EXCLUSIVO: Secretário da cultura de Bolsonaro copia Goebbels em discurso

Roberto Alvim, em pronunciamento com plágio de Joseph Goebbels
Roberto Alvim, em pronunciamento com plágio de Joseph Goebbels

Em vídeo que anuncia um programa de fomento às artes, nos moldes conservadores característicos do atual governo, o Secretário Especial de Cultura Roberto Alvim citou quase ipsis literis uma frase famosa de Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda da Alemanha Nazista.

A citação está no texto do livro “Joseph Goebbels, Uma Biografia”, de Peter Longerich, publicado no Brasil pela editora Objetiva.

 

 

“A arte brasileira da próxima década será heróica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada.”

(Roberto Alvim, Secretário Especial de Cultura do Governo Bolsonaro)

“A arte alemã da próxima década será heróica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada.”

(Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler)

 

 

VEJA O VÍDEO QUE DERRUBOU ROBERTO ALVIM:

 

 

 

COMENTÁRIOS

53 respostas

  1. Tal como o regime Nazista, a Arte como instrumento de promoção do regime! Assustador!

  2. Realmente assustador, principalmente o olhar desse sujeito.

  3. A cara do sujeito é de nazista! Nem precisava discursar como tal.

  4. Este sujeito é um babaca que está usando a máquina e tão somente não vai a lugar algum, pois o que realmente tenta alcançar é o medo de todos. Força gente lutar contra estas pachorras destes vermes!!!

  5. Ah pronto. Agora vão querer usar isso pra dizer que todo o governo Bolsonaro é nazista. Vcs colocam o ego de vcs acima do bem da nação que está prosperando, não é atoa que se enfatiza tanto o nacional hj.

    1. Nazista Talvez não, os nazista alemães eram inteligentes, coisa que o bozo ta longe de ser.

  6. Você não acha grave para a nação um presidente da república indicar como secretário da cultura alguém que acaba de apresentar grande ligação com um ícone nazista? Me parece que você quem está colocando seu ego e suas ideologias acima do bem da nação…
    E ninguém falou ainda que “todo o governo é nazista”. Segura a onda aí.

  7. Lula afirmou ser fã de Hitler na entrevista para uma revista em 79

  8. Ñ me importo com o que o cara diga, mas o que faz…
    Até agora só tivemos incompetentes e corruptos à favor de uma minoria pseudo intelectual, impondo seu lixo como arte.
    Este Governo veio pra ficar! Chega de parasitas embusteiros!

  9. Você tá louca, Juliana? O cara reproduz texto de Goebbels em pronunciamento oficial, com música de Wagner ao fundo, faz, portanto, uma profissão de fé nazista falando em nome do governo, e vc vem dizer que o seu querido presidente não tem nada com isso? Se gente como vc não acordar de imediato, esses loucos vão acabar com o que ainda resta de Brasil!

  10. Nazismo não é cultura e nunca será houve mortes em campos de concentração em Auschwitz

  11. A ignorância é o que atravanca o progresso. Concordo muito com essa frase.

  12. Gravíssima a situação de nossa nação!
    Estamos a cada dia retroagindo.
    Um presidente homofóbico, e paternalista.

  13. É incrível como ainda há quem tente defender o indefensável!
    Já tínhamos um presidente da república defensor de um torturador notadamente assumido e vil, já tínhamos um presidente que defende a coação como ferramenta de governo, intimidando jornalistas e demais profissionais que por sua competência assustam o curto QI do atual morador do Palácio da Alvorada, e agora um proto merdinha que usou botox demais e não tem expressão facial citando ao pé da letra as palavras de um dos idealizadores do nazismo alemão Joseph Goebbles.
    Tenham dó seus hipócritas de merda, olhem para o povo brasileiro que sofre com o que está sendo feito com o país, e façam um curso de História da Arte, a arte não é só para ser bonita, mas para ser reflexiva, contestadora, rompedora de padrões e estéticas sedimentadas e estagnadas.

  14. Assustador ! Nacao prosperando? Claramente se ve que o ego e ideologia do novo governo estao acima de te tudo e todos! Impoe de forma radical suas idologias.

  15. Acordaaaaaaa!!! Mas o que se passa com estas pessoas????? Acordem!!!

  16. Na minha visão, a questão não está somente na “simpatia” pelo Nazismo, mas por ser Ministro da CULTURA e ter plagiado o texto. Isso é muito grave!

