiz Fernando Zanandréa.

O dia D

COMENTÁRIOS

Uma resposta

POSTS RELACIONADOS

Diário do Bolso: “se gritar ‘pega Centrão’, não fica um”

O general Augusto Heleno, que cantou “Se gritar ‘pega Centrão’, não fica um, meu irmão…”, agora diz que o Centrão nem existe. Acho que ele vai trocar a letra dessa música pra alguma coisa assim: “Se gritar ‘pega Centrão’, o governo inteiro levanta a mão…”

Diário do Bolso: entupido e não cheirando bem

Os canhotos riem, mas esse meu entupimento veio bem a calhar. Como estou com cagaço de enfrentar essa CPI da covid, aproveitei o meu estado descocomentoso pra me fazer de vítima. Aquela foto de mim cheio de tubo já foi isso. Porque o meu marquetim é esse: quando não tô matando, tô morrendo.

Diário do Bolso: a esquerdalha ri do meu soluço, hic

Teve um sujeito que, hic, disse que o Lira tinha que botar o, hic, pedido de impitimem em pauta, que aí o susto, hic, ia me curar. E outro respondeu que melhor ainda seriadizer que, hic, tinham recuperado as, hic, mensagens do celular do Dominghetti.