  17. Só faltou a suástica presa no braço do secretário da cultura desse (des)governo. Como ficar impassível diante dessa mentalidade retrógrada que esses desgraçados dizem ser “nova”, mas é tão nazista! Parece um pesadelo. O mais louco é saber que tem gente que ainda apoia essa miséria. A Arte sempre foi um lugar de expressão da nossa liberdade, não podem nos tirar essa possibilidade. Que a Arte sobreviva! Que o Brasil sobreviva!

  18. Juliana, vc é não entendeu ou se faz de desentendida ou é….mesma, com todas as letras q ele está usando a ideologia nazista, ou vc quer q desenhe.

  19. realmente, ele pisou na bola. Poderia ter usado um fundo musica de CARLOS GOMES.

  20. Concordo que frazes, textos, símbolos e comentários nazistas devem ser evitados, ou melhor abolidos , mas do mesmo modo deveria os esquerdistas que apoiam o regime cubano, chines, norte coreano e sovietico deveria evitar termos comunistas que mataram milhoes e milhoes de pessoas mundo afora, exemplo: CAMARADA, COMPANHEIROS, GUERILHAS, LUTA ARMADA, REVOLUÇÃO, ETC… esses termos não nos remete ao caos tambem? então a questão da briga ai e ideológica e praquimática.

  21. Plágio ao contrário, não sabem interpretar um texto!! Ele usou a estrutura do texto, transformando em algo melhorado.
    Porque nos últimos 25 anos o Brasil não teve uma antiCultura.

  22. Quando se nomeia um secretário de cultura, esperamos alguém que tenha conhecimento , cultura , inteligência sabedoria…Tudo isso não eh política e sim leitura, estudo , comunicação discernimento pessoal ! Eh Grave nosso secretário de cultura inspirar-se na pior parte da história do século XXI.

  23. Quem continua apoiando esse governo bizarro é que está colocando o ego acima da nação. O que você chama de “prosperidade” eu chamo de RETROCESSO.

  24. Propaganda nazista é crime!
    Se o MPF se omitir, cometerá o crime de prevaricação.

  25. NAZISTA!!!!!! Prega o medo para praticar o terror

  26. Independentemente da ideologia nazista, toda propranga moderna tem base nos técnicas de Goobels, o Duda Mendoca fez a propaganda do PT com filmetes, q foram usados na campanha de 1936 de Hitler. Vamos estudar historia. As campanhas publicitarias americanas e europeias sao tabem baseadas nas tecnicas desenvolvidas pro ele. Ou seja, uma coisa ê uma coisa e outra coisa ê outra coisa

  27. Juliana. Vc é o típico gado q não pensa, só segue a boiada. Se vc não se espanta com isso é pq vc é nazista tbm.

  28. Até os loucos têm seus momentos de lucidez, pq não Goebbels?
    Se a gente procurar bem… minuciosa e incansavelmente, até Inácio já disse algo q preste.
    Eu percebo, na frase proferida, um patriotismo, um vislumbre de valor ao que nós, brasileiros, possamos produzir como arte. Pq, convenhamos, a coisa tá feia! Produzimos muita porcaria, muito lixo. Precisarmos de qualidade, cultura de verdade, coisas elevadas e não o que temos atualmente. É de sentir vergonha.

  29. Nunca comentei aqui, mas não publicaram meu comentário dizendo q era repetido.
    Acho q este site é censurador.
    Irônico né? Reclamam de “pseudo censura”, mas praticam a censura.

  30. Usar as técnicas de propaganda criadas por Goebbles é uma coisa, afinal usar um conhecimento independe de ideologia e sim a profissão, outra coisa é citar e usar as palavras ipsi literis como forma velada de intimidação e coação.
    Nazismo não é algo a se venerar, nem os alemães se orgulham, muito menos para querer se copiar!

  31. Falta visão da contemporaneidade: edital só contempla artes classicas antigas, nao reconhece formas e midias digitais. Poder subiu na cabeça do indivíduo: todo engomadinho prevendo a revolução nas artes em um estado que as cerceia e as censura. Parafrasear nazista desta forma, indicando que o caminho é um só: pensar como eles, ou então nada, é um exercício morbido de culto ao passado, este povo quer que o país volte ao passado ao invés de investir numa nação pensadora investem numa que se ajoelha pentecostalmente.

  32. olha!

    o governo pautando a discussão da esquerda!

    de novo!!!!

    todo dia tem alguma coisa “extrema” que o governo divulga, e a midia progressista repete e amplifica que nem um bando de trouxa!!!!!!

    qual a motivação desse video com esse pronunciamento? é a real preocupação com os rumos da cultura? nossa, com esse orçamento só pode ser mesmo!!!!!

    quem precisa da DATAPREV? ninguém, né?

    e aí, midia progressista em geral, vamos parar de ser trouxas?!?!?!?

    vamos fazer nossas próprias pautas, ou vamos dançar conforme a musica que o governo toca?

    ou vocês tão preferindo a irrelevância?!?!?

    hein?!?!?

  33. Bolsonaro veio para salvar a patria. Acordem e ajudem ele.

  34. É só mudar o rótulo. Tinhamos um governo fascista, agora temos um governo nazista. Melhor ficar só no rótulo mesmo. Meu maior medo é o governo Petista.

  35. E o “Brasil acima de tudo, acima de todos”, não é parecido com o “Deutschland über alles” menina. Vou deixar tu estudar um pouquinho de história para saber quem disse estas duas frases, um recentemente, outra lá pelas décadas de 30-40.

  36. A todos vocês que estão defendendo essa barbárie, essa coisa absurda. Quando Bolsonaro colocou o cara lá, sabia que o cara era nazista, fascista. Porque Bolsonaro já deu demonstrações de que é fascista também. E . . . Respondendo a vocês, que NÃO QUEREM ASSOCIAR o cara ao governo Bolsonaro, deixem de conversa fiada. É claro que o fato de Bolsonaro tê-lo demitido não o isenta de ser fascista. Quando ele colocou o cara lá, sabia que o cara era Nazista, Fascista. E você, que defende essa maluquice, é fascista também, exatamente como o cara do discurso e como Bolsonaro, pois você votou nele. Agora, é o seguinte: o fascismo não vai prosperar no Brasil, porque nós, NÃO FASCISTAS, somos maioria, e não vamos aceitar, mesmo que “custe o gato”.

  37. nada demais,pior foi o partido dos vagabundos destruírem a nossa condição de brasileiros honestos.Isso sim, é uma vergonha mundial.Temos de valorizar a pátria, valorizar a honestidade e os valores naturAIS QUE ÉA FAMÍLIA.qUE MAL HÁ NISSO?

  38. Importante lembrar como foi o fim dos fascistas e nazistas de maior destaque…

    *ASSIM MORREU GOEBBELS* , A QUEM O SECRETÁRIO DE CULTURA DO BOLSONARO COPIOU:
    ” _Na noite de 1 de Maio de 1945, Goebbels mandou chamar um dentista das SS, Helmut Kunz, para injectar os seis filhos com morfina, para que ficassem inconscientes quando, de seguida, lhes fosse administrada uma ampola de cianeto nas suas bocas. Ele administrou a morfina, mas foi Magda (esposa) e o SS-Obersturmbannführer Ludwig Stumpfegger, o médico pessoal de Hitler, quem lhes deu o cianeto. Goebbels e Magda saíram do bunker e foram para o jardim da Chancelaria, onde se suicidaram”_.

  39. Hilariante ver uma ‘tuia’ de marxistas-psolentos-petelhos, adoradores de assassinos comunistas, que amontoaram uma pilha de 100 milhões de corpos, se escandalizar por conta de uma idiotice dita por um tabacudo.

  40. Será que esse DAMARIS de calça sabe quem foi o Goebbls? Ou será que o autor do plágio foi um dos filhos do grande nazi fascista. Não acredito que estejamos vivendo essa realidade tão cruel.

  41. Opa, vocês tem que citar e dar crédito para a advogada que descobriu essa parada toda aí.

  42. Compre um Fusca e será chamado de nazista. ??‍♂️

  43. Na lógica dos defensores do governo, o que importa é o que se faz e não o que se fala. Então deve ser por isso que eles admitem discursos racistas, preconceituosas e homofóbicas!

  44. Um verdadeiro pavor, esse cara estava louco qdo fez esse vídeo. Deveria não só ter saido do desgoverno, mas estar contido em uma prisão de máxima segurança. Perigo, perigo.

  45. Ainda continuo comendo e desta cultura que resta de governo anteriores.

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.